Nacional

MTE qualifica egressos do sistema prisional, familiares e comunidade no Rio de Janeiro

Publicado

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), está qualificando 300 egressos do sistema prisional e seus familiares em cursos na área de tecnologia digital na região de Padre Miguel, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A primeira etapa do projeto, destinada a 120 familiares de pessoas privadas de liberdade, teve sua aula inaugural no dia 21 de agosto, na Nave do Conhecimento de Padre Miguel, com a presença de cursistas e autoridades.

A diretora do Departamento de Qualificação Social e Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego, Cristina Kavalkievicz, participou da aula inaugural e destacou a importância social da iniciativa.  “Um idoso, irmão de um detento e aluno do projeto, disse que ter um parente no sistema prisional gera um estigma e constrangimento muito grande para toda a família”, contou.

Segundo a diretora, os relatos mostram que os cursos ampliam os horizontes e trazem novas oportunidades para os participantes. Ela também ressaltou que a maioria dos alunos são mulheres jovens e negras, muitas vezes usadas em atividades ilícitas por marido, namorado ou irmão.  “Ver a política pública acontecendo dentro das comunidades e transformando vidas é fortalecedor”, afirmou. “Quando se vê e escuta as pessoas se manifestando, falando lá na ponta, a gente vê o nosso trabalho acontecendo”, acrescentou.

Leia mais:  MJSP apoia operação integrada contra crimes digitais envolvendo crianças

Esse projeto, conforme Cristina, envolve a comunidade local, que informa o tipo de política que necessitam. “Se nós não escutarmos a comunidade, a política não acontece na ponta”, finalizou. 

Na primeira etapa, 120 familiares de pessoas privadas de liberdade estão sendo qualificados. A fase seguinte destinará 180 vagas para mulheres do sistema prisional, distribuídas em turmas de 60 pessoas.

Projeto Conectando Futuros

O projeto Conectando Futuros: Capacitação em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para a Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania é realizado em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o MTE. São oferecidos quatro cursos gratuitos: Desenvolvimento de Jogos Digitais, Letramento Digital, Programação de Serviço WEB e Introdução à Produção Audiovisual.

Ao todo, o programa prevê 1.250 vagas distribuídas em quatro estados: Tocantins (Palmas, Gurupi e Araguaína), Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Amazonas (Manaus) e Rio de Janeiro (capital).

Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional

Desde o final de 2023, o PMQ firmou parceria com 12 universidades e 8 institutos federais para oferecer 33 mil vagas em cursos de qualificação pelo país. Desde sua criação, o programa já disponibilizou mais de 182 mil vagas em parceria com estados, municípios, conveniados do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e organizações da sociedade civil, contribuindo para a inclusão social e profissional de milhares de pessoas.

Leia mais:  Após sucesso no leilão do Túnel Santos-Guarujá, Silvio Costa Filho apresenta novos projetos na França

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Ministro Luiz Marinho entrega certificação em Inteligência Artificial a jovens aprendizes em Itaguaí (RJ)

Publicado

Ao celebrar com estudantes do ensino público do município de Itaguaí, na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, o Dia Nacional do Jovem Trabalhador, na tarde desta sexta-feira (24), no Clube Militar, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, entregou ao grupo de jovens aprendizes formandos do projeto “Alternativa Jovem Itaguaiense” a certificação da Trilha de Inteligência Artificial para Estudantes, realizada via plataforma Caminho Digital, do programa Escola do Trabalhador 4.0 do MTE. Na oportunidade, os jovens formados pelo projeto em Itaguaí assinaram, com o Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE) e a prefeitura local, o Termo de Contrato de Aprendizagem, levantando, na presença do ministro, as Carteiras de Trabalho devidamente assinadas, em um momento simbólico de posse.

“Valorizem o aprendizado. Aqui tem início a vida profissional de vocês. O conhecimento nunca é demais, e a aprendizagem proporcionada durante o processo de estágio será para toda a vida”, ressaltou o ministro durante a abertura do Fórum Fluminense de Secretários e Gestores do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro (Fortrab), um espaço de diálogo, construção coletiva e fortalecimento de políticas públicas voltadas à geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável.

Leia mais:  Ministro cumpre agenda com ações voltadas à juventude e participação em posse no sistema de Justiça

O fórum proporcionou, junto com o CIEE, a Superintendência Regional do Trabalho no RJ e a Secretaria Municipal de Trabalho, a inserção dos jovens aprendizes nos cursos e sua certificação pela Escola do Trabalhador 4.0, uma parceria do MTE com a Microsoft para propiciar qualificação profissional e inclusão digital à juventude. “O programa de aprendizagem ficou estagnado durante governos passados, mas agora estamos retomando a política. Celebramos a inclusão de mais de 780 mil aprendizes, sendo 76 mil deles no Rio. Executar política pública não depende só do dever do gestor público; é preciso vontade política e cobrança da sociedade”, salientou o ministro aos estudantes e às entidades públicas e privadas presentes no evento.

A Escola do Trabalhador 4.0 do MTE, destacou o ministro, está disponível para qualquer prefeitura que queira oferecer aos jovens mais de 40 trilhas e 200 cursos na área digital disponíveis na plataforma. “São cursos que vão desde o letramento digital à programação e que vão oferecer aos jovens uma oportunidade única de se profissionalizar e de se preparar para o mercado de trabalho. Em Itaguaí foram 30 aprendizes; se multiplicarmos isso por várias prefeituras, chegaremos a um número considerável de jovens”, afirmou Luiz Marinho.

Leia mais:  MME destaca liderança brasileira na construção de mercados internacionais de ferro verde

Subiram ao palco para receber das autoridades o certificado de conclusão do curso de Inteligência Artificial da Escola do Trabalhador 4.0 Layla Pereira de Miranda, Rychard Jacintho de Oliveira, Milena da Silva Ferreira, Isac Passos Fortunato Fernandes e Nathalia Tupinambá Júlio de Matos, que falou em nome do grupo de formandos, agradecendo a todos pela oportunidade de formação e inserção no mercado de trabalho.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana