Tribunal de Justiça de MT

Comarca de Sinop comemora 40 anos com campanha beneficente em prol de idosos

Publicado

A Comarca de Sinop completa 40 anos de instalação em 2025, marco que será celebrado no dia 13 de setembro com atividades que unem comemoração institucional e solidariedade. Para marcar a data, o Fórum local organiza uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal e produtos de limpeza, que serão destinados ao Lar dos Idosos Madre Vaninni, referência no cuidado com a terceira idade no município.

A iniciativa é coordenada pela juíza diretora da Comarca, Melissa de Lima Araújo, que destaca que a campanha representa mais do que uma ação social.

Entre os itens solicitados estão luvas (P e M), rolo de papel Perfex, guardanapos, sabonete líquido, shampoo, creme dental, copos descartáveis, óleo corporal e alimentos como leite e gelatina. Os donativos podem ser entregues no Fórum de Sinop, localizado na Praça dos Três Poderes, ou, em valores, por meio do PIX da Associação Filhas de São Camilo (CNPJ 61.986.402/0006-06).

Além da arrecadação, a comemoração do aniversário da Comarca inclui a valorização de sua história e dos servidores que contribuíram para a construção de sua trajetória. A magistrada reforça que a campanha se alinha aos valores de justiça, cidadania e solidariedade promovidos pelo Poder Judiciário, fortalecendo o compromisso da instituição com a comunidade local.

Leia mais:  Empresa de internet é condenada a indenizar motociclista que sofreu acidente por fios soltos

Alerta sobre golpes envolvendo doações

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta para a atuação de golpistas que têm se passado por advogados, juízes ou servidores do Judiciário solicitando doações em dinheiro ou produtos. A instituição reforça que a única forma segura de participar da campanha é levando os itens diretamente ao Fórum de Sinop ou realizando depósitos exclusivamente via PIX da Associação Filhas de São Camilo, informado oficialmente.

O TJMT orienta que qualquer pedido de doação feito por telefone, redes sociais ou outros meios não autorizados deve ser desconsiderado e denunciado. Essa medida visa proteger tanto a população quanto a integridade da campanha, garantindo que os recursos arrecadados cheguem efetivamente ao Lar dos Idosos Madre Vaninni, promovendo cuidado e dignidade aos beneficiários.

Autor: Flávia Borges

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Tribunal de Justiça de MT

Inscrições abertas: webinário discute julgamento com perspectiva de gênero e direitos das mulheres

Publicado

O webinário “Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero: Direitos das Mulheres são Direitos Humanos” está com as inscrições abertas. A atividade será realizada de forma virtual, em 13 de maio, das 8h às 11h (horário de Cuiabá) e das 9h às 12h (horário de Brasília), pela plataforma Microsoft Teams. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 12 de maio (Inscreva-se aqui).

Voltada à formação continuada de magistrados, assessores, servidores do Poder Judiciário e operadores do Direito, a capacitação tem carga horária de três horas-aula, com certificação aos participantes.

O evento tem como objetivo fomentar o debate qualificado sobre o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, instituído pela Resolução CNJ nº 492/2023, destacando a importância da incorporação dessa abordagem na atividade jurisdicional como instrumento de promoção da igualdade material e de proteção dos direitos humanos das mulheres.

Ele será conduzido em formato expositivo-dialogado, com apresentação dos fundamentos normativos, teóricos e práticos que orientam o julgamento com perspectiva de gênero, além de espaço para perguntas e debates. A iniciativa busca contribuir para decisões judiciais mais sensíveis às desigualdades estruturais e comprometidas com a dignidade da pessoa humana e o acesso efetivo à Justiça.

Leia mais:  Programa Verde Novo leva plantio de árvores frutíferas ao bairro Três Barras

O evento é realizado pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso em parceria com o Comitê de Equidade de Gênero entre Homens e Mulheres.

Palestrante

A palestra será ministrada pela desembargadora Adriana Ramos de Mello, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, e contará com abertura da desembargadora Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo, presidente do Comitê de Equidade de Gênero entre Homens e Mulheres do Poder Judiciário de Mato Grosso no biênio 2025/2026.

A desembargadora Adriana Ramos de Mello é doutora em Direito Público e Filosofia Jurídico-Política pela Universidade Autônoma de Barcelona. Atua como presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero da EMERJ, coordena a pós-graduação lato sensu em Gênero e Direito da mesma instituição e lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Direitos Humanos e Acesso à Justiça da ENFAM. Também é coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJRJ.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.

Leia mais:  Palestra traz realidade de famílias atípicas e desafios para garantir direitos

Autor: Keila Maressa

Fotografo:

Departamento: Assessoria de Comunicação da Esmagis – MT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana