Mato Grosso

Governo de MT lança Centro de Excelência em Inteligência Artificial nesta quarta-feira (17)

Publicado

O Governo de Mato Grosso lança, nesta quarta-feira (17.9), o Centro de Excelência em Inteligência Artificial do Estado, no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial tem como objetivo preparar a gestão pública estadual para o uso estratégico, ético e inovador da Inteligência Artificial (IA), além de promover soluções que possam aprimorar os serviços públicos prestados ao cidadão. O lançamento será realizado às 8h30 e é necessário se inscrever para participar do evento – clique aqui para garantir a vaga.

Durante o lançamento, serão apresentados os pilares e o cronograma de ações do Centro de Excelência em Inteligência Artificial de Mato Grosso, além de duas palestras.

A primeira será sobre “Inteligência Artificial Executiva”, com o palestrante Gerson Rolim, que é diretor de soluções da Xertica. Já a segunda é sobre “Impactos da IA nos serviços ao cidadão”, com Marília Sturm, líder do time de relacionamento do setor público do Google Cloud Brasil.

Leia mais:  Seciteci lança 4ª edição do Prêmio Inova MT nesta terça-feira (08)

O evento de lançamento é uma realização da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

Serviço
Lançamento do Centro de Excelência em Inteligência Artificial de Mato Grosso

Onde: Salão Nobre Cloves Vettorato, Palácio Paiaguás, Cuiabá.
Horário: 8h30
Data: 17 de setembro (quarta-feira)

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Prefeita de Pedra Preta denuncia vereador por violência política de gênero e pede cassação de mandato

Publicado

Representação apresentada por Iraci Ferreira de Souza acusa parlamentar de ataques pessoais, quebra de decoro e uso do mandato para desqualificar a gestora

A prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira de Souza, apresentou uma representação disciplinar contra o vereador Carlos Fernando Pereira de Oliveira, o “Fernando do Galvileiro”, sob acusação de violência política de gênero e quebra de decoro parlamentar.

A denúncia foi encaminhada à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal e, posteriormente, remetida à Presidência do Legislativo para análise e adoção das providências cabíveis. No documento de encaminhamento, a própria Procuradoria ressalta que não possui natureza investigativa ou poder para aplicar sanções, cabendo aos órgãos competentes da Câmara analisar o caso.

Segundo a representação, os episódios teriam ocorrido durante fiscalizações e manifestações públicas realizadas pelo vereador nos meses de junho, julho e agosto de 2026. A prefeita sustenta que as críticas ultrapassaram o debate administrativo e passaram a conter ataques pessoais e expressões consideradas ofensivas.

Entre os episódios citados está uma fiscalização realizada no Distrito Industrial, em junho, quando o parlamentar fez críticas à administração municipal. Outro fato apontado ocorreu às margens da Rodovia 459, em julho. A representação também relata um episódio ocorrido em 11 de agosto, na Farmácia Municipal, quando o vereador realizou uma transmissão ao vivo e questionou a falta de medicamentos. A defesa da prefeita afirma que, durante essas manifestações, foram utilizadas expressões como “incompetente”, “omissa” e “mentirosa”.

Leia mais:  Governo de MT e Rumo inauguram 1º trecho da Ferrovia Estadual: "Mato Grosso é um exemplo do que o Brasil pode fazer", afirma governador

Na representação, Iraci argumenta que não pretende impedir a fiscalização do Legislativo ou críticas à administração, mas sustenta que houve uma sequência de manifestações direcionadas à sua pessoa e à sua condição de mulher ocupante do cargo de chefe do Executivo.

O documento fundamenta a denúncia na legislação que trata da violência política contra a mulher e também defende que a imunidade parlamentar não serviria para proteger eventuais ofensas pessoais sem relação direta com o exercício legítimo do mandato.

Ao final, a prefeita solicita o recebimento da representação, a análise preliminar dos fatos e o encaminhamento do caso à Mesa Diretora e à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Pedra Preta. Entre as medidas requeridas está a abertura de processo disciplinar que poderá, caso as acusações sejam comprovadas e observados o contraditório e a ampla defesa, resultar inclusive na cassação do mandato do vereador.

Iraci também pede o envio de cópia dos autos ao Ministério Público de Mato Grosso, para análise de eventuais ilícitos funcionais e crimes contra a honra. A representação foi protocolada na Câmara Municipal de Pedra Preta no dia 20 de agosto de 2026.

Leia mais:  Governo de MT melhora qualidade de vida em Nova Maringá com mais de R$ 455 milhões em obras e ações

Até esta etapa, trata-se de uma representação com acusações formuladas pela prefeita, e não de uma decisão definitiva contra o parlamentar. Caberá aos órgãos competentes da Câmara avaliar o prosseguimento do caso e assegurar ao vereador o direito de defesa.

Veja a Representação

Fonte: Política

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana