Várzea Grande

Executivo esclarece dúvidas dos vereadores sobre fusão de secretarias

Publicado

Líder do Executivo na Câmara, o vereador Bruno Rios (PL), destacou que é fundamental o diálogo entre os poderes e valorizou a oportunidade e o acesso aos esclarecimentos acerca do projeto de lei

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), conduziu pessoalmente nesta manhã (15), uma reunião com os membros da Câmara Municipal para esclarecer dúvidas sobre o projeto lei que dispõe sobre a reforma administrativa do Executivo Municipal. A proposta visa unir as Secretarias Municipais de Planejamento e Gestão Fazendária.

Conforme a prefeita, a gestão visa a transparência com o Parlamento municipal e com os munícipes. “De maneira transparente e clara, estamos mostrando aos vereadores todo o nosso planejamento de reforma administrativa. Isso é fundamental para destacar a importância do Legislativo para o desenvolvimento do Município. Por isso, convidei, individualmente, todos os 23 vereadores”, afirmou Moretti.

O secretário de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, fez a apresentação da proposta aos parlamentares. “Toda gestão municipal está disposta e preparada para fazer os esclarecimentos necessários de todas as pastas. Sabemos o quão importante é a participação da Câmara dentro dessa reestruturação, não só administrativa, mas em toda reestruturação do nosso Município”, conta.

Leia mais:  Solenidade de abertura dos jogos estudantis de Várzea Grande acontece nesta segunda-feira (13)

Líder do Executivo na Câmara, o vereador Bruno Rios (PL), destacou que é fundamental o diálogo entre os poderes. “Ambos as instituições devem ser independentes, mas, sobretudo, harmônicas. É importante termos esses esclarecimentos para que possamos discutir da melhor forma projetos como esses que são fundamentais para o bom funcionamento da máquina pública que realiza atendimento aos munícipes”, destacou.

Participaram da reunião as secretárias de: Planejamento, Drielli Martinez, Assistência Social, Cristina Saito, Governo, Carol Mello; Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas do Chapéu do Sol, além de Administração, Antônio Roberto Pôssas de Carvalho. Também compareceram o Procurador-Geral do município, Maurício Magalhães Faria Neto e a Controladora-Geral do Município, Elizangela Batista de Oliveira.

Além de Bruno Rios, também estiveram presentes os vereadores: Jânio Calistro (UB), Dr. Miguel Júnior (Cidadania) e Rosy Prado (UB).

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

Assistência técnica impulsiona produção de abacaxi e fortalece agricultura familiar em Várzea Grande

Publicado

Uma ação conjunta entre a Prefeitura de Várzea Grande e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) busca ampliar a produtividade do abacaxi e fortalecer a agricultura familiar no município. O trabalho foi realizado na propriedade do produtor Francisco Villas Boas, localizada na comunidade Sadia III.

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (Semmadrs) e da Empaer executaram a indução floral da lavoura, técnica que estimula e uniformiza o florescimento das plantas, permitindo ao produtor planejar melhor a colheita e a comercialização da produção.

A propriedade possui cerca de meio hectare cultivado, com estimativa entre 2 mil e 3 mil pés de abacaxi. Para o procedimento, foi utilizado carbeto de cálcio (CaC?), na proporção de 60 gramas por litro de água, método amplamente empregado para induzir a floração da cultura.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Rural da Semmadrs, Leandro Silva, a assistência técnica tem papel fundamental para garantir maior produtividade e melhores resultados aos agricultores familiares. “Esse acompanhamento especializado permite a adoção de tecnologias e práticas que aumentam a eficiência da produção”, destacou.

Leia mais:  Centro Municipal João Ribeiro comemora Semana da Criança com atividades e Projeto de Cinoterapia

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, afirma que o abacaxi possui grande potencial econômico para os pequenos produtores da região. De acordo com ele, o apoio técnico oferecido pela Prefeitura e pelos parceiros busca ampliar a renda das famílias rurais e incentivar a diversificação da produção agrícola no município.

“A iniciativa faz parte das ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar em Várzea Grande, com foco na assistência técnica, no aumento da produtividade e na geração de renda no campo”, pontuou o secretário.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana