Agro News

Plantio de soja no Brasil avança e atinge 24%, impulsionado por chuvas no Centro-Oeste

Publicado

Soja avança no Brasil e supera ritmo do ano passado

De acordo com levantamento da AgRural, até quinta-feira (16), 24% da área estimada para a soja na safra 2025/26 já havia sido semeada no Brasil. O índice representa um avanço de 10 pontos percentuais em relação aos 14% registrados na semana anterior e supera os 18% de igual período em 2024. Apesar da recuperação, o ritmo ainda está abaixo dos 30% semeados há dois anos.

O crescimento foi impulsionado por chuvas oportunas no Centro-Oeste, que favoreceram o desenvolvimento das lavouras. Com a umidade adequada, a área plantada na região dobrou em apenas uma semana, com destaque para Mato Grosso, que ultrapassou o Paraná e assumiu a liderança entre os estados produtores nesta safra.

Milho verão também registra avanço no Centro-Sul

Segundo dados da AgRural, o plantio do milho verão 2025/26 alcançou 51% da área estimada para o Centro-Sul do País até 16 de outubro, contra 45% na semana anterior e 48% no mesmo período do ano passado.

Leia mais:  MMA divulga horários dos eventos do Espaço Brasil na COP15

Nos estados do Sul, os trabalhos estão próximos do fim, e a atenção agora se volta para São Paulo, Minas Gerais e Goiás, que iniciam a semeadura, mantendo a expectativa de boa produtividade para a primeira safra de milho.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

Crédito agro mais pressionado deve ampliar debate sobre risco e financiamento no agronegócio em 2026

Publicado

O aumento da demanda por financiamento no campo e a maior complexidade na concessão de recursos devem intensificar o debate sobre crédito rural e gestão de risco no agronegócio brasileiro em 2026. O tema será destaque no CONACREDI Road Show 2026, versão itinerante do principal congresso de crédito agro da América Latina.

O evento vai percorrer importantes polos produtivos do país, levando conteúdo técnico e networking para profissionais do setor financeiro em um momento de maior pressão sobre a estrutura de financiamento rural.

Segundo dados do governo federal, o crédito rural contratado na safra 2025/2026 já soma R$ 316,57 bilhões, alta de 6% em relação ao mesmo período da safra anterior.

Edição 2026 foca em revisão da política de crédito

Com o tema “Política de Crédito em Revisão”, a edição de 2026 pretende discutir os desafios enfrentados por instituições financeiras e empresas do agronegócio diante de um cenário mais volátil, marcado por juros elevados e maior exposição ao risco.

A programação inclui três etapas presenciais em cidades estratégicas do agronegócio brasileiro:

  • Cuiabá (10/06)
  • Goiânia (17/06)
  • Londrina (20/08)

Os encontros irão abordar temas como política de crédito, análise de risco, inteligência artificial aplicada ao financiamento rural, garantias e cenário econômico.

Leia mais:  Inscrições abertas para o 2º Fórum Bioinsumos no Agro em São Paulo
Crédito rural cresce, mas exige maior sofisticação na análise de risco

Desde 2023, o CONACREDI promove os Road Shows com o objetivo de descentralizar o debate sobre financiamento do agronegócio e aproximar especialistas das principais regiões produtoras do país.

Nas edições anteriores, o evento já reuniu mais de 2.304 profissionais, contou com 111 especialistas e promoveu 45 horas de conteúdo técnico, além de 14 horas de networking entre executivos do setor.

O público é formado por diretores, gerentes e analistas de crédito, além de CFOs, controllers, profissionais de risco e compliance, e lideranças de cooperativas, indústrias, revendas e instituições financeiras ligadas ao agro.

Setor precisa avançar na gestão financeira e mitigação de riscos

Para a CEO do CONACREDI, Mayra Delfino, o aumento do volume de crédito no campo exige maior rigor na concessão e análise das operações financeiras.

Segundo ela, o cenário atual é marcado por maior endividamento no campo, juros elevados e volatilidade de mercado, o que exige políticas de crédito mais criteriosas e ferramentas de avaliação de risco mais avançadas.

Leia mais:  Mercado de trigo brasileiro segue lento com agentes defensivos e baixa liquidez

A executiva destaca ainda a necessidade de maior profissionalização da gestão financeira no agronegócio, com adoção de práticas estruturadas que aumentem a eficiência na tomada de decisão.

Conexão entre executivos e inovação fortalece o ecossistema de crédito

Além do conteúdo técnico, o Road Show também tem como objetivo fortalecer conexões entre profissionais e instituições que atuam na estrutura de financiamento do agronegócio.

As edições anteriores contribuíram para a formação de parcerias estratégicas e estimularam a adoção de novas tecnologias voltadas à análise de crédito, gestão de risco e eficiência operacional no setor.

Debate sobre crédito será decisivo para o futuro do financiamento rural

A expectativa para 2026 é que os debates do CONACREDI Road Show contribuam para qualificar a tomada de decisão financeira no agronegócio e ampliar o uso de soluções mais sofisticadas de mitigação de risco.

Em um cenário de maior pressão sobre a sustentabilidade financeira da produção rural, o fortalecimento das políticas de crédito tende a ser um dos principais fatores para garantir estabilidade e competitividade ao setor.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana