Mato Grosso

Parceria entre Fapemat, Seciteci e Finep amplia infraestrutura de laboratórios de 5 instituições de MT

Publicado

Uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) resultou na seleção de 12 projetos de cinco instituições mato-grossenses para expansão da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica.

Essas cinco instituições receberão um investimento de mais de R$ 52 milhões, sendo R$ 11 milhões do Estado de Mato Grosso e R$ 41 milhões do Governo Federal. Elas participaram da chamada pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência do MCTI, chamada Proinfra Desenvolvimento Regional – NNECO 2024.

As instituições mato-grossenses selecionadas são a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAMT), o Instituto Mato-grossense de Agropecuária (Iagro), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – confira abaixo a lista de projetos selecionados.

No conjunto, os projetos abrangem pesquisas na área de biotecnologia, saúde, agroecossistemas, biomonitoramento, materiais funcionalizados, análises ambientais, tecnologias verdes, melhoramento genético, emergências climáticas e soluções para solos característicos do bioma regional.

Leia mais:  Entidades concordam com proposta do Governo de MT e projeto de ajuda de R$ 50 milhões ao RS será enviada à AL

“Esses R$ 52 milhões serão investidos em laboratórios que prestarão serviços especializados para o setor privado, para a academia e também para o governo, beneficiando toda a sociedade com resultados importantes”, afirmou o presidente da Fapemat, Marcos de Sá Fernandes da Silva.

O objetivo da chamada pública é financiar projetos institucionais voltados à implantação e ampliação de laboratórios, ambientes multiusuários e redes de pesquisa, além de estímulo a colaborações regionais e redução de assimetrias regionais, por meio da formação e fixação de pesquisadores.

Segundo as diretrizes da chamada, as propostas devem prever uso compartilhado das infraestruturas apoiadas, com regras de agendamento, divulgação pública dos serviços, definição de áreas beneficiadas e comitê gestor responsável pela política de acesso aos equipamentos.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, destacou que o governo tem desempenhado um papel decisivo no fortalecimento da pesquisa e da inovação no Estado. Segundo ele, a contrapartida autorizada pelo governador Mauro Mendes foi essencial para que os institutos assegurassem novos investimentos da Finep.

“Consolidamos 2025 como um ano alvissareiro, talvez um dos melhores da última década, com recursos descentralizados para laboratórios multiusuários e institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs). Encerramos o ano com mais um grande investimento e uma ótima notícia para os pesquisadores”, concluiu.

Leia mais:  Sefaz disponibiliza novo canal de atendimento digital para o contribuinte

Confira os projetos selecionados:

UNEMAT

AraguaiaBiotech – Laboratório de Inovação Biotecnológica- Barra do Garças

Biotec-HF – Biotecnologia aplicada ao melhoramento genético e manejo de espécies hortícolas-Cáceres

ELEECP – Estruturação laboratorial para enfrentamento de emergências climáticas no Pantanal-Cáceres

IMAMT

InovaBIO – Inovação em bioinsumos para superar desafios fitossanitários no Centro-Oeste- Cuiabá

UFR

Biotec-Saúde – Complexo Multiusuário de Biotecnologia e Saúde Rondonólpolis

DESEASA-MT – Desenvolvimento socioeconômico, ambiental, científico, tecnológico e assistivo-Rndonópolis

UFMT

RDInterMatMT – Rede Interdisciplinar de Estudos em Materiais Funcionalizados de Mato Grosso-Cuiabá

CEPITECV – Centro de Pesquisas Integradas em Biomassas e Tecnologias Verdes-Cuiabá

IAMBAÔ-SUPAÔ – Infraestrutura para análises ambientais no Araguaia (saúde única, plásticos, agroquímicos e queimadas)-

IFMT

LaPeMa – Laboratório de Pesquisa Multiusuário Agroambiental do Vale do Araguaia

LaBiMAS – Laboratório Multiusuário de Biomonitoramento e Sensoriamento de Agroecossistemas- Primavera do leste

IAGRO

SoloArenoso – Soluções tecnológicas e sustentáveis para cultivo em solos de textura média e arenosa-Pontes e Lacerda

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Hospital Regional de Cáceres registra 16 mil exames de imagem e amplia capacidade diagnóstica para a região Oeste

Publicado

O Hospital Regional de Cáceres, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e sob a administração da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), realizou 15.963 exames de imagem entre março e maio de 2026.

“O resultado demonstra o fortalecimento da capacidade diagnóstica do Hospital Regional de Cáceres, impulsionado pela ampliação da oferta de exames, pela retomada da ressonância magnética, além de investimentos em tecnologia e qualificação profissional”, afirmou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo.

Entre os exames realizados nesse período, estão ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, endoscopia, ultrassonografias e radiografias, atendendo pacientes internados e ambulatoriais de Cáceres e dos municípios da região Oeste de Mato Grosso.

Para o diretor-geral do Hospital Regional de Cáceres, Antônio Jorge de Almeida Maciel, os resultados refletem o compromisso da instituição com a qualidade da assistência e a eficiência operacional.

“A marca da Agir é a eficiência operacional aliada ao cuidado humanizado. Trabalhamos continuamente para garantir um atendimento de qualidade, acolhedor e cada vez mais resolutivo para os usuários do sistema de saúde”, destacou.

Leia mais:  Entidades concordam com proposta do Governo de MT e projeto de ajuda de R$ 50 milhões ao RS será enviada à AL

Investimento em inovação e alta tecnologia

Buscando o constante aprimoramento dos serviços, a equipe técnica do hospital participou recentemente do Application, um treinamento especializado focado na operação de equipamentos modernos e em técnicas avançadas de obtenção de imagens.

De acordo com o gerente multiprofissional do Hospital Regional de Cáceres, Giordanny Marciano Moreno, a capacitação representa mais um passo no fortalecimento da assistência.

“Nossa equipe técnica recebeu capacitação em angiorressonâncias cranianas, arterial e venosa, angiorressonância cervical, ressonância de abdome superior e abdome total, além de ressonância de órbitas. Estamos preparados para ampliar a qualidade da assistência e oferecer exames com alto nível de precisão à população”, reforçou.

O aumento na produção de exames foi registrado em todo o complexo hospitalar de março a maio de 2026. Somente na Unidade I – Dr. Antônio Fontes, foram realizados 11.939 exames nesse período. As endoscopias passaram de 33, em março, para 44, em maio, crescimento de 33,3%. As radiografias evoluíram de 1.328 para 1.988 procedimentos, aumento de 49,7%.

Na Unidade II, a expansão foi ainda maior. A produção total de exames passou de 994 procedimentos em março para 1.065 em abril e alcançou 1.965 exames em maio, crescimento de 97,7% em relação ao início do período. As tomografias aumentaram de 253 para 583 exames, alta de 130,4%. As radiografias tiveram crescimento de 213,1% e passaram de 160 para 501 procedimentos. Já a ressonância magnética, inexistente até março, registrou em abril e maio, quase 90 exames, um marco na ampliação da capacidade de diagnóstico.

Leia mais:  Vigia Mais MT auxilia na prisão de motoqueiro com placa falsa comprada na internet

Balanço Geral: Produtividade a serviço do SUS

Somando a produção das duas unidades, o hospital realizou 4.322 exames de imagem em março, 5.251 em abril e 6.390 procedimentos em maio, o que representa um crescimento de 47,9% no período.

No acumulado dos três meses, foram realizados 6.357 tomografias, 6.333 radiografias, 2.431 ultrassonografias, 196 endoscopias, 88 ressonâncias magnéticas e 558 exames diagnósticos de especialidades.

“Os resultados sob gestão da Agir contribuem para maior resolutividade dos atendimentos, redução do tempo de espera e ampliação do acesso da população de Cáceres e dos municípios da região Oeste aos serviços especializados ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, concluiu o diretor.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana