Uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) resultou na seleção de 12 projetos de cinco instituições mato-grossenses para expansão da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica.
Essas cinco instituições receberão um investimento de mais de R$ 52 milhões, sendo R$ 11 milhões do Estado de Mato Grosso e R$ 41 milhões do Governo Federal. Elas participaram da chamada pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência do MCTI, chamada Proinfra Desenvolvimento Regional – NNECO 2024.
As instituições mato-grossenses selecionadas são a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAMT), o Instituto Mato-grossense de Agropecuária (Iagro), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – confira abaixo a lista de projetos selecionados.
No conjunto, os projetos abrangem pesquisas na área de biotecnologia, saúde, agroecossistemas, biomonitoramento, materiais funcionalizados, análises ambientais, tecnologias verdes, melhoramento genético, emergências climáticas e soluções para solos característicos do bioma regional.
“Esses R$ 52 milhões serão investidos em laboratórios que prestarão serviços especializados para o setor privado, para a academia e também para o governo, beneficiando toda a sociedade com resultados importantes”, afirmou o presidente da Fapemat, Marcos de Sá Fernandes da Silva.
O objetivo da chamada pública é financiar projetos institucionais voltados à implantação e ampliação de laboratórios, ambientes multiusuários e redes de pesquisa, além de estímulo a colaborações regionais e redução de assimetrias regionais, por meio da formação e fixação de pesquisadores.
Segundo as diretrizes da chamada, as propostas devem prever uso compartilhado das infraestruturas apoiadas, com regras de agendamento, divulgação pública dos serviços, definição de áreas beneficiadas e comitê gestor responsável pela política de acesso aos equipamentos.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, destacou que o governo tem desempenhado um papel decisivo no fortalecimento da pesquisa e da inovação no Estado. Segundo ele, a contrapartida autorizada pelo governador Mauro Mendes foi essencial para que os institutos assegurassem novos investimentos da Finep.
“Consolidamos 2025 como um ano alvissareiro, talvez um dos melhores da última década, com recursos descentralizados para laboratórios multiusuários e institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs). Encerramos o ano com mais um grande investimento e uma ótima notícia para os pesquisadores”, concluiu.
O Hospital Regional de Cáceres, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e sob a administração da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), realizou 15.963 exames de imagem entre março e maio de 2026.
“O resultado demonstra o fortalecimento da capacidade diagnóstica do Hospital Regional de Cáceres, impulsionado pela ampliação da oferta de exames, pela retomada da ressonância magnética, além de investimentos em tecnologia e qualificação profissional”, afirmou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo.
Entre os exames realizados nesse período, estão ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, endoscopia, ultrassonografias e radiografias, atendendo pacientes internados e ambulatoriais de Cáceres e dos municípios da região Oeste de Mato Grosso.
Para o diretor-geral do Hospital Regional de Cáceres, Antônio Jorge de Almeida Maciel, os resultados refletem o compromisso da instituição com a qualidade da assistência e a eficiência operacional.
“A marca da Agir é a eficiência operacional aliada ao cuidado humanizado. Trabalhamos continuamente para garantir um atendimento de qualidade, acolhedor e cada vez mais resolutivo para os usuários do sistema de saúde”, destacou.
Buscando o constante aprimoramento dos serviços, a equipe técnica do hospital participou recentemente do Application, um treinamento especializado focado na operação de equipamentos modernos e em técnicas avançadas de obtenção de imagens.
De acordo com o gerente multiprofissional do Hospital Regional de Cáceres, Giordanny Marciano Moreno, a capacitação representa mais um passo no fortalecimento da assistência.
“Nossa equipe técnica recebeu capacitação em angiorressonâncias cranianas, arterial e venosa, angiorressonância cervical, ressonância de abdome superior e abdome total, além de ressonância de órbitas. Estamos preparados para ampliar a qualidade da assistência e oferecer exames com alto nível de precisão à população”, reforçou.
O aumento na produção de exames foi registrado em todo o complexo hospitalar de março a maio de 2026. Somente na Unidade I – Dr. Antônio Fontes, foram realizados 11.939 exames nesse período. As endoscopias passaram de 33, em março, para 44, em maio, crescimento de 33,3%. As radiografias evoluíram de 1.328 para 1.988 procedimentos, aumento de 49,7%.
Na Unidade II, a expansão foi ainda maior. A produção total de exames passou de 994 procedimentos em março para 1.065 em abril e alcançou 1.965 exames em maio, crescimento de 97,7% em relação ao início do período. As tomografias aumentaram de 253 para 583 exames, alta de 130,4%. As radiografias tiveram crescimento de 213,1% e passaram de 160 para 501 procedimentos. Já a ressonância magnética, inexistente até março, registrou em abril e maio, quase 90 exames, um marco na ampliação da capacidade de diagnóstico.
Somando a produção das duas unidades, o hospital realizou 4.322 exames de imagem em março, 5.251 em abril e 6.390 procedimentos em maio, o que representa um crescimento de 47,9% no período.
No acumulado dos três meses, foram realizados 6.357 tomografias, 6.333 radiografias, 2.431 ultrassonografias, 196 endoscopias, 88 ressonâncias magnéticas e 558 exames diagnósticos de especialidades.
“Os resultados sob gestão da Agir contribuem para maior resolutividade dos atendimentos, redução do tempo de espera e ampliação do acesso da população de Cáceres e dos municípios da região Oeste aos serviços especializados ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, concluiu o diretor.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.