Sorriso

Sorriso adere à ferramenta digital que revolucionou as compras no Estado de Santa Catarina

Publicado

Plataforma que unifica setores e usa inteligência artificial (IA) começa a rodar em janeiro

“A tecnologia existe para ser utilizada e vamos disponibilizar ferramentas inteligentes para que nossos servidores públicos possam produzir ainda mais”, afirmou o prefeito Alei Fernandes no evento de lançamento do programa do Compra + Sorriso, que tem o objetivo de tornar o processo de compras públicas mais fácil e transparente, por meio da integração de processos em uma só plataforma digital.

O evento de apresentação da plataforma foi realizado na manhã desta terça-feira (9 de dezembro), no Centro de Eventos Ari José Riedi, com a presença de autoridades de Sorriso e de outros municípios da região. Prefeito de Santa Rita do Trivelato, Volmir Bassani destacou a importância da iniciativa e o quanto ela pode contribuir com a gestão pública. “Estamos bem curiosos para conhecer esta plataforma”, adiantou.

O Compra+Sorriso foi detalhado pelo dono da empresa que fornece o software, a Zaelo. Samuel Patissi explicou, item a item, todo o processo. “É um desafio fazer compras públicas, com uma série de regras que precisam ser seguidas todos os dias” lembrou, recordando toda a história do processo de compras públicas no Brasil.

Presente à cerimônia, a juíza Emanuele Navarro Mano, diretora do Fórum de Sorriso, reiterou o quanto é necessário aprimorar as ferramentas de gestão pública. “ Como integrante do serviço público, defendo a eficiência deste setor e tenho muito orgulho em viver em uma região que prima pela eficiência, progresso e ousadia, trazendo mais agilidade e rapidez para atender a população”.

Leia mais:  Prazo para declarar ITR termina no dia 30

Representando a Câmara de Vereadores, Brendo Braga também reforçou a necessidade de a tecnologia fazer parte do dia-a-dia do serviço público. “Aderir a iniciativas como esta mostra o bom uso dos recursos públicos, adquirindo ferramentas que vão contribuir diretamente para o avanço do Município em vários setores”.

Para unificar os sistemas em um só local, a Prefeitura adquiriu a plataforma “Loja Pública”, que apresenta, em sua performance, a redução da burocracia excessiva no processo, melhorando, diretamente, os resultados. A fonte de inspiração para a Prefeitura de Sorriso foi o case de sucesso do governo de Santa Catarina.

A expectativa é que a plataforma entre em funcionamento já em janeiro, depois de uma série de treinamentos às equipes que passarão a operar a ferramenta.

“Estamos em busca de boas experiências, ações que fazem a diferença, tanto nas organizações, quanto nos resultados que chegam diretamente à população, e este programa de Santa Catarina tem resultados comprovados, que mostram como a tecnologia pode melhorar de forma direta a vida de cada cidadão, à medida que facilita processos, acelera prazos e gera economia, otimizando o uso dos recursos públicos”, comentou o prefeito Alei Fernandes.

Bom exemplo

Implantando em 2023, no Governo de Santa Catarina, o programa Compras SC concentra em um só setor as áreas de compras e licitações de diversas pastas e setores do estado. Em um ano de programa foram alcançados como principais resultados economia de mais de R$ 600 milhões em processos homologados; crescimento de 563% nas compras centralizadas totalizando R$ 3,1 bilhões e 35% de redução no tempo do processo licitatório.

Leia mais:  Saúde convoca 140 pacientes para cirurgia de catarata

De acordo com o site do Governo do Estado de Santa Catarina, o programa está alinhado com os princípios da eficiência e economicidade, para assegurar o equilíbrio fiscal e a capacidade de investimento estatal, além de dotar o governo de mecanismos para buscar a celeridade de execução e de gestão das compras públicas. Por meio do programa, a Secretaria de Estado da Administração fica responsável por realizar o planejamento de compras públicas centralizadas, licitações; gestão e fiscalização de contratos corporativos. O programa tem a coordenação da Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos (DGLC) e Grupos Técnicos de Trabalho.

Política de inovação

“Vamos aproveitar este bom exemplo e adaptar este case à nossa realidade, centralizando processos, utilizando a inteligência artificial (IA) e reduzindo a burocracia, sempre com o foco na fluidez do trabalho e no resultado à população”, explica o secretário de Administração, Bruno Delgado.

“Eficiência, resultado e atendimento de excelência à população estão em nossas metas e estamos trabalhando com afinco e planejamento para inovar em busca destes resultados”, complementa o prefeito, lembrando que em outubro a Prefeitura lançou o Credencia + Sorriso, um aplicativo que permite o credenciamento de empresas para a prestação de serviços à Administração Municipal.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

Servidores da Secretaria de Fazenda iniciam formação online sobre a Reforma Tributária

Publicado

Curso é composto por 15 encontros, divididos em seis blocos temáticos

Cursos, seminários, imersões e muito, muito estudo. Para que o Município de Sorriso esteja preparado para a Reforma Tributária (RT), a equipe da Secretaria de Fazenda (Semfaz) segue se preparando. Nesta quinta-feira ( 2 de julho), a deu início hoje a uma rodada de 15 encontros semanais, que foram divididos em seis blocos temáticos.

Conduzida por Gelson Severo, um dos consultores da ROIT, empresa que presta consultoria à Prefeitura, a primeira “aula de revisão” versou sobre os fundamentos constitucionais e legais da Reforma Tributária.

“Com certeza, serão mais oportunidades para podermos nivelar as informações sobre a Reforma Tributária, compreendermos melhor seus mecanismos e, assim, fazer uma transição segura”, destaca o titular da pasta, Tedy Puva, acrescentando que a expectativa com a RT é que Mato Grosso deve perder muitos recursos com a mudança no sistema de arrecadação, e Sorriso também está inserido neste cenário, dada a natureza do agronegócio.

Os encontros, online, serão realizados sempre às quintas-feiras e terão duração de meia hora, de forma a não impactar a rotina de trabalho dos servidores. “Entendemos que a partilha de informações é fundamental neste processo e não estamos medindo esforços para tirar todas as dúvidas da nossa equipe”, complementa o secretário.

Saiba Mais sobre a Reforma Tributária:

“A Reforma Tributária exige uma mudança de postura: não basta arrecadar, é preciso arrecadar com inteligência. O coeficiente que definirá os repasses ao Município nas próximas décadas é construído agora, com base nos dados entre 2019 e 2026. Isso transforma a gestão fiscal em uma estratégia de longo prazo”, destacou Gelson, quando realizou uma formação in company na Prefeitura.

Leia mais:  Semed apresenta resultados de avaliações e define estratégias pedagógicas em reuniões com escolas

Tecnologia aplicada à gestão fiscal

A Prefeitura vem adotando ferramentas tecnológicas e cruzamento de dados para ampliar a eficiência da arrecadação e identificar inconsistências fiscais.

Entre as iniciativas, destacam-se:

Uso de inteligência de dados para identificar divergências entre declarações e operações reais;

Atualização cadastral com apoio de imagens de drone, proporcionando uma visão ampla do inventário imobiliário municipal;

Revisão de exercícios anteriores com foco em recuperação de receitas não arrecadadas

Estruturação de processos de fiscalização mais orientativos e preventivos.

ISS hoje, equilíbrio fiscal amanhã

Com a Reforma Tributária instituída pela Emenda Constitucional nº 132/2023 e suas leis complementares regulamentadoras, o modelo atual será gradualmente substituído por um sistema baseado no consumo no destino. Essa nova dinâmica impões desafios extras ao Centro-Oeste, em especial aos municípios do Mato Grosso.

Nesse contexto:

O ISS e o ICMS serão substituídos pelo IBS

A arrecadação e a distribuição serão centralizadas pelo Comitê Gestor do IBS (CG-IBS)

Parte relevante dos repasses aos municípios dependerá da chamada receita de referência

Leia mais:  Prefeitura de Sorriso reúne MEIs para orientar sobre regularização após notificação

Essa receita será calculada com base na arrecadação de ISS e na cota-parte do ICMS entre 2019 e 2026 — período que se tornou decisivo para o futuro financeiro dos municípios.

“Cada inconsistência não corrigida, cada valor não arrecadado dentro desse intervalo, impacta diretamente a capacidade de investimento do Município por décadas. Estamos falando de um efeito que se estende até 2077”, reforça Gelson.

Sustentabilidade fiscal como política pública

A estratégia adotada por Sorriso vai além da arrecadação imediata. Trata-se da construção de uma política de sustentabilidade fiscal, baseada em três pilares:

Qualidade dos dados fiscais

Uso intensivo de tecnologia

Conformidade e regularização dos contribuintes

“Garantir arrecadação eficiente hoje é garantir serviços públicos amanhã. A sustentabilidade fiscal começa com organização, tecnologia e responsabilidade compartilhada”, destacou, à época, o secretário Tedy.

Transição da Reforma Tributária: o que muda

2026: fase de adaptação operacional

2027: início da cobrança da CBS em substituição so PIS/Cofins

2029 a 2032: transição do IBS, com substituição progressiva do ICMS e ISS

2033: IBS plenamente implementado

2029 a 2077: período de transição federativa, com distribuição híbrida (coeficiente + destino)

Ao longo dessa transição, o peso da arrecadação histórica será gradualmente reduzido, mas continuará relevante por décadas.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana