Mato Grosso

Alunos do Técnico em Enfermagem da ETEC Cuiabá visitam novo Hospital Central do Estado

Publicado

Nesta quarta-feira (14.1), alunos e professores do curso técnico em Enfermagem da Escola Técnica Estadual (ETEC) de Cuiabá realizaram uma visita ao recém inaugurado Hospital Central do Estado de Mato Grosso, localizado no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

A unidade hospitalar foi inaugurada em 19 de dezembro de 2025, após a construção ficar 34 anos paralisada e ter sido retomada de forma definitiva em 2020, pela atual gestão do Governo do Estado. A estrutura foi ampliada de 9 mil m² para 32 mil m² de área construída para atender as demandas de alta complexidade de Mato Grosso.

“A gente ficou abismado pela qualidade de todos os equipamentos, dos quartos e UTIs. Acredito que o trabalho aqui será de alta qualidade por conta da possibilidade de serviço que essa estrutura fornece. Realmente, dentro de Mato Grosso ainda não tínhamos visto um hospital como esse”, afirmou a aluna Melissa Santos da ETEC Cuiabá.

A estudante Mac Suelen Soares também elogiou muito a estrutura do novo hospital. “Achei incrível, principalmente a ala pediátrica. É uma estrutura que vai muito além do que a gente imaginava. O Estado e a população de Mato Grosso vão ganhar muito com esse hospital. Eu só tenho a agradecer ao Governo do Estado e Seciteci por possibilitar essa visita”, disse ela.

Leia mais:  Orquesta CirandaMundo realiza mais duas sessões do espetáculo Peer Gynt

Segundo o coordenador do curso, Lucas França, a visita gerou uma grande expectativa nos profissionais que estão se formando agora. “O pessoal teve a oportunidade de conhecer um pouquinho a estrutura e as tecnologias que serão utilizadas no hospital e todos ficaram bem impressionados com a qualidade. Gerando uma expectativa nos nossos alunos poderem fazer estágio supervisionado aqui ou estarem trabalhando um dia no novo hospital”, disse o coordenador.

ETEC Cuiabá

A Escola Técnica Estadual (ETEC) de Cuiabá está vocacionada para cursos na área de Tecnologias da Informação, ofertando cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas, Informática, Redes, Manutenção e Suporte em Informática, além de cursos diversificados, como Técnico em Administração, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos, Enfermagem, dentre outros.

A oferta ocorre através de cursos na modalidade concomitante intercomplementar para estudantes do Ensino Médio em parceria com a Escola Militar Tiradentes, onde o aluno tem aulas do ensino regular e técnico no mesmo período de estudo.

Na modalidade concomitante e/ou subsequente, o curso técnico é ministrado no período noturno para estudantes que estejam cursando 2º ano do Ensino Médio em outra unidade de ensino regular ou que já tenham concluído o Ensino Médio.

Leia mais:  Casa Cuiabana recebe 1ª Feira Daruê e exposição sobre cultura afro-brasileira

A ETEC Cuiabá ainda está com matrículas abertas para o ano letivo de 2026. Para mais informações, os interessados devem acessar a plataforma Matrícula Web da Seduc ou entrar em contato diretamente com a escola, pelo número (65) 9 9971-1176.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Embaixador da Bélgica destaca potencial econômico de MT e vê oportunidades de cooperação com União Europeia

Publicado

O governador Otaviano Pivetta recebeu, nesta terça-feira (12.5), o embaixador da Bélgica no Brasil, Chris Hoornaert, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. A reunião tratou do potencial econômico de Mato Grosso, com foco na produção agropecuária, sustentabilidade e ampliação de parcerias internacionais.

O embaixador destacou que esta é sua primeira visita a um estado brasileiro fora do Distrito Federal e ressaltou o impacto do acordo entre União Europeia e Mercosul no fortalecimento das relações comerciais.

“Mato Grosso é um estado extremamente relevante para a agricultura e para o comércio internacional. Com o acordo entre União Europeia e Mercosul, há uma ampliação significativa das trocas comerciais entre as duas regiões, e o Estado tem papel estratégico pela sua capacidade de produção e exportação em larga escala. Também é importante compreender como Mato Grosso concilia produção e preservação ambiental, além de identificar oportunidades em setores como biotecnologia, química, mecânica e logística, que são áreas de interesse para cooperação”, afirmou.

Ele também destacou o potencial de produtos regionais e da agricultura familiar dentro desse cenário de ampliação comercial.

Leia mais:  Setasc dá posse a novos conselheiros dos Direitos da Crianças e do Adolescentes de MT

“Existe um grande potencial em produtos regionais com identidade própria e qualidade reconhecida, como cacau e café, além da agricultura familiar. Há espaço para agregar valor à produção local e ampliar oportunidades comerciais entre a Bélgica e Mato Grosso”, pontuou o embaixador.

O governador destacou a força da produção agropecuária e a capacidade de expansão do Estado com manutenção de áreas preservadas.

“Mato Grosso hoje produz um terço de toda a produção do Brasil. Mantemos mais de 60% do território preservado e ainda temos capacidade de dobrar a produção em áreas já abertas, com tecnologia, biofertilizantes e práticas regenerativas. O objetivo é crescer com sustentabilidade, sem avançar sobre novas áreas”, afirmou.

Otaviano Pivetta ressaltou que o Estado vive um novo ciclo econômico baseado na industrialização e na agregação de valor às cadeias produtivas.

“A nossa meta é avançar na verticalização das cadeias da soja, milho e algodão, fortalecer a indústria têxtil e ampliar os biocombustíveis. A estratégia é transformar aqui o que produzimos, gerando emprego, renda e desenvolvimento sustentável, com mais valor agregado dentro do próprio Estado”, finalizou.

Leia mais:  Bombeiros resgatam condutor após colisão contra poste em Água Boa

Também participaram da reunião a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mayran Beckman, e o secretário executivo de Meio Ambiente, Alex Marega.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana