Nacional

Ministro da Justiça e Segurança Pública participa da cerimônia de abertura do 62º Curso de Formação Profissional de Agente de Polícia Federal

Publicado


Brasília, 26/01/2026
– A cerimônia de abertura do 62º Curso de Formação Profissional de Agente da Polícia Federal foi realizada nesta segunda-feira (26), na Academia Nacional de Polícia (ANP), na capital federal, com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva. 

Durante a solenidade, o ministro destacou a importância do investimento contínuo na formação e na valorização dos servidores da área de segurança pública. 

“É essencial investir em profissionais qualificados e comprometidos com a legalidade, a justiça e a soberania nacional. Não há segurança pública sólida sem servidores respeitados. O curso será exigente, com preparação física, técnica e emocional, mas também promoverá o espírito de equipe e a construção de uma identidade profissional que orgulha gerações”, afirmou.

O ministro ressaltou ainda a confiança da sociedade brasileira na Polícia Federal. “Essa credibilidade é construída diariamente, com profissionalismo, respeito à lei e compromisso com o interesse público. Desejo a todos um excelente curso e uma trajetória honrada a serviço do Brasil”, completou.

cerimônia de abertura do 62º Curso de Formação Profissional de Agente PF.jpeg
Cerimônia de abertura do 62º Curso de Formação Profissional de Agente de Polícia Federal
Leia mais:  Nova direção do CNPD acelera debates sobre proteção de dados no País

Também participou da mesa de abertura o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Ricardo Lewandowski, responsável pela aula magna do curso. Ele abordou o papel institucional da Polícia Federal no fortalecimento do Estado Democrático de Direito.

Fortalecimento da Polícia Federal

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, destacou as ações do Governo Federal para fortalecer a instituição, com a recomposição do efetivo e investimentos estruturais.

“Desde 2023, atuamos para demonstrar a necessidade de ampliar o efetivo da Polícia Federal. Avançamos com a autorização de novos concursos e com medidas concretas de valorização da instituição. Essas ações refletem o compromisso do Governo com a segurança pública e com o cumprimento da missão constitucional da PF”, disse.

O diretor apresentou dados sobre a atuação da Polícia Federal. Em 2025, a instituição instaurou mais de 44 mil inquéritos policiais, indiciou mais de 100 pessoas por dia, apreendeu cerca de R$ 10 bilhões do crime organizado em mais de 3 mil operações, emitiu cerca de 2,5 milhões de passaportes e realizou mais de 36 milhões de controles migratórios.

Leia mais:  Senacon alerta para golpes com falsos testes de detecção de metanol

A diretora de Ensino da Academia Nacional de Polícia, Cristiane Correia Machado, enfatizou o papel da formação profissional na consolidação dos valores institucionais da categoria.

“A Polícia Federal foi construída por homens e mulheres comprometidos com a missão de servir, muitas vezes com sacrifício da própria vida. Esperamos que, ao final do curso, os alunos estejam tecnicamente preparados e conscientes do papel que exercem na sociedade, atuando com autonomia, responsabilidade e respeito às instituições democráticas”, disse.

De acordo com a diretora, a estrutura da Academia Nacional de Polícia está preparada para receber os alunos, com conteúdos pedagógicos alinhados à realidade da atividade policial e voltados ao fortalecimento da ética e do compromisso com o interesse público.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

publicidade

Nacional

Pescadores têm prazo ampliado para solicitar o Seguro-Defeso

Publicado

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) ampliou o prazo para os pescadores e pescadoras artesanais solicitarem o Seguro-Defeso. Com a nova regra, publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (8), os requerimentos poderão ser feitos entre 30 dias antes e 90 dias após o início do período de defeso.

A medida busca adequar os prazos à realidade dos pescadores artesanais, especialmente daqueles que vivem em regiões com acesso instável à internet ou enfrentam dificuldades de deslocamento até as unidades de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A iniciativa também busca ampliar o acesso à política pública de proteção social dos pescadores, sem alterar os requisitos legais para a concessão do benefício nem o número e o valor das parcelas.

Os pedidos devem ser feitos pelos canais digitais do governo, por meio do Portal Emprega Brasil ou do aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Desde novembro de 2025, a gestão e a concessão do Seguro-Defeso são de responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego. A mudança foi acompanhada da adoção de novas regras para aprimorar os procedimentos de concessão e prevenir fraudes, garantindo que o benefício chegue aos trabalhadores que atendam aos critérios legais.

Leia mais:  Senacon alerta para golpes com falsos testes de detecção de metanol

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Continue lendo

Mais Lidas da Semana