Mato Grosso

Seciteci e Seduc planejam receber mais de 10 mil alunos para cursos intercomplementares em 2026

Publicado

Com as aulas iniciando na próxima semana, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT) e a Secretaria de Educação (Seduc-MT) esperam receber 10.580 alunos matriculados na modalidade concomitante intercomplementar com o Ensino Médio. O ano letivo de 2026 começa na próxima segunda-feira (2.2)

Em 2025, foram 3.475 estudantes na modalidade de ensino. A previsão para 2026 é um aumento percentual de 204.46% a mais de matriculados na parceria entre Seciteci e Seduc.

Iniciada em 2024, a parceria entre as secretarias oferece cursos técnicos da Seciteci para jovens com faixa etária de 15 a 17 anos que estejam matriculados no Ensino Médio em escolas estaduais parceiras. A iniciativa é uma estratégia do Governo de Mato Grosso para alinhar cada vez mais o Estado a tendência nacional de crescimento do Ensino Técnico.

O superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da Seciteci, Éderson Andrade, ressalta a importância dessa expansão.

“Está se criando mais mão de obra qualificada atuando em todos os espaços e nichos mercadológicos que a gente tem. Além de proporcionar condições melhores de trabalho e renda que garantem uma estrutura melhor para que as famílias tenham uma qualidade de vida mais digna e possam ascender”, afirmou.

Leia mais:  Câmeras do Vigia Mais MT auxiliam na recuperação de nove veículos em três dias

Ensino Profissionalizante

Para receber os alunos, a Seciteci promoveu a Semana Pedagógica, visando a integração institucional e o alinhamento pedagógico entre as ETECs. De acordo com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, a rede de ensino técnico está preparada para os desafios e avanço de 2026.

“A rede de ensino técnico de Mato Grosso está fortalecida, estruturada e preparada para os desafios e avanços de 2026, ampliando o acesso à qualificação profissional, impulsionando a inovação e garantindo mais oportunidades para que jovens e trabalhadores construam um futuro com mais emprego, renda e desenvolvimento para todo o estado”, destacou o secretário.

A Seciteci também oferta cursos técnicos na modalidade concomitante para jovens de 17 anos ou mais, que estejam cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio em qualquer instituição de ensino, e cursos técnicos na modalidade subsequente para jovens e adultos que já tenham concluído o Ensino Médio, mas que desejam obter uma certificação técnica. Além de cursos livres e de Formação Inicial e Continuada (FIC).

As capacitações são ofertadas através das 17 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) da Seciteci e contemplam variados eixos tecnológicos, tendo como foco as demandas dos arranjos produtivos de cada região mato-grossense. Para 2026, a pasta prevê levar cursos de qualificação gratuitos a 62 municípios mato-grossenses.

Leia mais:  CGE publica plano que norteia qualificação profissional de servidores do órgão e das unidades setoriais

Para mais informações sobre os cursos e vocações de cada ETEC, clique aqui.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Polícia Civil prende irmãos autores de tentativa de feminicídio em Nobres

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, em Nobres, nesta quinta-feira (21.5), dois irmãos autores de uma tentativa de feminicídio contra a ex-companheira de um deles. As prisões foram realizadas no âmbito da Operação Punhal.

A operação foi deflagrada pela Delegacia de Polícia de Nobres para cumprir dois mandados de prisão, nas cidades de Nobres e Tangará da Serra.

Os dois suspeitos estavam com as prisões preventivas decretadas pelo juízo da Vara Única da Comarca de Nobres pelo crime de tentativa de feminicídio.

O ex-companheiro da vítima, de 33 anos, foi preso em uma residência no bairro Jardim Petrópolis, em Nobres. Já o autor da facada e ex-cunhado da vítima, de 37 anos, foi localizado no bairro Jardim Monte Líbano, no município de Tangará da Serra.

Tentativa de feminicídio

O crime ocorreu na noite do dia 27 de abril deste ano. A vítima, de 31 anos, estava em sua residência quando o ex-companheiro a chamou para fora do imóvel. Ao sair de casa, a mulher foi golpeada com uma faca pelo ex-cunhado. A vítima foi socorrida com vida.

Leia mais:  Unidade móvel do MT Hemocentro realizará coletas de sangue em frente à SES

Imediatamente, a Delegacia de Polícia de Nobres passou a investigar o caso para localizar os suspeitos e, diante dos indícios de autoria, foi representada pela prisão dos dois irmãos.

Com base nas ordens judiciais expedidas pela Comarca de Nobres, os policiais civis conseguiram localizar os suspeitos, sendo um preso em Nobres e o outro na cidade de Tangará da Serra.

Em seguida, eles foram conduzidos para a delegacia e, posteriormente, colocados à disposição da Justiça.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana