Tribunal de Justiça de MT

Projeto fortalece ressocialização de reeducandos com foco em trabalho, família e responsabilidade

Publicado

Mais de 100 reeducandos do Centro de Ressocialização Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, estão participando de um ciclo de palestras voltado ao fortalecimento da ressocialização por meio do trabalho extramuros, da reconstrução de vínculos familiares e da capacitação para reinserção social. A iniciativa busca estimular reflexão, disciplina e novas perspectivas de vida para pessoas privadas de liberdade.

O projeto teve início em 24 de fevereiro e segue até o dia 31 de março de 2026. A ação é realizada pela Prefeitura de Várzea Grande, em parceria com o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Poder Judiciário de Mato Grosso (GMF-MT), além de instituições públicas e representantes da sociedade civil.

Com duração média de três horas, as palestras reúnem autoridades do sistema de Justiça, especialistas e lideranças comunitárias para dialogar com os participantes sobre temas ligados à disciplina, responsabilidade, trabalho e reconstrução de projetos de vida. A proposta é contribuir para a mudança de comportamento e fortalecer valores essenciais à reintegração social.

Leia mais:  Justiça Itinerante transforma histórias com acordos rápidos e facilidade de acesso

A metodologia do projeto inclui momentos expositivos e espaços de diálogo, permitindo que os reeducandos reflitam sobre suas escolhas e sobre as oportunidades existentes para reconstruir a própria trajetória após o cumprimento da pena.

Palestras já realizadas

Desde o início do projeto, três encontros já foram realizados no auditório da unidade prisional. O primeiro ocorreu no dia 24 de fevereiro, com o tema “Disciplina e Comportamento”, abordando a importância da ordem e da postura adequada no processo de ressocialização.

Em seguida, no dia 26 de fevereiro, a palestra “Empresas e Prefeituras” apresentou aos reeducandos as possibilidades de parcerias e oportunidades de trabalho, destacando o papel das instituições públicas e do setor produtivo na reintegração social.

Já no dia três de março, o encontro “Direito e Judiciário” tratou das decisões judiciais e dos direitos das pessoas privadas de liberdade, promovendo orientação jurídica e esclarecimentos sobre o funcionamento do sistema de Justiça.

Reflexão sobre responsabilidade

A programação continuou nesta quinta-feira (05), com a palestra “Ação e Responsabilidade”, ministrada por Lusanil Cruz, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O tema propõe uma reflexão sobre o poder das escolhas e a importância da autorresponsabilidade no processo de mudança de vida.

Leia mais:  TJMT promove integração entre departamentos com início da segunda turma do Projeto Integra

Ao longo das próximas semanas, a agenda ainda inclui encontros sobre nova oportunidade de vida, o papel do Conselho da Comunidade, trabalho e ressocialização, espiritualidade, prevenção aos vícios e fortalecimento da família como base de apoio para o retorno à sociedade.

Entre os destaques da programação está também a palestra que será ministrada pelo juiz Geraldo Fidelis, no dia 24 de março, abordando os desafios relacionados ao trabalho extramuros e à superação de comportamentos que podem comprometer a reinserção social.

A expectativa dos organizadores é que o ciclo de palestras contribua para ampliar o acesso ao trabalho extramuros, fortalecer a estabilidade emocional dos reeducandos e incentivar atitudes de responsabilidade e convivência social, fatores considerados fundamentais para reduzir a reincidência criminal e promover a dignidade humana.

Autor: Roberta Penha

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Tribunal de Justiça de MT

Mutirão Pai Presente em Colniza será realizado de 3 a 7 de agosto

Publicado

O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Fórum da Comarca de Colniza (1020km de Cuiabá), realizará o Mutirão Pai Presente no período de 3 a 7 de agosto de 2026. As famílias interessadas em participar da ação podem agendar atendimento pelo telefone/WhatsApp (66) 99204-3612, da Diretoria do Fórum. É necessário apresentar RG, CPF, Cartão SUS e certidão de nascimento da criança ou do adulto. Em investigações post mortem (quando o suposto pai é falecido) é exigido também o atestado de óbito.
O Mutirão Pai Presente realiza audiências de mediação e conciliação e, quando necessário oferece, gratuitamente, exames de DNA. Em caso de paternidade confirmada, o autor terá a inclusão do nome do pai e dos avós paternos na certidão de nascimento. A ação beneficia crianças, adolescentes e adultos que ainda não possuem o reconhecimento da paternidade.
O objetivo é garantir direitos fundamentais, como pensão alimentícia, herança, convivência familiar e benefícios sociais. Além disso, o reconhecimento impõe responsabilidade parental, reforça vínculos afetivos e contribui diretamente para a construção da identidade individual de cada cidadão. Para esclarecer dúvidas ou para mais informações, basta procurar pessoalmente a Diretoria do Fórum de Colniza.

Autor: Nadja Vasques

Leia mais:  Atletas destacam organização e percurso desafiador da 7ª Corrida do Judiciário

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana