Policia Federal

PF prende suspeito de aliciar menores pela internet

Publicado

Montes Claros/MG. A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (13/5), dois mandados de busca e apreensão no município de Janaúba/MG, no âmbito da Operação Caminhos Seguros – mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública durante o mês de maio para o combate à violência contra crianças e adolescentes.

A ação teve como alvo um suspeito de aliciar e vazar fotos de crianças e adolescentes em grupos da internet. O investigado foi preso em flagrante por armazenar material de abuso sexual infantojuvenil.

As investigações identificaram, entre agosto e outubro de 2025, o armazenamento e compartilhamento de 341 fotos e vídeos envolvendo pelo menos 21 vítimas menores de idade em diferentes Estados da Federação. Em fevereiro deste ano, foi localizada mais uma vítima do investigado, uma adolescente de 14 anos, que teria sido aliciada a compartilhar imagens de nudez.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos celulares e outros dispositivos eletrônicos, que serão submetidos à perícia técnica para aprofundamento das investigações.

Leia mais:  FICCO/PR e PM/SP apreendem 250 mil maços de cigarros contrabandeados em rodovia de SP

O investigado poderá responder, em tese, pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil, além de induzimento à automutilação e estupro de vulnerável.

Nomenclatura e alerta

Embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional adota preferencialmente as expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou ‘violência sexual de crianças e adolescentes’, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.

A Polícia Federal reforça a importância de ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.

Comunicação Social da Polícia Federal em Montes Claros/MG
(38) 2103-3237
@pfminasgerais

 

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF reprime conflito em terras indígenas no Rio Grande do Sul

Publicado

Passo Fundo/RS. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (13/5), com o apoio da Brigada Militar, uma ação para coibir conflito indígena e investigar crimes ocorridos na Reserva Indígena de Ventarra, em Erebango/RS. A ação contou com 18 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva expedidos pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo.

O conflito teve origem em uma invasão de propriedades rurais por indígenas residentes na Terra Indígena Ventarra que, em 2025, ocuparam áreas agrícolas lindeiras à terra indígena com o objetivo de expandir a reserva e postular eventual demarcação de áreas. O conflito culminou em confrontos armados, que resultaram em três homicídios consumados, tentativas de homicídio, invasões e depredações.

Durante a ação, foram apreendidas armas, munições e carregadores, além de outros equipamentos utilizados no conflito.

Comunicação Social da Polícia Federal em Passo Fundo/RS
Fone (54) 3318-9000 | (54) 3318-9070
@pfriograndedosul

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Leia mais:  PF e Polícia Civil prendem passageiro transportando cocaína para Europa
Continue lendo

Mais Lidas da Semana