Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Abril Laranja: Evento no dia 29 de abril contará com vacinação antirrábica e cem guias de castração

Publicado

O mês de abril chega ao fim com uma intensa programação na Praça Alencastro, no Centro da cidade,  em defesa da causa animal. Na segunda-feira (29) e terça-feira (30), das 9h às 18h, uma variedade de atrações será desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, através da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal (BEA) com o apoio da primeira-dama Márcia Pinheiro e Ongs de Proteção Animal com o objetivo de intensificar a conscientização das pessoas no “Abril Laranja: mês de prevenção contra a crueldade animal”. Profissionais da Bem-Estar estarão no local para orientar, tirar dúvidas e explicar sobre maus-tratos e suas consequências.

Entre as atividades previstas estão a oferta de vacinação antirrábica para cães e gatos a partir de três meses de idade com equipes do Centro de Zoonoses e de guias para castração gratuita de animais, através do gabinete do vereador Vidal. Serão 100 autorizações, sendo 50 no dia 29 e 50 no dia 30 e específicas para pessoas de baixa renda beneficiadas por programas sociais que não possuem condições financeiras para castrar seus pets. Todas as castrações são de responsabilidade do gabinete do Vidal.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá convida população para participar das atividades de Yoga e meditação no Parque da Família ‘Mahatma Gandhi’

As Ongs Opa, Tampatinhas, Gataria da Lu e Edu MT, Amor aos Animais e protetores independentes estarão apresentando o trabalho que desenvolvem e vendendo produtos como chaveiro, canecas, e outros itens para arrecadar fundos que serão revertidos para os animais acolhidos. A Tampatinhas estará com ponto de coleta de tampas variadas que ajudam na ampliação dos trabalhos da Ong.

Haverá distribuição de mudas de árvores frutíferas e típicas da região, comercialização de produtos de artesanato, informações sobre os procedimentos e cuidados com os animais, além de música ambiente e distribuição de brindes.

“Visamos conscientizar a população quanto a proteção de fato ao animal para evitar o abandono e agressões físicas que são casos mais conhecido de maus tratos. Mas, não zelar pela saúde, alimentação e um abrigo também é maus-tratos. A conscientização é de fato um trabalho constante e que rende muitos benefícios. Explicar tudo isso através de uma feira cultural, gastronômica e artesanal torna o diálogo mais acessível”, explicou a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Tatiane Soares.

A Secretaria Municipal da Mulher está entre os parceiros do evento e na oportunidade vai abordar a violência doméstica, mas no caso, contra a mulher.

Leia mais:  Prazo para registro das pré-inscrições para os Jogos Estudantis Cuiabanos encerra nesta terça-feira (21)

Também são parceiras a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Laser, a de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, a de Governo, a de Comunicação, a de Turismo, Saúde, Ordem Pública e ainda a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb),  Águas Cuiabá e o Horto Florestal.

Além de Ongs que atuam em defesa dos animais que na oportunidade estarão mostrando um pouco do trabalho que realizam.

SERVIÇO:

O QUE: Programação Abril Laranja

LOCAL: Praça Alencastro

QUANDO: 29 e 30 de abril

HORÁRIO: das 9h às 18h

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeito se reúne com empresa e anuncia intenção de romper contrato

Publicado

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (22), no salão nobre da Prefeitura de Cuiabá, o prefeito Abilio Brunini anunciou a intenção de romper o contrato com a CS Mobi, empresa responsável pelo estacionamento rotativo da capital. Segundo o prefeito, a prioridade é buscar um rompimento amigável entre as partes, mas caso isso não seja viável a administração municipal recorrerá a meios jurídicos para encerrar o contrato.

Durante o encontro, foi destacado que o contrato previa um pagamento mensal de cerca de R$ 650 mil por parte da prefeitura à empresa. No entanto, ao longo de dois anos, apenas quatro parcelas foram quitadas, o que teria levado a CS Mobi a contrair um empréstimo no final de 2024, utilizando a Prefeitura de Cuiabá como fiadora. Essa prática, além de não ter uma lei aprovada pelo Legislativo, gerou prejuízos à gestão que assumiu em janeiro deste ano, conforme ressaltado pelo prefeito.

“O empréstimo feito no final do mandato passado causou um impacto significativo na atual gestão. Com uma administração séria do dinheiro público é possível investir os mesmos R$ 600 mil que estavam previstos no contrato, ao longo de dois anos, e construir uma cidade do futuro, com base no projeto aprovado pela própria CS Mobi”, declarou Abilio.

Leia mais:  Hortifrutigranjeiros são destaque na 3ª edição da Feira de Produtores de Pequenas Propriedades e Agricultura Familiar

O prefeito também afirmou os cuiabanos não se adaptaram ao modelo de estacionamento rotativo implementado pela empresa, o que contribuiu para os problemas de operacionalização do serviço. Além disso, Brunini destacou que as obras propostas pela CS Mobi não oferecem vantagem urbanística ou financeira significativa para Cuiabá, tornando inviável a continuidade do contrato.

Diante do cenário, o prefeito determinou que a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados (Arsec) realize uma auditoria detalhada no contrato e solicitou à Procuradoria do Município a elaboração de um parecer técnico que avalie a viabilidade e os desdobramentos legais do rompimento.

Para finalizar os trâmites, uma nova reunião será realizada na próxima semana com o objetivo de definir os últimos detalhes para que as partes cheguem a um acordo sobre a forma de encerrar o contrato.

A administração municipal avalia também a possibilidade de reestruturar o modelo de estacionamento rotativo na cidade, sempre priorizando soluções que atendam aos interesses da população.

#ParaCegoVer

A foto mostra uma reunião em andamento em uma sala ampla, com uma mesa comprida de madeira no centro. Sentados à mesa, o prefeito de Cuiabá, representantes da empresa e prefeitura. Sobre a mesa, há microfones, copos de vidro com água e alguns papéis. A imagem transmite um clima formal, de discussão ou planejamento governamental.

Leia mais:  Coordenadoria de Saúde Bucal promove 'Dia D' da campanha 'Julho Verde', que visa à conscientização e prevenção dos tumores de cabeça e pescoço

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana