Mato Grosso

Acesso ao conhecimento tecnológico transforma vida de alunos PCDs

Publicado

Com dedicação e entusiasmo, alunos com deficiência (PCDs) concluíram o Programa Instrumental em Informática Básica, fruto de uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT), mostrando que o acesso ao conhecimento tecnológico pode transformar vidas. A entrega dos certificados ocorreu na manhã desta quarta-feira (24.09), na sala de aula da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT), em Cuiabá. 

 

A conquista representa não apenas o domínio de novas ferramentas digitais, mas também um passo importante para ampliar a inclusão, a autonomia e as oportunidades no dia a dia, como ressaltou a estudante Caroline Silva Rocha, de 27 anos de idade. “Comecei a ter baixa visão em 2021 e, desde então, estava só em casa. Para mim, o curso foi de grande valia, foi muito bom, porque eu já tinha esquecido muita coisa. E, com o auxílio dos professores, consegui terminar o curso, mesmo com a baixa visão, o que foi muito bom para mim”. 

 

Para Felipe Gabriel Dias de França, de 22 anos de idade, o certificado representa novas oportunidades para o mercado de trabalho. “O curso vai ajudar a abrir portas para outras coisas que eu vou querer fazer. Esse certificado representa a luta que eu tive para concluir. O curso foi muito bom, maravilhoso, todas as pessoas que ajudaram são maravilhosas”, avaliou.  

 

O Programa Instrumental em Informática Básica habilita os alunos a utilizarem o Windows, Word, Excel, PowerPoint e Internet. A carga horária total é de 80 horas, sendo que as aulas foram ministradas no período de 25 de junho de 2025 a 24 de setembro deste ano. Cinco alunos concluíram o curso e receberam o certificado. 

Leia mais:  Polícia Militar reforçará segurança nos jogos da FIFA Series de Futebol Feminino em Cuiabá

 

O diretor-geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, agradeceu ao Senac pela parceria e destacou a dedicação de professores e alunos. “O primeiro passo foi dado, de muitos que virão pela frente. Parceria boa é aquela que é boa para todos, como esta, que beneficia a Justiça Eleitoral, o Senac e os alunos. Já foi a época de ter um Tribunal fechado, o TRE-MT abre as portas e fazemos questão de incluir esses projetos de cunho social, a exemplo do SoleTRE, de alfabetização, que já realizou sete edições. Que a gente também repita essa parceria com o Senac em outras edições”. 

 

A assessora da Presidência, Sueli Sanae Shimada Ueda, parabenizou os professores pelos ensinamentos, e aos alunos, pelo esforço e dedicação. “Esta é uma das missões mais bonitas, a de ensinar. E os alunos que continuaram até o final, estão de parabéns pela perseverança. O certificado é apenas o começo, espero que continuem nessa jornada e reforço que o TRE-MT continua de portas abertas”, frisou. 

 

Segundo a psicóloga educacional do Senac, Amanda Souza Gomes, a conclusão do curso é motivo de muita alegria e gratificação. “Ficamos felizes por ver esses alunos concluindo o curso, sabemos que é um desafio, mas que também irá ajudá-los na inclusão ao mercado de trabalho e isso é muito importante. Temos buscado a questão do acolhimento e da inclusão, e ver os alunos finalizando o curso, quer dizer que estamos no caminho certo. Agradecemos ao TRE-MT por esta oportunidade e esperamos novas parcerias”. 

 

Pela primeira vez dando aula para PCDs, o professor do Senac, Thiago Nascimento, destacou que a experiência foi desafiadora. “Foi algo novo, mas, no final, conseguimos alcançar o objetivo proposto que é a aprendizagem dos alunos. Tivemos algumas dificuldades, como a falta do intérprete de Libras em algumas aulas, fiz o auxílio aos alunos com deficiência auditiva por meio de um aplicativo que baixei, conseguindo mantê-los na sala de aula. Então, é gratificante poder vê-los recebendo a certificação e estarem preparados para o mercado de trabalho”, afirmou. 

Leia mais:  Cabelo maluco de dinossauro, pintura sustentável e oficinas de reciclagem: confira programação do Museu de História Natural para o mês de novembro

 

A parceria 

 

Esta foi a primeira turma do curso para PCDs. Enquanto a Justiça Eleitoral entrou com o espaço físico, apoio logístico e a triagem dos alunos a partir de dados eleitorais, o Senac-MT participou com a seleção dos alunos, disponibilização de computadores portáteis, designação de três professores e material didático de educação inclusiva. A capacitação em Informática Básica é um dos cursos profissionalizantes mais demandados pelo setor de comércio e serviços em Mato Grosso, conforme o Senac-MT.   

 

O conteúdo programático incluiu aulas teóricas e práticas sobre o uso do sistema operacional Windows, além de aplicações como MS Word, MS Excel, MS PowerPoint, Outlook e até noções elementares para uso da Inteligência Artificial e das funcionalidades de smartphones, considerados celulares de bolso. Ao término do curso, o aluno ainda receberá apoio do Senac-MT para colocação no mercado de trabalho.   

 

Jornalista: Nara Assis 

 

#PraTodosVerem: A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas em uma sala de aula. Ao centro, alguns jovens seguram certificados, acompanhados por representantes e instrutores do curso. Todos estão sorridentes, em clima de celebração pela conclusão da formação. Ao final da matéria, tem uma galeria com mais fotos da entrega de certificados. 

1/ Galeria de imagens

Fonte: TRE – MT

publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate seis incêndios florestais neste sábado (10)

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combate, neste sábado (10.10), seis incêndios florestais registrados nos municípios de União do Sul, Nossa Senhora do Livramento, Juruena, Santa Terezinha, Paranatinga e Rosário Oeste.

Em todas as ocorrências, os bombeiros atuam de forma estratégica para conter o avanço das chamas, extinguir os incêndios, monitorar as áreas atingidas e proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente.

As operações contam, conforme a necessidade de cada ocorrência, com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil Estadual, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Militar. A atuação integrada das forças amplia a capacidade de resposta e fortalece o combate aos incêndios florestais em Mato Grosso.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 62 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme a última checagem realizada às 17h no Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde). Desse total, 41 focos foram registrados na Amazônia e 21 focos no Cerrado.

Em Terras Indígenas, foram identificados seis focos de calor, sendo dois focos na Terra Indígena Parabubure, em Campinápolis; dois focos na Terra Indígena Parque do Xingu, em Querência; e dois focos na Terra Indígena Terena Gleba Iriri, em Peixoto de Azevedo.

Leia mais:  CGE apresenta projeto de digitalização com mão de obra de pessoas surdas em evento nacional

É importante destacar que um foco de calor, isoladamente, não caracteriza um incêndio florestal. O foco de calor é um indicativo de uma área com temperatura elevada, detectada por satélites, que pode ou não estar associada à ocorrência de fogo. Já um incêndio florestal, em geral, é identificado pelo conjunto de diversos focos de calor concentrados em uma mesma área. No caso das terras indígenas, o combate aos incêndios deve ser realizado por órgãos do Governo Federal, uma vez que o Estado não possui autorização para atuar.

Fiscalização – Operação Infravermelho

O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento do uso irregular do fogo no âmbito da Operação Infravermelho. Esse monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Com o apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar, de forma antecipada, áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou na extinção de incêndios nos municípios de Água Boa, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Garças, Boa Esperança do Norte, Bom Jesus do Araguaia, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Colíder, Colniza, Dom Aquino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Guiratinga, Juara, Lambari D’Oeste, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Nazaré, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, União do Sul e Vila Rica.

Leia mais:  Escola de Governo de Mato Grosso promove capacitação em Libras

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, entre 1º de julho e 30 de novembro de 2026. Nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

O uso irregular do fogo pode configurar crime ambiental e está sujeito às penalidades previstas em lei. Além de ser proibida, a prática representa riscos à segurança pública, à saúde da população e ao meio ambiente. Casos de uso irregular do fogo, inclusive em áreas urbanas, devem ser denunciados pelos números 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 190 (Polícia Militar).

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana