Mato Grosso

Atletas do programa de bolsas do Governo de MT são campeãs de Taekwondo e garantem vaga na Seleção Brasileira

Publicado

Duas atletas de Água Boa (a 640 km de Cuiabá), Caroline Santos e Jhennifer Pires, conquistaram o título de campeãs em suas categorias no Grand Slam de Taekwondo, realizado no Rio de Janeiro (RJ). As duas são bolsistas do programa Olimpus MT do Governo de Mato Grosso, que é executado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Com o resultado, as esportistas garantiram vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo, que representará o País nas principais competições internacionais da temporada 2025, entre as quais o Campeonato Pan-Americano e o Mundial da modalidade.

Promovido pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) entre os dias 19 e 23 de fevereiro, o Grand Slam reuniu atletas de todo o Brasil em busca de uma posição na seleção nacional.

Caroline Gomes dos Santos conquistou o título brasileiro da competição na categoria adulto até 62 kg. Beneficiada com Bolsa Atleta Internacional do programa Olimpus MT, a esportista é natural de Água Boa e representou o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024.

Leia mais:  Sesp promove capacitação a servidores do Sistema Socioeducativo sobre o programa Vigia Mais MT

Aos 17 anos, Jhennifer Pires foi campeã do Grand Slam na categoria juvenil até 49 kg. A esportista, que é atendida com Bolsa Atleta Nacional, foi também campeã brasileira de Taekwondo nos Jogos da Juventude organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), no final de 2024.

Ambas as atletas integram a Associação Furyo de Água Boa, cujo mestre é o técnico Euzébio Pereira Gomes. Primo e responsável pela formação esportiva de Carol, Euzébio é treinador de Jhennifer há cinco anos.

“Tenho muito orgulho das duas. A Jhennifer é uma menina dedicada e treinamos muito para chegar aonde estamos. E a Carol sempre foi talentosa e tudo que ela conquistou é porque nunca desistiu de seus sonhos”, comenta.

De acordo com Euzébio, as conquistas e a evolução do esporte mato-grossense são também resultados dos investimentos do Governo de Mato Grosso.

“O Olimpus está mudando a vida dos atletas de Mato Grosso. Esse benefício facilita muito a participação de todos em eventos nacionais e internacionais, inclusive, para nós treinadores com a Bolsa Técnico. Só tenho a agradecer à Secel, ao secretário David e a toda equipe que sempre nos ajuda de braços abertos”, conclui o treinador.

Leia mais:  Ager lança 7ª edição da Operação Conjunta Férias na Rodoviária de Cuiabá

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Sema e PM aplicam cerca de R$ 1,5 milhão em multas durante operação contra ilícitos ambientais

Publicado

A Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio da Polícia Militar (PMMT), concluiu nesta sexta-feira (26.6) uma operação de fiscalização contra crimes ambientais na região da Baixada Cuiabana. A ação conjunta, iniciada na segunda-feira (22), resultou na apreensão de uma pá-carregadeira, utilizada para o desmate ilegal, embargos de cerca de 250 hectares e aplicação de sanções administrativas estimadas em torno de R$ 1,5 milhão.

A atuação terrestre ocorreu nos municípios de Barão de Melgaço, São Pedro de Joselândia, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimaraes, Nova Brasilândia e Rosário Oeste. As esquipes de fiscalização se deslocaram até os endereços para atender aos alertas detectados pela base de dados da Sema, além dos emitidos pelas imagens via satélite Planet, de monitoramento em tempo real.

Após cinco dias de ofensiva, as principais infrações constadas foram o desmatamento em corte raso, atuação em desacordo com o licenciamento e uso do fogo em período proibitivo ou sem autorização. Essas irregularidades geraram 7 relatórios técnicos, 6 notificações, 3 embargos, 3 autos de infração, 3 autos de inspeção, 2 despachos, 1 termo de apreensão e 1 termo de depósito.

Leia mais:  Sesp promove capacitação a servidores do Sistema Socioeducativo sobre o programa Vigia Mais MT

Uma pá-carregadeira apreendida em flagrante durante a operação foi removida e depositada no pátio credenciado da Sema em Cuiabá.

Atividades de queima

Devido às condições climáticas favoráveis à propagação de incêndios, a operação também atuou firmemente na prevenção de incêndios florestais, resultando no cancelamento imediato de licenças e autorizações de queima na região.

Este ano, o período proibitivo de uso do fogo para limpeza e manejo de áreas localizas nos três biomas do estado (Amazônia, Cerrado e Pantana) será de 1º de julho a 30 de novembro.

Denúncia

Crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp), pelo email [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão, pelo Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

*Com supervisão da jornalista Clênia Goreth

Fonte: Governo MT – MT

Leia mais:  Sema cria grupo de trabalho para elaborar plano de uso público do Parque Serra Ricardo Franco

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana