Nacional

Brasil reforça cooperação internacional para acelerar descarbonização do setor de óleo e gás na COP30

Publicado

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou nesta sexta-feira (14/11) da reunião ministerial “Colaborando para acelerar a descarbonização na indústria de petróleo e gás”, realizada na COP30, em Belém (PA). O encontro integrou a agenda oficial da Conferência e reuniu representantes de governos, empresas globais e organismos multilaterais para discutir ações práticas voltadas à redução de emissões e ao avanço de tecnologias de baixo carbono.

Representando o ministro Alexandre Silveira no evento, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Renato Dutra, destacou que os países emergentes têm apresentado soluções efetivas para enfrentar as mudanças climáticas, mas ainda enfrentam limitações para escalar investimentos e tecnologias como captura e armazenamento de carbono (CCS e CCUS), que exigem alto investimento e marcos regulatórios mais robustos. Ele reforçou que a ampliação do financiamento internacional é decisiva para permitir que países produtores avancem simultaneamente com segurança energética e redução de emissões.

“A transição energética só será rápida e eficiente se houver comprometimento global nas formas de financiamento, respeitando a pluralidade energética e as diferentes rotas tecnológicas. Sem recursos adequados, a transformação dos sistemas energéticos será lenta e desigual”, afirmou o secretário.

Leia mais:  MPor e federações portuárias celebram primeiro acordo entre trabalhadores e setor produtivo

A sessão ministerial também debateu iniciativas internacionais de cooperação no setor de petróleo e gás, com foco na redução de metano, na eliminação da queima rotineira e na adoção de tecnologias de baixo carbono. Representantes de governos, empresas e instituições multilaterais reforçaram que o compartilhamento de conhecimento, inovação e mecanismos de apoio financeiro é fundamental para acelerar o ritmo da descarbonização até 2030.

O encontro destacou ainda a importância de integrar países do Sul Global ao desenvolvimento de soluções que conciliem eficiência energética, competitividade e sustentabilidade. A construção de parcerias entre Estado, indústria e academia foi apontada como elemento central para impulsionar investimentos e ampliar o uso de tecnologias que contribuam para uma transição justa e inclusiva.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Presidente Lula e ministro George Santoro entregam primeiro lote da duplicação da BR-470/SC

Publicado

Os caminhos de um dos principais corredores logísticos de Santa Catarina entram nesta sexta-feira (26) em uma nova fase. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro dos Transportes, George Santoro, inauguraram o primeiro lote das obras de duplicação e restauração da BR-470/SC, entre Gaspar e Ilhota. Com investimento de R$ 528,67 milhões no trecho de 26,3 quilômetros, a modernização da estrada impulsionará o escoamento da produção do estado até os complexos portuários da região, que, no ano passado, movimentaram mais de 65 milhões de toneladas.

“O que estamos fazendo em Santa Catarina demonstra o compromisso do nosso governo com a infraestrutura e com o fortalecimento da logística do país. Vamos continuar ampliando esses investimentos e também cuidar de quem está nas estradas. Por isso, aqui no estado, em Palhoça, já inauguramos um Ponto de Parada e Descanso (PPD) e vamos implantar 70 em todo o país para garantir mais dignidade aos caminhoneiros”, disse o presidente Lula.

O projeto de revitalização completo da BR-470/SC abrange 73,2 quilômetros distribuídos em quatro lotes entre os municípios de Navegantes e Indaial, no Vale do Itajaí. Até o momento, 62,46 quilômetros estão duplicados, 54,97 quilômetros restaurados e 69 obras de arte especiais (OAEs), como pontes e viadutos, já foram finalizadas. O valor total do empreendimento é de R$ 1,7 bilhão. A melhoria favorece a logística de diversos municípios do estado, como Apiúna, Ascurra, Blumenau, Gaspar, Ibirama, Ilhota, Indaial, Lontras, Navegantes, Rio do Sul e Rodeio.

Leia mais:  Programa Captura completa dois meses e alcança recorde de 1,2 milhão de acessos

Juntos com os 26,3 quilômetros, foram entregues, entre Ilhota e Gaspar, doze viadutos, sendo quatro deles duplos, além das pontes sobre o Ribeirão Arraial e o Rio Belchior. Todas as estruturas contam com sistema de iluminação instalado. Ao longo da via, foram implantadas pistas duplicadas, vias marginais, retornos em desnível e outras melhorias que beneficiam moradores, transportadores e demais usuários das rodovias. O trecho registra fluxo de até 30 mil condutores por dia.

“Santa Catarina necessita de investimentos em infraestrutura e logística, e é exatamente isso que estamos fazendo. Estamos entregando obras, temos outras previstas para ainda este ano e mais R$ 24 bilhões em projetos de concessão em andamento. A mudança é concreta e os catarinenses vão sentir”, destacou o ministro George Santoro.

Intermodalidade e desenvolvimento

Rota crucial para o crescimento econômico do estado, a BR-470/SC conecta o Oeste e o Meio-Oeste ao litoral norte, onde estão localizados os portos de Itajaí e Navegantes. As boas condições da estrada influenciam diretamente a intermodalidade e favorecem a integração entre o transporte rodoviário e o aquaviário, que se interligam para o abastecimento interno do país e o desenvolvimento do comércio exterior.

A rodovia é essencial para o transporte de produtos de exportação e importação, como grãos, carnes, madeira, móveis e matérias-primas, e exerce papel estratégico no fortalecimento da economia catarinense.

“A gente celebra hoje os avanços da política de infraestrutura… especialmente na região Sul. Estamos fazendo uma priorização de Santa Catarina pela importância que esse estado tem para a indústria naval, para a eficiência logística, para a infraestrutura portuária do país”, disse o ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca.

Leia mais:  MPor e federações portuárias celebram primeiro acordo entre trabalhadores e setor produtivo

Entregas à vista

Entre as próximas etapas da duplicação da BR-470/SC está a conclusão do viaduto do km 4, integrante do lote 1, em Navegantes. A estrutura marcará o encerramento das obras desse segmento e ampliará o acesso ao bairro Machados, além de melhorar a ligação com o Porto de Navegantes, o Aeroporto Internacional e a área industrial local.

O lote 3, entre Gaspar e Blumenau, registra 76% de execução, enquanto o lote 4, entre Blumenau e Indaial, alcança 61%. Ambos têm conclusão estimada para 2027.
Além da BR-470, o ministro George Santoro destacou outras entregas previstas para Santa Catarina. Em julho, o Ministério dos Transportes concluirá a adequação da BR-163/SC, no Oeste catarinense, rodovia que já figurou entre as dez piores do país e foi completamente reconstruída em pavimento de concreto. A pasta também entregará o Viaduto de Rancho Queimado, na BR-282/SC, obra que ampliará a fluidez do tráfego em um dos principais pontos críticos do estado.

Mais investimento

Desde 2022, os investimentos do Ministério dos Transportes em Santa Catarina cresceram significativamente. Naquele ano, foram destinados R$ 264,5 milhões ao estado. Em 2026, o valor previsto chega a R$ 662,8 milhões, aumento de aproximadamente 150,6%.

.
.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Fonte: Ministério dos Transportes

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana