Tribunal de Justiça de MT

Capacitação em atos processuais agiliza prestação de serviços do Judiciário de MT

Publicado

“A importância dessa capacitação vai muito além dos próprios servidores, ela alcança os jurisdicionados.” A fala do analista judiciário Róbson José dos Santos Filho resume o propósito da Etapa II da Capacitação e Atualização em Atos da Secretaria das Varas Cíveis e Criminais, que será realizada em março pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Empossado há apenas cinco meses, Róbson representa uma nova geração de servidores que já ingressa no Judiciário com o compromisso de aprimorar continuamente a prestação do serviço público. “Servidores mais qualificados para desempenhar o seu papel e dar seguimento ao processo significam processos incluídos da melhor e mais rápida forma possível. Quem ganha com isso são os jurisdicionados, que recebem um trabalho de qualidade”, afirma.
A formação foi estruturada especialmente para quem atua no centro do fluxo processual: os servidores e servidoras das Secretarias Judiciais de primeiro grau, responsáveis por garantir organização, segurança e fluidez aos feitos que chegam diariamente às unidades.
Formação prática e troca de experiências
A capacitação será realizada de 3 a 24 de março de 2026, das 8h às 12h, com turmas segmentadas por área de atuação. A primeira turma é de servidores das Varas de Feitos Gerais Cíveis, Bancária, afins e da Central de Processamento Eletrônico (CPE).
Mulher branca sorri levemente em primeiro plano. Ela tem cabelos escuros ondulados e veste um blazer branco sobre blusa de renda. Ao fundo, uma projeção indica A gestora judiciária e facilitadora do curso, Daiane Sabbag David França, explica que o diferencial está na abordagem prática. “Essa capacitação é de prática jurídica. Aquilo que a gente não aprende em sala de aula: a execução dos atos judiciais com um olhar direcionado à efetividade e à entrega jurisdicional”, detalhou.
Ela ressalta ainda que a formação representa valorização institucional. “Os servidores efetivos passaram por uma seleção muito difícil, têm total capacidade de realizar uma entrega ótima. Mas a excelência é um alvo móvel. Não podemos parar. Precisamos sempre buscar melhorar e aprender com o outro”, ratificou.
Segurança, celeridade e atualização normativa
Para o assessor de gabinete da CPE, Rômulo Oliveira Corbelino, o principal ganho está na segurança técnica. “A capacitação dá segurança e celeridade nos atos. Isso impulsiona os processos e faz com que os servidores sejam cada vez mais capazes”, garantiu.
Durante os encontros, os participantes aprofundam temas como cumprimento de despacho inicial, atos processuais necessários, expedição de comunicações, funcionamento do Domicílio Judicial Eletrônico (DJE) — implementado desde maio do ano passado — e as mudanças definidas pelo CNJ, como a padronização relacionada à carta precatória.
A proposta é difundir conhecimento entre servidores e gestores, fortalecendo a comunicação interna e garantindo que as mudanças normativas sejam compreendidas por todos que atuam diretamente na execução dos atos.
A melhoria dos atos de secretaria reflete diretamente na qualidade das decisões judiciais, reduz retrabalhos e contribui para o cumprimento das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa está alinhada à Resolução nº 192 de 2014 do CNJ, que recomenda aos tribunais a implementação de trilhas permanentes de aperfeiçoamento técnico.

Autor: Vitória Maria Sena

Leia mais:  Condenação reconhece feminicídio como qualificadora e aplica legislação válida à época do crime

Fotografo: Maycon Xavier

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Tribunal de Justiça de MT

Corregedoria transforma metas e indicadores de desempenho em álbum de figurinhas inspirado na Copa

Publicado

Imagem vertical da capa do álbum A tradicional febre dos álbuns de figurinha que acompanha cada edição da Copa do Mundo serviu de inspiração para a Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), por meio do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi), transformar metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e indicadores de desempenho das unidades judiciais da Primeira Instância em um álbum ilustrado.

O projeto será lançado nesta quinta-feira (11), às 11h, no Webinário Copa do Judiciário, pela plataforma Microsoft Teams. No encontro, magistrados e servidores serão apresentados ao álbum virtual em que cada meta e indicador alcançado vale uma nova figurinha e cada avanço aproxima a unidade do tão desejado álbum completo. Para participar acesse o link: https://teams.microsoft.com/meet/268458698219077?p=zcWaQe2RkdUV6cKcqw

Aproveitando o apelo nostálgico dos tradicionais álbuns da Copa do Mundo, o projeto resgata essa experiência afetiva e a transforma em uma jornada simbólica de conquistas institucionais. O objetivo é utilizar elementos de gamificação para estimular magistrados e servidores a acompanharem de forma mais dinâmica os indicadores de gestão já monitorados pela Corregedoria.

Segundo o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote, a proposta é transformar o cumprimento das metas em uma jornada de conquistas, aproximando as equipes dos resultados alcançados e fortalecendo a cultura de gestão baseada em dados.

“A Copa do Judiciário foi pensada para mostrar que os grandes resultados são construídos diariamente, com dedicação, compromisso e trabalho conjunto. Ao transformar metas e indicadores em uma jornada de conquistas, buscamos incentivar o engajamento das unidades e reforçar que cada avanço institucional contribui para uma Justiça cada vez melhor. O álbum é um símbolo dessa caminhada, mas a verdadeira conquista é a entrega de um serviço de qualidade à população mato-grossense”, ressalta o corregedor.

Leia mais:  Entidades sociais podem se cadastrar para receber recursos destinados pela Justiça em Rondonópolis

Para o juiz auxiliar da Corregedoria e responsável pelo Dapi, Jorge Alexandre Martins Ferreira, a iniciativa também fortalece a gestão judiciária ao aproximar magistrados e servidores dos indicadores que orientam o acompanhamento dos resultados das unidades judiciais.

“A Copa do Judiciário transforma indicadores e metas em uma ferramenta visual de acompanhamento dos resultados das unidades judiciais. A iniciativa permite que magistrados e servidores acompanhem de forma mais clara a evolução de sua unidade e compreendam como cada indicador contribui para o alcance dos objetivos estratégicos do Poder Judiciário. Além de ser um instrumento de monitoramento, o álbum visa estimular o engajamento das equipes e fortalece a cultura de gestão baseada em dados e resultados”, avalia o juiz auxiliar da CGJ.

O diretor do Dapi, Guilherme Schultz, responsável pelo projeto, explica que a proposta surgiu da combinação entre a memória afetiva dos álbuns de figurinhas e o desejo de tornar mais visíveis as conquistas alcançadas pelas unidades judiciais.

“A Copa do Judiciário utiliza a linguagem dos álbuns colecionáveis para representar a trajetória das unidades judiciais ao longo do ano. Cada figurinha corresponde a uma conquista institucional e ajuda a demonstrar, de forma simples e intuitiva, como os resultados alcançados contribuem para o aprimoramento da prestação jurisdicional”, pontua.

Leia mais:  Publicado edital para promoção à vaga de desembargadora no TJMT por merecimento

Como funcionará? Cada magistrado e servidor do Primeiro Grau terá acesso ao álbum virtual, por meio de login próprio no link: https://copajud.tjmt.jus.br. Contudo, o progresso das figurinhas será compartilhado pela unidade judicial à qual ele está vinculado.

As conquistas são coletivas e refletem o desempenho institucional da unidade. Ao atingir indicadores e metas já existentes, novas figurinhas são liberadas e podem ser coladas no álbum. Ao todo, são 62 figurinhas, cada uma relacionada a um indicador estratégico ou meta institucional.

No álbum digital será possível visualizar quais figurinhas ainda não foram conquistadas. Ao clicar nelas, o usuário terá acesso a informações sobre o indicador, os motivos pelos quais a meta ainda não foi alcançada e orientações para melhorar o desempenho da unidade. O sistema também disponibilizará links para painéis de monitoramento e materiais de apoio.

Autor: Larissa Klein

Fotografo:

Departamento: Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana