A Caravana de 2026 do Projeto Arteduf realizou uma apresentação musical no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (22). Em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci), o concerto reuniu cerca de 60 pessoas e proporcionou ao público uma imersão na musicalidade tradicional de Mato Grosso.
A atividade contou com a participação do professor Dr. Sidnei Moura Duarte, da ETEC Cuiabá, e do coordenador do projeto Arteduf, Dr. Alex Paulo Teixeira de Souza, que conduziram o Concerto Didático Duo Viola Pantaneira.
A ação integra a Caravana de 2026 do Projeto Arteduf , que percorrerá as 17 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) do estado, com o objetivo de valorizar e divulgar instrumentos característicos da cultura mato-grossense, como a viola-de-cocho e o ganzá.
Segundo o coordenador do projeto, a apresentação no Centro Cultural Banco do Brasil representa um importante passo na difusão da identidade cultural de Mato Grosso em âmbito nacional. “Levar a cultura mato-grossense para um espaço de referência nacional como o CCBB fortalece nossa identidade e amplia o alcance do projeto”, afirmou.
Já o professor Sidnei Duarte destacou o reconhecimento do público e a relevância da iniciativa. “Esse trabalho é resultado de décadas de pesquisa sobre a viola-de-cocho, um instrumento que carrega a essência da nossa cultura pantaneira e que merece ser valorizado em todo o país”, ressaltou.
O Projeto Arteduf
O Projeto Arteduf é voltado ao fortalecimento da formação integral dos estudantes da educação profissional e tecnológica, estruturando-se em três eixos principais: atividades esportivas no contraturno escolar, ginástica laboral para profissionais das unidades e ações de esporte e lazer abertas à comunidade nos finais de semana.
Entre terça-feira (12.5) e quinta-feira (14.5), a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizará novos atendimentos da Van Rosa do programa SER Família Mulher nos bairros Cristo Rei, Ipase e Parque do Lago, em Várzea Grande. O retorno da unidade móvel ocorre após a alta demanda registrada nos atendimentos realizados nos dias 5, 6 e 7 de maio, na região.
Foto: Assessoria
A Van Rosa do programa SER Família Mulher é uma unidade móvel do Governo de Mato Grosso que leva atendimento, orientação e acolhimento às mulheres em situação de violência doméstica e vulnerabilidade social. A iniciativa percorre municípios do estado oferecendo suporte social e psicológico, além de informações sobre direitos e serviços da rede de proteção.
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destacou a importância de retornar aos bairros devido à grande procura pelos atendimentos e à necessidade de fortalecer a presença do Estado nas comunidades.
“Os atendimentos realizados na última semana mostraram o quanto essa região necessita da presença da rede de apoio e proteção às mulheres. Retornar aos bairros é uma forma de garantir continuidade no acolhimento, ampliar o acesso à informação e assegurar que essas mulheres saibam que não estão sozinhas”, afirmou o secretário.
Durante as ações, a equipe da Van Rosa oferece acolhimento e escuta especializada, orientações sobre violência doméstica e feminicídio, além de informações sobre os canais de denúncia e os serviços de proteção disponíveis.
As mulheres também recebem orientações sobre o auxílio-moradia do programa SER Família Mulher, benefício no valor de R$ 600 mensais destinado a mulheres com medida protetiva e em situação de vulnerabilidade social.
A secretária adjunta de Políticas Públicas para as Mulheres, Salete Morockoski, ressaltou que a ação aproxima os serviços da população e fortalece a rede de apoio nos bairros atendidos.
“A Van Rosa é um importante instrumento de acolhimento e proteção às mulheres. Além de oferecer atendimento humanizado e orientação, o trabalho também fortalece a rede de apoio local, levando informação e conscientização para que mais casos de violência sejam identificados e denunciados”, destacou Salete.
Foto: Assessoria
Além dos atendimentos às mulheres, a ação também busca fortalecer lideranças comunitárias e ampliar o conhecimento da população sobre os mecanismos de enfrentamento à violência contra a mulher.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.