Mato Grosso

Competições individuais dos Jogos Escolares e Estudantis começam neste sábado (20)

Publicado

Começam neste sábado (20.07) as disputas estaduais de atletismo, ginástica rítmica, natação, taekwondo, karatê e wrestling nos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses.

De hoje até terça-feira (23.07), o município de Várzea Grande sedia a segunda parte da etapa estadual das competições promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Ao todo, mais de 1.400 atletas disputam os títulos de campeões mato-grossenses em suas respectivas provas. Cerca de 850 estudantes de 12 a 14 anos participam dos Jogos Escolares e aproximadamente 550, de 15 a 17 anos, competem nos Jogos Estudantis.

As competições deste sábado começam às 16h, com as provas de natação, que serão realizadas na piscina olímpica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A instituição também será palco das provas de atletismo, que acontecem de domingo a terça (21 a 23), a partir das 7h30, no Centro Olímpico de Treinamento (COT).

O wrestling será disputado no domingo (21), a partir das 9h, no ginásio Fiotão, em Várzea Grande. Na mesma data, também na cidade industrial, a partir das 8h, ocorrem as lutas de karatê e taekwondo, no Centro de Iniciação ao Esporte Danilo Nascimento Campos e no ginásio Antônio Sotero, respectivamente.

Leia mais:  Liga Cuiabá lança oficialmente Carnaval 2026 com patrocínio da Secel

As provas de ginástica rítmica serão realizadas na segunda (22), a partir das 13h30, no ginásio Fiotão.

Participam do evento representantes de 36 municípios, sendo: Água Boa, Alta Floresta, Araputanga, Aripuanã, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Cáceres, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Cuiabá Ipiranga do Norte, Itaúba, Jaciara, Juína, Juruena, Lucas do Rio Verde, Marcelândia Matupá, N. Senhora do Livramento, Nova Lacerda, Livramento, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santa Rita do Trivelato, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

A primeira parte das competições de modalidades individuais foram realizadas no início do mês, em Primavera do Leste. Nesse período, a etapa estadual envolveu as disputas de badminton, ciclismo, judô, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez.

Para realização dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-Grossenses, a Secel-MT conta com a parceria dos municípios-sede e o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Leia mais:  Homem é preso pela Polícia Militar com arma de fogo sem registro em Alto Paraguai

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Governo de MT e Rumo inauguram 1º trecho da Ferrovia Estadual: “Mato Grosso é um exemplo do que o Brasil pode fazer”, afirma governador

Publicado

O Governo de Mato Grosso e a Rumo inauguraram, neste sábado (20.6), o primeiro trecho da 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso. São 162 quilômetros de extensão, ligando Rondonópolis ao novo terminal ferroviário instalado na BR-070, em Dom Aquino, com investimento de R$ 5 bilhões nesta primeira etapa.

Considerada a maior ferrovia em execução no Brasil, o projeto terá 740 quilômetros de extensão quando concluído, conectando Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, passando por 16 municípios mato-grossenses e com ramal previsto para Cuiabá.

Durante a entrega, o governador Otaviano Pivetta destacou o papel do Governo de Mato Grosso na criação das condições para o desenvolvimento econômico do Estado.

“Mato Grosso é um exemplo do que o Brasil pode fazer. Enquanto a Rumo construiu 162 quilômetros de ferrovia, nós vamos concluir mais de 7 mil quilômetros de asfalto novo nas rodovias estaduais até o final do ano. Investimos R$ 28 bilhões em infraestrutura para melhorar a vida do nosso povo”, afirmou.

Ele também ressaltou os avanços fiscais e institucionais do Estado nos últimos anos.

“Recebemos um Estado considerado insolvente e hoje Mato Grosso tem nota triplo A há três anos. Saímos das últimas posições na educação e hoje estamos entre os melhores do país. Quando o governo faz o dever de casa, o desenvolvimento acontece”, completou.

Leia mais:  Liga Cuiabá lança oficialmente Carnaval 2026 com patrocínio da Secel

O presidente da Rumo, Pedro Palma, destacou a construção conjunta do projeto.

“A visão de futuro é importante, mas ela não basta. É preciso conhecimento, parceria e coragem para transformar projetos em realidade. O modelo criado por Mato Grosso foi fundamental para que esse investimento saísse do papel e chegasse até aqui”, destacou.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, destacou a importância da ferrovia para a competitividade da produção brasileira.

“Essa ferrovia liga Mato Grosso ao Porto de Santos, reduzindo custos logísticos e aumentando a competitividade da produção brasileira. A ferrovia melhora o transporte, ajuda o meio ambiente, reduz custos e impulsiona o desenvolvimento econômico do país”, disse.

O presidente do conselho de administração da Cosan, Rubens Ometto, ressaltou o impacto da integração logística.

“É uma parceria que mostra o que o Brasil é capaz de fazer quando iniciativa privada e poder público trabalham juntos. Esse projeto conecta a produção de Mato Grosso ao Porto de Santos e ao mundo. É a verdadeira ferrovia do grão, que também traz fertilizantes, exporta algodão e movimenta a indústria do etanol. Essa entrega representa muito mais do que novos trilhos, gera empregos e cria condições para que as pessoas construam aqui as suas vidas”, pontuou.

Leia mais:  Polícia Civil retira de circulação 1,3 tonelada de drogas na região de fronteira de MT com a Bolívia

O ministro dos Transportes, George Santoro, parabenizou os envolvidos. “Essa obra representa um avanço importante para a logística do país e para o setor produtivo”, disse.


Terminal Ferroviário

As obras tiveram início em novembro de 2022 e mobilizaram mais de 65 empresas contratadas e cerca de 5 mil trabalhadores. Somente na construção do terminal, foram gerados mais de 800 empregos diretos e indiretos.

Para o prefeito de Dom Aquino, Carlim Amarelo, a chegada da ferrovia representa uma transformação regional.

“Estamos diante de uma obra que fortalece Mato Grosso e muda a história da nossa região. Dom Aquino passa a integrar uma importante rota logística nacional, ampliando oportunidades para produtores, empresas e para toda a população”, afirmou.

A cerimônia contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, entre elas senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos da região, empresários, representantes do setor produtivo e outras lideranças.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana