Cuiabá

Coordenadores debatem políticas de aprendizagem da educação infantil em Cuiabá

Publicado

Mais de 100 professores vinculados à Secretaria Municipal de Educação (SME) da Prefeitura de Cuiabá participaram, nesta quarta-feira (6), da primeira imersão para coordenadores pedagógicos, com o tema “Reflexão Sobre o Papel do Coordenador Frente às Ações Pedagógicas na Educação Infantil”.

O evento foi aberto às 7h pelo secretário municipal de Educação, Amauri Monge Fernandes. As atividades foram encerradas às 17h.

Durante o curso de formação continuada, foram apresentadas as melhores metodologias para a alfabetização de crianças e as boas práticas para o pleno desenvolvimento infantil em ambiente escolar.

O secretário Amauri Monge ressaltou a importância de manter diálogo com todos os profissionais da educação para que a rede de ensino de Cuiabá avance nas metas de aprendizagem, o que passa, obrigatoriamente, pelo aperfeiçoamento dos gestores das unidades escolares.

“A educação só funciona com formação continuada. É assim nos melhores países do mundo, como Singapura e França. A gente precisa apostar sempre na formação continuada dos nossos profissionais. A educação infantil é a base de toda a educação pública, e a gente precisa formar cada vez melhor esses gestores que levam às unidades toda a metodologia aplicada na formação.”

Leia mais:  Sine Municipal inicia semana com 300 oportunidades de emprego; vagas abrangem diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade

A professora Mayara Santos, da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Tereza de Benguela, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em investir na qualificação constante dos coordenadores.

“Aprendemos a respeitar as políticas públicas, bem como a aprender e melhorar as soluções pedagógicas que traçamos no começo do ano. Além disso, há uma troca de experiências com os demais coordenadores, que nos permite aperfeiçoar a política de aprendizagem das crianças”, explica.

Este é o terceiro evento realizado pela Prefeitura de Cuiabá visando à qualificação dos profissionais envolvidos diariamente na execução das políticas pedagógicas.

No dia 22 de julho, houve uma imersão com coordenadores de 82 EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) para discutir o planejamento estratégico e as ações que serão desenvolvidas ao longo do segundo semestre, principalmente para melhorar os índices de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática entre os estudantes de 4 a 10 anos.

No dia 1º de agosto, com o mesmo propósito, foi realizada a 1ª Convenção Municipal com 172 diretores de escolas públicas de Cuiabá.

Leia mais:  Defesa Civil vistoria casas afetadas por alagamentos para emissão de laudos

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

publicidade

Cuiabá

Com Tarifa Zero e frota total, Cuiabá garante transporte gratuito para eleitores no domingo

Publicado

Mais de 1,1 milhão de passageiros já foram beneficiados pela Tarifa Zero aos domingos em Cuiabá desde que o prefeito Abilio Brunini adotou a medida, em abril de 2025. Neste domingo (4), data das Eleições Gerais de 2026, o benefício será mantido e o transporte público municipal contará ainda com frota completa, das 5h às 17h, para facilitar o deslocamento dos eleitores até os locais de votação.

A operação especial foi determinada pelo prefeito Abilio Brunini e amplia a oferta de ônibus em relação ao funcionamento habitual dos domingos, quando a frota costuma ser reduzida em razão do menor fluxo de passageiros. Com a medida, todos os veículos previstos para a operação estarão disponíveis durante o período de votação.

A gratuidade está assegurada pela Lei Municipal nº 7.248, de 29 de abril de 2025, que instituiu a Tarifa Zero aos domingos e, em datas específicas, também nos feriados. Desde a implantação da política, 1.145.216 passageiros já utilizaram o transporte coletivo gratuitamente, segundo dados da Prefeitura de Cuiabá.

Leia mais:  Refis é reaberto em Cuiabá e garante até 95% de desconto em dívidas

Para garantir a operação, o município já investiu R$ 7,09 milhões na política de Tarifa Zero. O benefício alcança mais de 90 linhas atendidas por cerca de 360 veículos que circulam pela Capital.

Além da ampliação da frota, agentes de trânsito e transporte estarão em campo durante o domingo para monitorar a circulação e orientar motoristas, contribuindo para a fluidez do trânsito e a segurança dos deslocamentos.

Atendimento para pessoas com deficiência

De forma excepcional, o serviço Buscar também estará disponível neste domingo para pessoas com deficiência (PCD). A iniciativa é realizada pela Secretaria Adjunta de Inclusão, em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semob).

O serviço, que normalmente funciona durante os dias úteis, será disponibilizado no domingo das eleições para facilitar o acesso das pessoas com deficiência aos locais de votação, conforme termo de cooperação firmado entre o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e a Prefeitura de Cuiabá.

A operação especial foi planejada para ampliar as condições de deslocamento da população neste domingo e contribuir para que os eleitores possam chegar aos locais de votação com segurança e tranquilidade.

Leia mais:  Prefeito Emanuel Pinheiro celebra conquista da certificação Selo UNICEF por promover melhorias nas políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes

A Tarifa Zero é válida exclusivamente para o transporte público municipal de Cuiabá. O benefício não se aplica ao transporte intermunicipal, que segue suas próprias regras e tarifas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana