Mato Grosso

Corpo de Bombeiros inicia projetos sociais para atender crianças e adolescentes em Cuiabá

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, na noite de quinta-feira (7.5), a aula inaugural dos projetos sociais Bombeiros do Futuro e Karabom, que irão atender crianças e adolescentes da região Oeste de Cuiabá. Os projetos têm como objetivo promover a inclusão social e oferecer oportunidades de desenvolvimento para esse público.

A solenidade de abertura ocorreu na EMEB Professora Esmeralda Campos Fontes, localizada no bairro Ribeirão da Ponte, onde as atividades serão desenvolvidas. O evento reuniu coronéis da corporação, pais, alunos e membros da comunidade escolar, marcando oficialmente o início das ações na unidade.

De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, os projetos sociais desenvolvidos pela corporação integram uma política institucional voltada à formação cidadã e ao fortalecimento de valores entre crianças e adolescentes, por meio do Programa Educacional e Social do CBMMT (Proesbom).

Além dos projetos Bombeiros do Futuro e Karabom, a instituição também mantém iniciativas como Musicalizar, Florestinha, Bom Jitsu, Judobom, Bom de Nadar, Bombeiro na Escola, Cão Amigo e Bomballet. Esses projetos são ofertados por meio das unidades da corporação em todo o estado.

Leia mais:  Polícia Militar identifica suspeito de feminicídio e apreende arma de fogo em Cuiabá

“Temos muitas formas de salvar vidas, e os projetos sociais são uma delas. Por meio deles, conseguimos transmitir valores e contribuir para a formação de cidadãos. Nossos projetos sociais já atenderam mais de 20 mil crianças e adolescentes, totalizando mais de 244 mil atendimentos. São números que demonstram o impacto social, educacional e humano do trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar”, reforçou o comandante-geral.

Para este ano, na EMEB Professora Esmeralda Campos Fontes, foram ofertadas 35 vagas para o projeto Bombeiros do Futuro e outras 35 para o Karabom. Os participantes já foram previamente selecionados durante o período de inscrições, realizado no início do ano. As atividades ocorrerão no contraturno escolar.

O projeto social Karabom é voltado para crianças e adolescentes de 8 a 14 anos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa promove segurança pessoal e formação moral por meio da prática do karatê, além de incentivar valores como civismo, patriotismo, disciplina e respeito.

Já o projeto Bombeiros do Futuro atende crianças de 9 a 12 anos, oferecendo instruções relacionadas às atividades desempenhadas pelo bombeiro militar, além de conteúdos voltados ao desenvolvimento pessoal e ao fortalecimento do caráter.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros combate 38 incêndios florestais neste domingo (7)

Para a diretora da unidade escolar, Gislaine Favin de Souza, o impacto da iniciativa é bastante positivo. “O projeto veio como uma luva para a escola. Está ajudando muito na disciplina, no respeito e no desenvolvimento das crianças. Elas têm vontade de vir no contraturno para participar. A comunidade precisava de algo assim”, concluiu.

Além das atividades na EMEB Professora Esmeralda Campos Fontes, os projetos acontecerão em outras unidades escolares de Cuiabá, contemplando crianças e adolescentes de várias regiões do município. O início das atividades em todos os locais ocorrerá ainda neste mês. Para saber mais sobre os projetos sociais, acesse a página do Programa e Projetos Sociais do CBMMT.

Fonte: Governo MT – MT

publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate três incêndios florestais nesta segunda-feira (12)

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combate, nesta segunda-feira (12.10), três incêndios florestais registrados nos municípios de Rosário Oeste, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço.

Em todas as ocorrências, os bombeiros atuam de forma estratégica para conter o avanço das chamas, extinguir os incêndios, monitorar as áreas atingidas e proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente.

As operações contam, conforme a necessidade de cada ocorrência, com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil Estadual, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Militar. A atuação integrada das forças amplia a capacidade de resposta e fortalece o combate aos incêndios florestais em Mato Grosso.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 59 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme a última checagem realizada às 17h no Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desse total, 39 focos foram registrados na Amazônia, 18 focos no Cerrado, e dois focos no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

Em Terras Indígenas, foram identificados seis focos de calor, sendo quatro focos na Terra Indígena Parque do Xingu, em Querência, e dois focos na Terra Indígena Parabubure, em Campinápolis.

Leia mais:  Prefeita de Pedra Preta denuncia vereador por violência política de gênero e pede cassação de mandato

É importante destacar que um foco de calor, isoladamente, não caracteriza um incêndio florestal. O foco de calor é um indicativo de uma área com temperatura elevada, detectada por satélites, que pode ou não estar associada à ocorrência de fogo. Já um incêndio florestal, em geral, é identificado pelo conjunto de diversos focos de calor concentrados em uma mesma área. No caso das terras indígenas, o combate aos incêndios deve ser realizado por órgãos do Governo Federal, uma vez que o Estado não possui autorização para atuar.

Fiscalização – Operação Infravermelho

O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento do uso irregular do fogo no âmbito da Operação Infravermelho. Esse monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Com o apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar, de forma antecipada, áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou na extinção de incêndios nos municípios de Água Boa, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Garças, Boa Esperança do Norte, Bom Jesus do Araguaia, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Colíder, Colniza, Dom Aquino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Guiratinga, Juara, Lambari d’Oeste, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Nazaré, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, União do Sul e Vila Rica.

Leia mais:  Polícia Militar identifica suspeito de feminicídio e apreende arma de fogo em Cuiabá

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, entre 1º de julho e 30 de novembro de 2026. Nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

O uso irregular do fogo pode configurar crime ambiental e está sujeito às penalidades previstas em lei. Além de ser proibida, a prática representa riscos à segurança pública, à saúde da população e ao meio ambiente. Casos de uso irregular do fogo, inclusive em áreas urbanas, devem ser denunciados pelos números 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 190 (Polícia Militar).

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana