Cuiabá

Defesa Civil acompanha planejamento das obras de drenagem na Bacia da Prainha

Publicado

O secretário municipal de Defesa Civil, coronel BM Alessandro Borges, participou nesta semana de uma reunião técnica com representantes da Águas Cuiabá para acompanhar o andamento das obras de melhoria no sistema de drenagem e esgotamento sanitário da Bacia da Prainha, uma das regiões mais importantes e sensíveis da capital.

O encontro contou com a presença do engenheiro Elson, gerente de obras da concessionária; Ana Cristina, responsável pela área social e de comunicação; e Dênis, coordenador jurídico e regulatório. A equipe apresentou dados atualizados sobre a execução das obras e o cronograma de avanço das intervenções, detalhados em material técnico entregue à Defesa Civil.

As melhorias incluem a implantação de novas caixas combinadas, readequação de bocas de lobo, limpeza e desobstrução de redes, além da ampliação do sistema coletor. As intervenções devem beneficiar diretamente cerca de 39 mil moradores de bairros como Lixeira, Araés, Dom Aquino, Goiabeiras, Centro Sul e Jardim Alvorada, entre outros.

De acordo com o coronel Alessandro, a atuação da Defesa Civil busca garantir que as obras sejam realizadas de forma segura e integrada ao planejamento preventivo do município, especialmente em áreas com histórico de alagamentos.

Leia mais:  Prefeito Emanuel Pinheiro entrega nova sede da Casa dos Conselhos da Educação

“A Defesa Civil atua de forma integrada, acompanhando obras estruturantes que impactam diretamente a segurança da população. A Bacia da Prainha é uma região sensível e estratégica para a mitigação de riscos durante o período chuvoso”, destacou.

A reunião reforçou a parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Defesa Civil, e a Águas Cuiabá, no monitoramento das ações de infraestrutura urbana e na prevenção de ocorrências relacionadas às chuvas.

#PraCegoVer

A imagem que acompanha a matéria mostra reunião entre representante da Defesa Civil Municipal e da Águas Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Com apoio da Prefeitura de Cuiabá, Grupo Flor Serrana lança primeiro álbum

Publicado

A valorização da cultura popular cuiabana ganhou um importante reforço com o lançamento do álbum “Flor Serrana – As Tradições da Serra Abaixo”, primeiro trabalho fonográfico do Grupo Flor Serrana. O projeto foi viabilizado por meio do Edital Gambira Cultural – Múltiplas Linguagens, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, executados pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Com 19 faixas, o álbum registra pela primeira vez em formato de áudio o repertório que acompanha as apresentações do grupo desde sua fundação, reunindo canções que preservam a memória, a religiosidade e a identidade das comunidades rurais da Serra Abaixo e da Baixada Cuiabana. Lançado nesta sexta-feira (7), o trabalho já está disponível nas plataformas Spotify e YouTube, ampliando o acesso do público a um patrimônio cultural que, até então, era transmitido principalmente por meio da tradição oral.

O investimento da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reforça o compromisso da gestão municipal com a preservação do patrimônio cultural imaterial, incentivando artistas, grupos e mestres da cultura popular a registrarem e difundirem suas produções para as novas gerações.

Fundado em 2012 por Helena Maria e Nezinho, o Grupo Flor Serrana surgiu a partir das tradicionais Festas de Santo realizadas nas comunidades rurais de Cuiabá, transformando essas vivências em um trabalho permanente de valorização do siriri e do cururu. Ao longo de mais de uma década, o coletivo consolidou-se como um dos principais representantes da cultura popular mato-grossense.

Leia mais:  Cuiabá receberá nova Praça Rachid Jaudy em 120 dias e prefeito Emanuel Pinheiro destaca amplas ações de revitalização do Centro Histórico

O repertório reúne composições autorais e adaptações de músicas tradicionais assinadas por Nezinho (Almindo Reis de Oliveira), Jorginho (Jorge Manoel Aguiar), Jhordan Costa, Eduardo Andrade, Adelino Costa, Leocádio Silva e Vinicius Gonçalves, além de obras de domínio popular preservadas pela tradição oral. As canções também evidenciam a devoção aos padroeiros Santo Antônio, São Gonçalo e Nossa Senhora Aparecida, elementos que fazem parte da identidade cultural das comunidades onde o grupo nasceu.

Para a dançarina e coreógrafa Kamily Amorim, o álbum representa um importante instrumento de preservação da cultura popular.

“Mais do que um lançamento musical, o álbum representa um importante registro do patrimônio cultural imaterial de Mato Grosso. Em um contexto em que grande parte do repertório tradicional permanece apenas na memória dos grupos e de seus mestres, a gravação contribui para a preservação dessas canções e amplia seu acesso para novas gerações e públicos de diferentes regiões do país.”

A produção musical foi realizada pelo Home Studio Alcimar e Thomas do Rasqueado, responsável pela gravação, mixagem e masterização, mantendo a sonoridade característica do siriri tradicional e valorizando instrumentos como a viola de cocho, o ganzá e o mocho.

Incentivo à cultura

O álbum demonstra a importância das políticas públicas de incentivo à cultura desenvolvidas pela Prefeitura de Cuiabá. Por meio da Lei Paulo Gustavo, a Secretaria Municipal de Cultura tem possibilitado que artistas e coletivos registrem e difundam produções que preservam a identidade cultural cuiabana e mato-grossense.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá esclarece atendimento e óbito de paciente na UPA Pascoal Ramos

Além da produção musical, o projeto também valoriza a identidade visual. A capa do álbum, assinada pela artista Tamii, retrata elementos característicos da Serra Abaixo, como a estrada de chão, as serras, o pôr do sol da Baixada Cuiabana e os dançarinos de siriri, traduzindo visualmente a relação entre música, território e pertencimento.

Cultura cuiabana ganha novos espaços

Reconhecido por participações em importantes eventos, como o Festival de Siriri e Cururu de Cuiabá, FIT Pantanal, Festival Vambora, Festival Velha Joana e Sesc Celebra Cuiabá, além de festivais nacionais em São Paulo, Paraná e Santa Catarina, o Grupo Flor Serrana inicia uma nova etapa de sua trajetória com o lançamento do álbum.

Entre os dias 20 e 28 de setembro, o grupo representará Mato Grosso no 1º Festival Folclórico Internacional de Maceió, levando ao público nacional e internacional a tradição do siriri das comunidades rurais da Baixada Cuiabana.

Para celebrar o lançamento, o grupo realizará, no dia 5 de setembro, uma festa com apresentações culturais e shows de artistas regionais. O evento também terá caráter beneficente para arrecadar recursos destinados à participação da delegação no festival internacional.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana