Mais de 700 empreendedores mato-grossenses buscaram orientação sobre crédito e investimento no estande da Desenvolve MT durante a Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae-MT entre os dias 3 e 5 de outubro, em Cuiabá. No espaço, os visitantes puderam simular financiamentos, tirar dúvidas sobre linhas de crédito e conhecer programas do Governo voltados ao fortalecimento de pequenos negócios.
A presença da Desenvolve MT na feira teve como objetivo aproximar os empresários das oportunidades de financiamento disponíveis para modernização, ampliação e inovação dos empreendimentos. De acordo com a equipe de atendimento, as linhas mais buscadas durante a feira foram Mulher e Jovem Empreendedor, que oferece até R$15mil, possibilitando alavancar o negócio, a linha Desenvolve Empresarial, modalidade que oferece até R$1,5 milhão para investimento em equipamentos, softwares, capacitação de equipe e muito mais, além de crédito para transporte e turismo.
O empresário Thiago Pereira, proprietário de uma indústria de móveis em Cuiabá, visitou o estande da Desenvolve MT em busca de informações para investimento na sua empresa para os próximos anos. Ele, que já é cliente, buscou um crédito alguns anos atrás para começar e agora foca em crescimento. “Estou em busca de modernização e investimento em maquinário para diminuir o custo da produção da minha empresa”, conta.
Além de Thiago, Tábita Oliveira, que também é cliente da Desenvolve MT, expôs seus produtos na Feira do Empreendedor Sebrae 2025, e conta que a expansão da empresa ocorreu com o apoio da agência. “Há dois anos atrás quando eu procurei a Desenvolve MT eu estava precisando de uma ajuda para expandir o meu negócio, e graças a oportunidade que eles me deram hoje eu estou aqui expondo na maior feira de empreendedorismo do Mato Grosso.”
Além de empresários que já conheciam a Desenvolve MT ou buscavam um novo financiamento, para muitos, o primeiro contato com a agência aconteceu durante a feira. Como é o caso da Adrielly Fernandes, sócia da Plena Corretora de Seguros, que no terceiro dia de evento ficou impressionada. Achei muito positiva a forma como a Desenvolve MT se apresentou e está aqui oferecendo suporte aos empreendedores”, afirmou.
A jovem advogada Gabriela também conheceu a agência durante o evento e se surpreendeu com a variedade das linhas, além da taxa de juros competitivas. “Conheci as linhas de crédito fornecidas pelo programa do Governo do Estado, Desenvolve MT. Achei muito boa, ainda mais para a jovem advocacia.”
Para a presidente da Desenvolve MT, Mayran Beckman, a participação na Feira do Empreendedor foi essencial para aproximar a agência de quem ainda não conhecia os serviços e reafirmar o compromisso com os pequenos e médios empreendedores mato-grossenses. “Muitos empreendedores ainda não sabem que é possível financiar desde máquinas, equipamentos até reformas, por exemplo, com o apoio do Governo de Mato Grosso, e eventos como esses são fundamentais para desmistificar o acesso ao crédito e mostrar que é possível e está ao alcance de quem busca,”, explicou a presidente.
Até setembro, a Desenvolve MT já liberou mais de R$59,5 milhões em concessão de crédito para apoiar as empresas de Mato Grosso. A Feira do Empreendedor Sebrae é um dos maiores eventos de empreendedorismo do Brasil e Mato Grosso e, representa uma oportunidade de aproximação entre empreendedores, investidores e instituições. Em Mato Grosso, o encontro reforça a força do empreendedorismo como motor da economia, impulsionando a geração de emprego, renda e inovação em diversos segmentos.
O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.
Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.
“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.
“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.
O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.
“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.
O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.
“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.
Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.
“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.
Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.