Mato Grosso

Detran apresenta novos projetos para modernizar atendimento e gestão

Publicado

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) apresentou, na tarde de quarta-feira (7.5), no auditório da sede da Autarquia, uma série de projetos voltados à modernização da gestão e para a melhoria do atendimento ao cidadão mato-grossense.

Durante o evento, foram detalhadas as funcionalidades do Painel de Indicadores em Power BI, uma ferramenta dinâmica e visual para o acompanhamento de dados e indicadores relevantes para a gestão e as atividades do Detran; melhorias no aplicativo MT Cidadão, com novas funcionalidades e aprimoramentos desenvolvidos para tornar o acesso aos serviços do Detran mais prático e eficiente para o cidadão; o novo Portal de Serviços Digitais, com atualizações e novas funcionalidades implementadas no portal online, visando facilitar o acesso e a interação dos usuários com os serviços digitais do Detran, além do Portal de Credenciamento.

Segundo o presidente do Detran, Gustavo de Vasconcelos, o objetivo das melhorias é trazer benefícios aos gestores, servidores, credenciados e à população em geral. “Teremos o painel de indicadores, ferramenta importantíssima para a gestão dos servidores do Detran. A melhoria do MT Cidadão para atender a toda a população, o Portal de Credenciamento, que vai atender os mais de 5 mil credenciados, além do Portal de Serviços Digitais, no qual o cidadão terá mais um acesso digital aos serviços do Detran”, explicou o presidente.

Leia mais:  Bombeiros resgatam vítimas de acidentes de trânsito em diferentes municípios de MT

O diretor de Habilitação e Veículos do Detran, Alessandro de Andrade, reforçou que o novo Portal de Serviços representa uma alternativa prática e segura para o cidadão.

“Antes o cidadão podia realizar serviços do Detran de forma presencial ou pelo app MT Cidadão. Agora, com o portal de serviços, o cidadão também poderá realizar serviços como a emissão de CRLV, renovação da CNH, segunda via de CNH e, posteriormente, vamos aumentar os serviços. O portal poderá ser acessado com o mesmo login e senha do aplicativo MT Cidadão”, destacou o diretor.

A gestora da Unidade de Desenvolvimento Organizacional do Detran, Maria Auxiliadora de Lima Campos, frisou que os projetos são fruto de um trabalho iniciado ainda em 2023 e que respondem à necessidade de tornar os serviços do Detran mais acessíveis e eficientes.

“Este trabalho começou em 2023, depois nos foi apresentada a necessidade de indicadores. Apresentamos os painéis já consolidados, com alguns indicadores que já implementamos, bem como as melhorias realizadas no MT Cidadão, mudanças pontuais e precisas para que o cidadão possa manusear com mais facilidade o aplicativo, com linguagem mais acessível, além de incluirmos serviços que ainda não estavam disponibilizados, tornando nosso aplicativo mais eficiente para atender à necessidade do cidadão”, falou.

Leia mais:  Polícia Civil cumpre mandado de internação provisória contra menor infrator

As melhorias tecnológicas no aplicativo MT Cidadão, do Portal de Serviços e do Portal de Credenciamento foram realizadas em parceria com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e faz parte do acordo de resultados assinado no mês de janeiro deste ano entre as duas Autarquias com objetivo de modernizar os sistemas tecnológicos e serviços digitais do Detran.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Prefeita de Pedra Preta denuncia vereador por violência política de gênero e pede cassação de mandato

Publicado

Representação apresentada por Iraci Ferreira de Souza acusa parlamentar de ataques pessoais, quebra de decoro e uso do mandato para desqualificar a gestora

A prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira de Souza, apresentou uma representação disciplinar contra o vereador Carlos Fernando Pereira de Oliveira, o “Fernando do Galvileiro”, sob acusação de violência política de gênero e quebra de decoro parlamentar.

A denúncia foi encaminhada à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal e, posteriormente, remetida à Presidência do Legislativo para análise e adoção das providências cabíveis. No documento de encaminhamento, a própria Procuradoria ressalta que não possui natureza investigativa ou poder para aplicar sanções, cabendo aos órgãos competentes da Câmara analisar o caso.

Segundo a representação, os episódios teriam ocorrido durante fiscalizações e manifestações públicas realizadas pelo vereador nos meses de junho, julho e agosto de 2026. A prefeita sustenta que as críticas ultrapassaram o debate administrativo e passaram a conter ataques pessoais e expressões consideradas ofensivas.

Entre os episódios citados está uma fiscalização realizada no Distrito Industrial, em junho, quando o parlamentar fez críticas à administração municipal. Outro fato apontado ocorreu às margens da Rodovia 459, em julho. A representação também relata um episódio ocorrido em 11 de agosto, na Farmácia Municipal, quando o vereador realizou uma transmissão ao vivo e questionou a falta de medicamentos. A defesa da prefeita afirma que, durante essas manifestações, foram utilizadas expressões como “incompetente”, “omissa” e “mentirosa”.

Leia mais:  Bombeiros resgatam vítimas de acidentes de trânsito em diferentes municípios de MT

Na representação, Iraci argumenta que não pretende impedir a fiscalização do Legislativo ou críticas à administração, mas sustenta que houve uma sequência de manifestações direcionadas à sua pessoa e à sua condição de mulher ocupante do cargo de chefe do Executivo.

O documento fundamenta a denúncia na legislação que trata da violência política contra a mulher e também defende que a imunidade parlamentar não serviria para proteger eventuais ofensas pessoais sem relação direta com o exercício legítimo do mandato.

Ao final, a prefeita solicita o recebimento da representação, a análise preliminar dos fatos e o encaminhamento do caso à Mesa Diretora e à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Pedra Preta. Entre as medidas requeridas está a abertura de processo disciplinar que poderá, caso as acusações sejam comprovadas e observados o contraditório e a ampla defesa, resultar inclusive na cassação do mandato do vereador.

Iraci também pede o envio de cópia dos autos ao Ministério Público de Mato Grosso, para análise de eventuais ilícitos funcionais e crimes contra a honra. A representação foi protocolada na Câmara Municipal de Pedra Preta no dia 20 de agosto de 2026.

Leia mais:  Cridac entrega 18 cadeiras de rodas motorizadas em mutirão de atendimentos

Até esta etapa, trata-se de uma representação com acusações formuladas pela prefeita, e não de uma decisão definitiva contra o parlamentar. Caberá aos órgãos competentes da Câmara avaliar o prosseguimento do caso e assegurar ao vereador o direito de defesa.

Veja a Representação

Fonte: Política

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana