Mato Grosso

Detran realiza Encontro Anual de Despachantes Documentalistas

Publicado

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), com a coordenação da Diretoria de Habilitação e Veículos e da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão, promove nos dias 30 e 31 de julho, o Encontro Anual de Despachantes Documentalistas.

Os despachantes interessados em participar do evento, podem fazer a inscrição até a próxima segunda-feira (28.7), através do link: CLIQUE AQUI

O evento será no Auditório Gilberto Rosseto Amorim – Giba, localizado na sede do Detran, em Cuiabá. O objetivo é atualizar os despachantes documentalistas quanto aos procedimentos adotados pela Autarquia e proporcionar um espaço de diálogo e integração com a categoria.

Segundo o presidente do Detran, Gustavo Vasconcelos, durante o encontro, serão tratados assuntos importantes visando o aperfeiçoamento dos serviços prestados e à excelência no atendimento ao cidadão.

“O evento será uma oportunidade de reunirmos essa categoria de credenciados para fazermos o alinhamento das informações, procedimentos e normas do Detran para que eles possam executar suas atividades junto ao cidadão com transparência e dentro das normas do órgão de trânsito”, disse.

Leia mais:  Governo de MT entrega nova sede do Lacen nesta terça-feira (16)

Nos dois dias de evento serão tratados temas como: critérios para credenciamento e renovação para despachantes; condutas e responsabilidades administrativas do credenciado despachante; procedimento na regularização de veículos; vistoria veicular e alteração de característica; assinaturas digitais e manual de procedimento; manual de procedimento e atendimento as demandas de credenciados e a portaria nº 344/2023.

Atualmente o Detran conta com 179 despachantes credenciados junto à Autarquia. O despachante de trânsito é a pessoa física ou jurídica habilitada para a representação de seus clientes junto ao Detran, sendo que o exercício da atividade, denominação e título de despachante são privativos daqueles habilitados e devidamente credenciados pela autoridade competente.

Esses profissionais têm a autonomia para executar serviços junto à Autarquia como os relacionados a veículos e habilitação. O cidadão que deseja contratar o serviço de um despachante credenciado pode buscar a lista no site do Detran, pelo link CLIQUE AQUI.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Em reunião com TCE, governador reafirma compromisso de continuar investindo na construção de creches em MT

Publicado

O governador Otaviano Pivetta reafirmou, nesta sexta-feira (17.4), o compromisso em continuar os investimentos do Governo de Mato Grosso na construção e retomada de obras de creches, em parceria com os municípios.

A afirmação foi feita durante reunião com o conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Antônio Joaquim, no Palácio Paiaguás.

Otaviano Pivetta destacou que o Estado seguirá atuando para ampliar a oferta de vagas na educação infantil e destravar obras paralisadas.

“O Estado vai construir as creches necessárias em parceria com os municípios. Não aceitamos mais obra de creche parada, como já encontramos no passado, com obras que ficaram quase 15 anos sem conclusão. O governo retomou 27 creches que estavam nessa situação e vamos continuar avançando nessa pauta”, afirmou o governador ao conselheiro.

Ele ressaltou ainda que, embora a construção de creches seja uma responsabilidade compartilhada com a União e os municípios, o Governo de Mato Grosso tem assumido papel ativo na execução das obras.

Leia mais:  Governo de MT entrega nova sede do Lacen nesta terça-feira (16)

Durante o encontro, o conselheiro Antônio Joaquim destacou a continuidade da parceria entre o TCE e o Governo do Estado na área da primeira infância e o avanço das ações de construção e retomada de creches nos municípios.

Segundo ele, os investimentos representam um marco para a educação infantil em Mato Grosso.

“Essa parceria foi algo inédito. Nunca tinha acontecido na história da gestão estadual de Mato Grosso investimento dessa forma em creches. Então foi um avanço muito grande, uma conquista importante. Agradeço ao Governo do Estado, porque foi uma pauta conduzida pelo então vice-governador Otaviano Pivetta e à Assembleia Legislativa, que na época autorizaram esses recursos no orçamento”, ressaltou.

Panorama

A articulação entre o Governo de Mato Grosso, o TCE e os municípios permitiu a estruturação de um programa de investimentos voltado à construção e retomada de creches em todo o Estado.

Em 2024, foram garantidos R$ 20 milhões para obras em 15 creches de 14 municípios. Em 2025, o Governo do Estado incluiu no Plano Plurianual (PPA) a previsão de R$ 40 milhões por ano até 2027, ampliando a capacidade de investimento na educação infantil.

Leia mais:  Inscrições de seletivo da Seciteci para professores e técnicos terminam neste domingo (12)

Segundo levantamento do TCE, a espera por vaga em creche diminuiu 31%, entre 2023 e 2025.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana