Tribunal de Justiça de MT

Equipe do Juvam de Cáceres apreende material de pesca durante patrulhamento

Publicado

Durante uma ação de patrulhamento, a equipe do Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cáceres apreendeu materiais utilizados para pesca ilegal e uma porção de substância análoga à maconha na margem do rio Paraguai, na região conhecida como Carne Seca, bairro Jardim Imperial.

De acordo com o boletim de ocorrência, os agentes avistaram três pessoas em bicicletas entrando em uma área de mata em direção ao rio. A equipe acompanhou o trajeto e encontrou as bicicletas escondidas. Ao perceberem a aproximação dos policiais, os suspeitos tentaram fugir a pé, abandonando mochilas e demais pertences.

Durante a abordagem de um dos indivíduos, não foram encontrados materiais ilícitos com ele, mas nas mochilas abandonadas havia uma porção de maconha e apetrechos de pesca, como uma tarrafa, uma rede de arrasto de aproximadamente 20 metros e linhadas de mão.

O período atual é de defeso da piracema, quando a pesca fica proibida para garantir a reprodução dos peixes. Além disso, a utilização de redes de arrasto é vedada nos rios de Mato Grosso, conforme a Lei nº 12.197/2023, conhecida como “Lei do Transporte Zero”, e a Lei nº 9.096/2009, que regulamenta a política de pesca no estado.

Leia mais:  Prazo final: Inscrições para encontro sobre Execução Penal terminam nesta quarta-feira (27)

O suspeito foi conduzido à Delegacia da Polícia Judiciária Civil para as devidas providências. A ocorrência foi registrada pela equipe do Juvam, vinculada ao Polo Judicial II de Cáceres.

O patrulhamento ocorreu no dia 12 de novembro.

Autor: Flávia Borges

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Tribunal de Justiça de MT

É amanhã: audiência pública debaterá impactos da Lei de Combate ao Crime Organizado

Publicado

Material gráfico de divulgação de audiência pública, com fundo azul, imagem da estátua da Justiça, martelo judicial e informações sobre data, horário, local e formato híbrido do evento promovido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso.Nesta sexta-feira (12), partir das 13h30, será realizada a audiência pública “A Lei do Combate ao Crime Organizado no Brasil e os impactos no sistema de justiça criminal: desafios e oportunidades”. O evento ocorrerá de maneira híbrida, presencial no Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), e online com transmissão pela Plataforma Teams e pelo canal TJMT Eventos no YouTube.

A iniciativa é promovida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), em parceria com o Ministério Público do Estado (MPE), a Polícia Judiciária Civil (PJC) e a OAB-MT. O objetivo é reunir representantes do Judiciário, Ministério Público, advocacia, forças de segurança e especialistas da área jurídica para debater os reflexos da legislação de enfrentamento ao crime organizado no sistema de justiça criminal brasileiro.

“O evento foi pensado em três painéis, reunindo diferentes atores institucionais para apresentar à sociedade uma visão ampla, plural e dialogada sobre temas que impactam diretamente o sistema de justiça criminal. Contamos com participação de todos, não só da comunidade jurídica, mas da sociedade que é a razão de ser da nossa atuação”, convida o juiz auxiliar da CGJ e coordenador da audiência, João Filho de Almeida Portela.

Leia mais:  Paranatinga recebe 118ª Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica

Interessados em participar ainda podem se inscrever pelo link: https://evento.tjmt.jus.br/inscricao-evento/07000000-0aa7-0a58-0616-08deb77d4ca1


Arte vertical de convite para a audiência pública sobre a Lei de Combate ao Crime Organizado no Brasil, com a foto do juiz João Filho Portela em destaque, as informações de data e horário e, na parte de baixo, as logomarcas do Poder Judiciário e da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso.Confira a Programação

14h – Painel 1

Expansão do conceito de “domínio social estruturado”

Mediadora: Anne Karine Louzich Hugueney, subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão do Ministério Público de Mato Grosso;

Expositor: desembargador Wesley Sanchez Lacerda;

Debatedor: delegado Rafael Scatolon;

Debatedor: Giovane Santin, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso.

15h – Painel 2

Lei Antifacção e Governança Corporativa: limites e deveres das pessoas jurídicas

Mediador: Douglas Ibarra, conselheiro estadual da OAB-MT;

Expositor: promotor de Justiça Renee do Ó Souza;

Debatedor: delegado Caio Albuquerque, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa;

Debatedor: juiz Anderson Clayton Dias Batista.

16h – Painel 3

Ampliação de poderes investigativos e flexibilização de garantias processuais

Mediador: promotor de Justiça Elton Oliveira Amaral;

Expositora: juíza Aline Luciane Ribeiro Viana Quinto Bissoni;

Debatedor: delegado Gustavo Godoy;

Debatedor: advogado Stalyn Paniago

Autor: Larissa Klein

Fotografo:

Departamento: Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT

Leia mais:  Prazo final: Inscrições para encontro sobre Execução Penal terminam nesta quarta-feira (27)

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana