Mato Grosso

Escola de Governo de MT oferta 50 vagas para o curso Governança Metropolitana

Publicado

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Escola de Governo, abriu, nesta segunda-feira (26.5), as inscrições para o curso Governança Metropolitana: Conceitos e Instrumentos do Estatuto da Metrópole. São 50 vagas exclusivas para os servidores da administração pública estadual.

Os interessados devem se inscrever neste link. O período de inscrição vai até 9 de junho ou até que haja o preenchimento das vagas. O facilitador será o servidor público da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcus Aquino.

A capacitação aborda a Lei nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015, que discute o desenvolvimento urbano integrado, as operações urbanas consorciadas, o macrozoneamento e ordenamento territorial, as ferramentas essenciais para o planejamento e a organização das áreas urbanas.

O encontro será ofertado na modalidade de Ensino a Distância (EaD) e ocorrerá do dia 17 a 28 de junho. O curso está organizado em único módulo e os participantes que cumprirem todos os requisitos, como presença e atividades, receberão 20 horas-aula.

Para os cursistas da capacitação Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá: marcos legais e percurso histórico, que aconteceu em abril, essa oferta representa uma chance de formação continuada, ou seja, são complementares.

Leia mais:  Operação Lei Seca prende 9 motoristas em Várzea Grande por embriaguez e falta de CNH

*Com supervisão de Inácio de Paula

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Politec conclui que incêndio em prédio da prefeitura não teve origem criminosa

Publicado

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.

Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.

No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.


Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.

Leia mais:  Polícia Civil prende homem por agredir companheira após pedido de separação

“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.

Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.

No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.

Leia mais:  Uma das propostas da Chapa 01 é lutar pela regulamentação definitiva das cirurgias estéticas faciais

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana