Nacional

Fiscalização nas rodovias federais intensifica ações durante o feriado

Publicado


Brasília, 22/4/2026
– Nesta quarta-feira (22), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o balanço do monitoramento realizado nas rodovias federais durante o feriado de Tiradentes. Desde o dia 17, as equipes da PRF reforçaram a fiscalização em trechos críticos, com maior risco de ocorrências de trânsito e de condutas que colocam em risco quem trafega pelas rodovias.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) destaca a importância das medidas adotadas para garantir a segurança nas rodovias federais de todo o País.

Nos cinco dias de reforço no policiamento, a PRF registrou 1.022 ocorrências, 84 mortes e 1.167 feridos nas rodovias federais de todo o País. Dois casos graves foram registrados ontem e deixaram 14 mortos. Em Formosa (GO), a colisão frontal entre uma van, uma caminhonete e um caminhão, na BR-020, deixou oito mortos e vários feridos. Os feridos foram encaminhados para hospitais da região. Na BR-251, em Salinas (MG), seis pessoas morreram em uma colisão entre um carro e um caminhão. A gravidade de outros registros, entre eles no Paraná, exigiu a atuação de resgate aéreo.

Leia mais:  Ministro da Justiça recebe presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara

Os policiais também identificaram condutas consideradas infrações de trânsito. Entre as principais estiveram ultrapassagens irregulares, excesso de velocidade, embriaguez ao volante e falta ou mau uso do cinto de segurança e das cadeirinhas.

Infrações registradas

* Ultrapassagens irregulares: 5.320
* Falta ou mau uso do cinto de segurança e das cadeirinhas: 4.342
* Alcoolemia (recusa e constatação): 1.183

A fiscalização com uso de radares portáteis identificou 28.373 veículos acima do limite de velocidade. No total, as equipes da PRF fiscalizaram 192.921 pessoas e veículos. Os policiais realizaram 69.824 testes de etilômetro para identificar possível consumo de álcool por motoristas, e 75 pessoas foram detidas por embriaguez ao volante.

No combate ao crime, duas ocorrências de destaque incluíram a apreensão de 1,3 tonelada de skunk, na BR-316, em Geminiano (PI), além de 30 kg de skunk e maconha, na BR-282, em Chapecó (SC). A droga foi encontrada com um casal de estrangeiros, que também transportava uma criança.

O reforço na fiscalização e no policiamento durante o feriado de Tiradentes faz parte da preparação para a Operação Dia do Trabalho.

Leia mais:  Nova direção do CNPD acelera debates sobre proteção de dados no País

*Informações da PRF.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

MME destaca avanços para ampliar a oferta e a competitividade de gás natural em evento do setor

Publicado

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta terça-feira (23/6), do evento “Cheio de Gás”, promovido pelo Brazil Journal, em São Paulo. Durante a abertura, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Renato Dutra, que representou o ministro Alexandre Silveira, apresentou os avanços das políticas públicas voltadas à ampliação da oferta, ao aumento da concorrência e à redução dos custos do gás natural para a indústria e os consumidores brasileiros, ancoradas sobre o Programa Gás para Empregar, criado em 2023 sob a chancela do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Durante o debate, Dutra destacou que o mercado de gás natural vive uma nova fase no país, impulsionada pelas ações do Governo do Brasil no âmbito do programa Gás para Empregar. Entre os principais avanços, ressaltou a modernização do marco regulatório, o fortalecimento da atuação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o aumento da oferta de gás da União e a ampliação da concorrência no setor. As discussões do evento abordaram temas como segurança energética, desafios regulatórios, expansão da infraestrutura e o papel do biometano na transição energética.

Leia mais:  Ministro Tomé Franca participa da abertura do 3º Summit Connect Infra e destaca os investimentos no setor

Em sua participação, o secretário destacou que o desenvolvimento do mercado de gás é estratégico para aumentar a competitividade da economia brasileira e impulsionar a reindustrialização do país. “Sob a liderança do presidente Lula e do ministro Alexandre Silveira, o mercado de gás deixou de ser uma promessa para se tornar um instrumento concreto de desenvolvimento. Estamos trabalhando para ampliar a oferta, aumentar a concorrência e garantir preços mais competitivos, sempre com segurança jurídica e previsibilidade para os investimentos”, afirmou.

Dutra também ressaltou as iniciativas voltadas à integração energética regional e ao aproveitamento do potencial do biometano, além dos novos projetos de infraestrutura previstos para os próximos anos. Segundo ele, o gás natural tem papel fundamental na segurança energética e na transição para uma economia de baixo carbono, contribuindo para a geração de empregos, a competitividade da indústria e a expansão de novos mercados.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Leia mais:  Ministro da Justiça recebe presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana