De 13 a 18 de abril, o projeto Residência Literária Aya narrativas promove a formação de mediadores de leitura com foco na circulação de obras entre crianças e jovens, a partir de reflexões sobre a diversidade de infâncias e juventudes em seus contextos histórico-culturais. A iniciativa conta com investimento de R$ 80 mil do edital Literatura em Cena, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), executado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).
O projeto convida à investigação, à escuta e à experimentação de práticas de leitura voltadas para crianças e jovens. A proposta envolve três movimentos complementares, formação, planejamento e circulação de livros em escolas públicas e instituições de Cuiabá.
“Temos muitos autores que dedicam suas obras ao público infanto-juvenil, mas pouco espaço de reflexão sobre os livros que estão chegando e as temáticas que envolvem. É importante ressaltar a diversidade dos livros, já que há diversas infâncias. A criança que cresce numa periferia tem uma infância diferente daquela que cresce em um condomínio, num bairro nobre, há diferença entre a que estuda em uma escola pública e outra em escola particular. Uma criança de Cuiabá tem diferença em relação à de São Paulo na forma como vai se colocar no território. Se existe esta diversidade, tem que haver, também, diversidade de literatura para cada uma delas”, ressalta a autora Paty Wolff.
A maioria dos inscritos é formada por professores, jornalistas, psicólogos e escritores. “É importante o mediador refletir sobre a necessidade de diversificar os livros. Temos a literatura negra, indígena, cabocla, ribeirinha, entre outras. O projeto fortalece a formação de autores. Estamos focados nos autores da nossa região”, frisa Paty.
Entre 13 e 18 de abril, será realizado o percurso formativo em mediação de leitura conduzido pela autora e pelas educadoras Denise Col e Luce Diogo, integrantes da coletiva Aya narrativas. A primeira aula será aberta ao público e acontecerá no Auditório M, do Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT). A partir do dia 14 até 18/4, acontecem os encontros no Centro Cultural Casa Cuiabana, na avenida General Valle, 181, região central de Cuiabá.
O projeto vai discutir a leitura a partir de uma abordagem sócio-histórico-cultural, sob uma perspectiva decolonial, que valoriza culturas locais e identidades diversas, destacando a literatura e as diferentes relações entre autores e mediadores de leitura.
Participantes que concluírem a formação, com direito a certificado, poderão acompanhar a mentoria conduzida por Denise Col em quatro encontros quinzenais, online, para a elaboração da Semana Literária em Cuiabá, planejada para o segundo semestre.
“Nesta etapa, sairemos da formação para percorrer lugares em que os alunos terão que refletir antes de mediar obras literárias”, explica Paty.
A ex-presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), Wania Dantas (MDB), passou a ser cogitada como uma das possíveis candidatas a vice na chapa do senador Wellington Fagundes (PL), que disputa o Governo do Estado.
Nos últimos dias, o nome da ex-prefeita de Sinop e segunda suplente de senadora Rosana Martinelli também entrou nas articulações para a vaga. Rosana é candidata à Câmara dos Deputados, enquanto Wania Dantas disputa uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nas eleições deste ano.
Inicialmente, o nome ventilado para a vice foi o do empresário Marcelo Maluf, do Novo. A possibilidade avançou a ponto de Maluf constar formalmente na ata da convenção partidária como candidato a vice-governador na chapa de Wellington.
A composição, no entanto, mudou poucas horas depois. O PL apresentou uma nova formação à Justiça Eleitoral, desta vez com o médico Alencar Farina (PL) ocupando a vaga de vice.
Até o momento, Wellington Fagundes não se pronunciou oficialmente sobre quem será o candidato a vice em sua chapa.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.