Mato Grosso

Quatro foragidos são capturados em menos de quatro dias com apoio do Vigia Mais MT

Publicado

Em menos de quatro dias, quatro pessoas com mandado de prisão em aberto foram capturadas em diferentes municípios de Mato Grosso com o apoio do Vigia Mais MT, programa de videomonitoramento do Governo do Estado que integra câmeras ao sistema do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

A prisão mais recente ocorreu neste domingo (13.10), em Várzea Grande. O sistema identificou um veículo em circulação pela Avenida Leôncio Lopes de Miranda, e, com base em informações prévias sobre a rota da suspeita, as câmeras foram reposicionadas estrategicamente ao longo do trajeto.

As imagens em tempo real permitiram que o 4º Batalhão da Polícia Militar, com apoio da equipe Raio, realizasse a abordagem na Avenida Presidente Arthur Bernardes, no bairro Jardim Aeroporto. A suspeita foi detida e encaminhada à Delegacia da Polícia Judiciária Civil para as providências cabíveis.

No dia anterior, sábado (12.10), também em Várzea Grande, o sistema do Vigia Mais MT emitiu alerta após a passagem de um veículo monitorado pela Rua da Guarita. As equipes reposicionaram as câmeras ao longo do trajeto e acionaram os policiais do 4º Batalhão, que localizaram o automóvel em um posto de combustíveis. O motorista foi abordado e conduzido à delegacia após a confirmação do mandado de prisão por homicídio, em aberto.

Leia mais:  Inscrições para vestibular 2025/1 da Unemat são prorrogadas até 4 de novembro

Na sexta-feira (11.10), em Lucas do Rio Verde, a tecnologia de leitura automática de placas (OCR) identificou um veículo com restrição judicial trafegando pela Avenida Goiás. As informações foram repassadas via rádio às equipes da Guarda Municipal, que realizaram a abordagem no estacionamento de um estabelecimento comercial. O condutor foi levado à delegacia após confirmação do mandado, sem necessidade de uso de força.

Já na quinta-feira (10.10), em Cuiabá, o sistema de reconhecimento facial do Vigia Mais MT detectou uma mulher com mandado de prisão ativo, por homicídio, em uma das câmeras instaladas na região central. O setor de videomonitoramento acompanhou o deslocamento da suspeita até o momento em que a equipe policial efetuou a abordagem. Ela foi encaminhada à unidade da Polícia Judiciária Civil.

Vigia Mais MT

O Programa Vigia Mais MT já conta com mais de 15 mil câmeras integradas ao sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A iniciativa está presente em 128 municípios mato-grossenses, fortalecendo a atuação integrada entre as forças de segurança do Estado.

Leia mais:  Batalhão Ambiental da PM desmantela segundo garimpo irregular nesta semana em Mato Grosso

Com o uso de tecnologias avançadas, como o reconhecimento facial e a leitura automática de placas (OCR), o programa tem contribuído de forma decisiva para a prevenção e elucidação de crimes, além de garantir respostas mais rápidas às ocorrências.

Desde a sua implantação, cerca de 70 prisões já foram realizadas com o apoio direto do sistema, consolidando o Vigia Mais MT como uma das ferramentas mais eficientes de segurança pública no país.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Wania Dantas, ex-presidente do CRO-MT, entra no radar para vice de Wellington Fagundes

Publicado

A ex-presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), Wania Dantas (MDB), passou a ser cogitada como uma das possíveis candidatas a vice na chapa do senador Wellington Fagundes (PL), que disputa o Governo do Estado.

Nos últimos dias, o nome da ex-prefeita de Sinop e segunda suplente de senadora Rosana Martinelli também entrou nas articulações para a vaga. Rosana é candidata à Câmara dos Deputados, enquanto Wania Dantas disputa uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nas eleições deste ano.

Inicialmente, o nome ventilado para a vice foi o do empresário Marcelo Maluf, do Novo. A possibilidade avançou a ponto de Maluf constar formalmente na ata da convenção partidária como candidato a vice-governador na chapa de Wellington.

A composição, no entanto, mudou poucas horas depois. O PL apresentou uma nova formação à Justiça Eleitoral, desta vez com o médico Alencar Farina (PL) ocupando a vaga de vice.

Até o momento, Wellington Fagundes não se pronunciou oficialmente sobre quem será o candidato a vice em sua chapa.

Leia mais:  Diretrizes para orçamento de 2025 são aprovadas pela Assembleia Legislativa

Fonte: Política

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana