Esportes

Fortaleza se despede da Libertadores com derrota para o Vélez na Argentina

Publicado

O sonho do Fortaleza na Copa Libertadores de 2024 chegou ao fim nesta terça-feira (19). Jogando no Estádio José Amalfitani, o Leão do Pici foi superado pelo Vélez Sarsfield por 2 a 0 e, com o placar agregado de 2 a 0, foi eliminado da competição nas oitavas de final. Os gols argentinos foram marcados por Maher Carrizo e Tomás Galván, garantindo a vaga dos donos da casa nas quartas de final.

Após o empate sem gols na Arena Castelão na semana passada, o Tricolor cearense viajou à Argentina com a missão de vencer ou empatar com gols para avançar. No entanto, o Vélez foi mais eficiente e aproveitou as chances criadas.

O jogo

O time argentino não demorou a impor seu ritmo e abriu o placar logo aos 6 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento preciso de Gómez pela esquerda, o atacante Maher Carrizo subiu mais alto que a defesa e testou firme para o fundo das redes, sem chances para o goleiro Helton Leite.

O Fortaleza tentou reagir e até criou boas oportunidades com Marinho, que exigiu duas defesas importantes do goleiro Marchiori. Contudo, aos 27 minutos, um erro na saída de bola do atacante Deyverson se tornou fatal. O Vélez recuperou a posse, armou um contra-ataque rápido, e Jano Gordon serviu Tomás Galván. O camisa 10 dominou dentro da área e finalizou com categoria, ampliando a vantagem para 2 a 0 e dificultando ainda mais a situação do time brasileiro.

Leia mais:  Palmeiras vence por 3 x 1, rebaixa o Ceará e fecha Brasileirão como o melhor vice-campeão da história

Segunda tempo

Para a etapa final, o técnico do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda, promoveu mudanças ofensivas na tentativa de buscar a reação. Allanzinho, que entrou no decorrer do jogo, teve um impacto imediato, obrigando Marchiori a realizar uma boa defesa e, minutos depois, carimbando a trave em um chute de fora da área. Pikachu também levou perigo à meta argentina, mas a forte marcação imposta pelo Vélez e a falta de pontaria impediram que o gol do Leão do Pici acontecesse.

Com a vantagem confortável, o Vélez Sarsfield soube administrar o resultado, controlando o ritmo do jogo e neutralizando as investidas do Fortaleza. A equipe mandante ainda quase marcou o terceiro gol em uma cabeçada de Magallán, mas o placar permaneceu em 2 a 0 até o apito final.

Próximos confrontos

Classificado, o Vélez Sarsfield aguarda agora o vencedor do confronto entre Racing e Peñarol para definir seu adversário nas quartas de final da Libertadores. O Racing venceu o jogo de ida por 1 a 0, e a partida de volta será disputada ainda nesta terça-feira.

Para o Fortaleza, a eliminação significa focar exclusivamente no Campeonato Brasileiro. O próximo desafio do Leão do Pici será neste domingo, às 18h30 (de Brasília), recebendo o Bahia na Arena Castelão, pela 21ª rodada da competição nacional. Já o Vélez Sarsfield volta a campo na próxima segunda-feira (25) para enfrentar o Godoy Cruz pelo Campeonato Argentino.

Fonte: Esportes

Leia mais:  Goleiro do Santos assume culpa por derrota na Sul-Americana 

Comentários Facebook
publicidade

Esportes

Cruzeiro busca empate na Bombonera, segura o Boca e assume liderança do Grupo D

Publicado

O Cruzeiro arrancou um empate por 1 a 1 com o Boca Juniors na noite desta terça-feira, em La Bombonera, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, e terminou a rodada na liderança do Grupo D. Miguel Merentiel marcou para os argentinos, enquanto Fagner deixou tudo igual para a equipe mineira.

Com o resultado, o time celeste chegou aos oito pontos e assumiu a ponta da chave. O Boca apareceu logo atrás, com sete. A situação do Cruzeiro, porém, ainda pode mudar no complemento da rodada, caso a Universidad Católica pontue diante do Barcelona de Guayaquil, em confronto marcado para esta quarta-feira, às 21h30, no Chile.

A equipe brasileira teve mais posse de bola no primeiro tempo, mas encontrou um adversário mais objetivo. O Boca aproveitou uma cobrança de falta aos 15 minutos para abrir o placar. Paredes levantou na área pela esquerda, e Merentiel apareceu na pequena área para desviar e vencer a defesa cruzeirense.

Na etapa final, o Cruzeiro conseguiu reagir. Aos 11 minutos, Kaiki Bruno levou a melhor pela esquerda sobre Braida e cruzou para a entrada da área. Fagner apareceu livre e finalizou com firmeza no canto esquerdo de Brey para decretar o empate.

O jogo seguiu aberto, com chances dos dois lados. Aos 16 minutos, Belmonte pegou a sobra dentro da área e tentou encobrir o goleiro, acertando o travessão. Na sequência do lance, Di Lollo finalizou, mas Gerson evitou o gol em cima da linha.

Leia mais:  Fluminense domina seleção do Carioca 2026 mesmo sem o título; Pedro e Patryck dividem artilharia

A situação do Cruzeiro ficou mais complicada aos 22 da etapa final, quando Gerson acertou o joelho de Paredes em disputa de bola. Após revisão no VAR, o árbitro Jesús Valenzuela decidiu pela expulsão do jogador brasileiro, deixando os mineiros com um a menos no momento mais delicado da partida.

Mesmo em inferioridade numérica, o time brasileiro ainda teve chance de sair com a vitória. Aos 41 minutos, Villarreal ganhou pelo alto, ficou frente a frente com Brey, mas finalizou em cima do goleiro e desperdiçou a melhor oportunidade do Cruzeiro no fim do duelo.

Nos acréscimos, o Boca chegou a balançar as redes novamente. Blanco levantou a bola na área, Jonathan Jesus afastou parcialmente, e Merentiel aproveitou a sobra para marcar seu segundo gol na partida. O lance, no entanto, foi revisado pelo VAR por cerca de dois minutos, e o árbitro anulou o gol ao identificar toque de mão de Delgado na origem da jogada.

Com o empate fora de casa, o Cruzeiro mantém a disputa pela classificação em aberto e deixa La Bombonera com um ponto importante na briga pela vaga às oitavas de final da Libertadores.

Próximos jogos

Boca Juniors

Jogo: Boca Juniors x Universidad Católica
Competição: Copa Libertadores – Fase de Grupos (6ª rodada)
Data e hora: Quinta, 28 de maio de 2026, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio La Bombonera, em Buenos Aires (ARG)

Leia mais:  Corinthians arranca empate com Fortaleza no último minuto 

Cruzeiro

Jogo: Cruzeiro x Chapecoense
Competição: Campeonato Brasileiro – 17ª rodada
Data e hora: Domingo, 24 de maio de 2026, às 16h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

FICHA TÉCNICA
Boca Juniors 1 x 1 Cruzeiro
Competição Copa Libertadores – Rodada 5 (Grupo D)
Local La Bombonera, em Buenos Aires (ARG)
Data 19 de maio de 2026 (terça-feira)
Horário 21h30 (de Brasília)
Cartões amarelos Fagner e Néyser Villarreal (Cruzeiro); Ayrton Costa e Zeballos (Boca Juniors)
Cartões vermelhos Gerson (Cruzeiro)
Gols Miguel Merentiel, aos 15′ do 1ºT (Boca Juniors); Fagner, aos 11′ do 2ºT (Cruzeiro)
Arbitragem Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN); Assistentes: Tulio Moreno (VEN) e Alberto Ponte (VEN); VAR: Ángel Arteaga (VEN)
Cruzeiro Otávio; Fagner (Kauã Morais), Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Gerson, Christian e Matheus Pereira (João Marcelo); Bruno Rodrigues (Sinisterra) e Kaio Jorge (Néiser Villarreal)
Técnico Artur Jorge
Boca Juniors Brey; Braida, Di Lollo, Ayrton Costa e Blanco; Leandro Paredes, Tomás Belmonte (Zeballos), Delgado e Aranda; Miguel Merentiel e Giménez (Ángel Romero)
Técnico Claudio Úbeda

Fonte: Esportes

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana