Nacional

Governo Federal firma parceria com oito municípios do Pará para a Escola do Trabalhador 4.0

Publicado

Oito municípios do estado do Pará se tornaram parceiros do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na Escola do Trabalhador 4.0, plataforma que oferece 5,5 milhões de vagas gratuitas e online em cursos nas áreas de tecnologia e comunicação. A cerimônia de assinatura do Termo de Adesão aconteceu no Ginásio de Esportes Assis Baía, em Santa Bárbara do Pará, com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e representantes das prefeituras dos municípios parceiros.

Durante o evento, o ministro destacou que vivemos na era da tecnologia e que o conhecimento digital é essencial para evitar dificuldades em tarefas básicas do dia a dia, sendo a Escola do Trabalhador 4.0 uma oportunidade para que todos possam se preparar. “Juntos estamos criando melhores condições para que os trabalhadores tenham acesso ao que merecem: educação, dignidade, trabalho e futuro”, afirmou. Segundo Marinho, a parceria com as prefeituras é uma estratégia para levar essa política ao maior número de pessoas possível.

Leia mais:  Ministério de Portos e Aeroportos anuncia Aliança pelo Transporte Sustentável na Amazônia

Ao aderir à Escola do Trabalhador 4.0, a prefeitura se compromete a oferecer laboratórios equipados com computadores, acesso à internet e facilitadores para acompanhar os alunos durante os cursos. Em contrapartida, os facilitadores recebem capacitação online gratuita, e os certificados emitidos podem incluir a logomarca do município parceiro, além das do MTE e da Microsoft.

Sobre a Escola do Trabalhador 4.0

Com atuação em todo o território nacional, a Escola do Trabalhador 4.0 integra o Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional, no âmbito do Programa Caminho Digital, e é uma das principais estratégias do Governo Federal para preparar a população para as novas dinâmicas do mundo do trabalho, reduzir desigualdades regionais e promover oportunidades reais de geração de renda.

A Escola é uma parceria do MTE com a Microsoft e oferece 39 trilhas educacionais com 190 cursos, que vão do letramento digital até conteúdos avançados em Tecnologia da Informação. Os cursos são atualizados periodicamente, não exigem escolaridade mínima nem limite de idade, e incluem um teste de carreira para ajudar o aluno a identificar a trilha mais adequada ao seu perfil. Ao final, os participantes realizam uma prova online e, ao acertarem pelo menos 50% das questões, recebem certificação Microsoft.

Leia mais:  Porto de Itajaí retoma contrato de dragagem com continuidade das operações por 12 meses

Saiba mais sobre a plataforma aqui

Seja parceiro da Escola

Estados, prefeituras, entidades, associações ou sindicatos podem se tornar parceiros da Escola do Trabalhador 4.0 junto ao MTE e à Microsoft. A solicitação de adesão é realizada por meio de ofício e deve ser enviada para [email protected], com cópia para [email protected]. A parceria não envolve repasse de recursos financeiros.

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

CMSE aprova medidas para preparar o sistema elétrico para os impactos do El Niño e do cenário geopolítico

Publicado

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) aprovou, nesta quarta-feira (22/7), seguindo recomendações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), medidas para reforçar a segurança do atendimento eletroenergético diante da elevada probabilidade de ocorrência do fenômeno El Niño no segundo semestre de 2026, e das incertezas do atual cenário geopolítico que pode impactar nos preços dos combustíveis.

Entre as ações aprovadas está a antecipação do início do suprimento de cinco contratos vencedores do Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Energia (LRCE 2022) e do Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência (LRCAP 2026), que garantirá 1,8 GW adicionais ao Sistema Interligado Nacional (SIN) a partir de 1º de setembro.

O volume antecipado é fundamental para garantir a segurança do sistema elétrico brasileiro em 2026 e início de 2027, principalmente prevendo as consequências que podem ser causadas pelo El Niño. O parecer que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) emitiu em julho aponta cenário de “elevada probabilidade” de ocorrer o fenômeno, que reduz a disponibilidade de energia produzida na região Norte do país e aumenta a carga do sistema elétrico devido à elevação das temperaturas e do consequente crescimento do consumo de energia.

De acordo com as informações publicadas no Plano de Operação Energética (PEN) 2025, e atualizadas na versão de 2026, a antecipação desses contratos recompõe o montante que o LRCAP 2026 não contratou devido à falta de oferta. O certame, realizado em março deste ano, fixou em 4,2 GW a potência necessária para o atendimento de ponta, mas foram contratados 2,2GW.

A decisão para antecipar os contratos também se baseou nas incertezas geopolíticas ocasionadas pelo atual cenário de guerras, que podem impactar diretamente os preços de combustíveis. De acordo com estudos elaborados pelo MME, a utilização de usinas sem contrato (merchant) para suprimento de carga custam, no mínimo, 25% a mais do que as contratadas nos certames.

Leia mais:  Aeroporto de Araguaína integra a primeira fase do Programa AmpliAR, voltado à modernização da aviação regional

Processo

Em abril de 2026, o MME consultou os empreendimentos vencedores do LRCE 2022 e LRCAP 2026 sobre a disponibilidade e interesse em antecipar seus contratos. Ao todo, foram consultadas usinas que somam cerca de 3.482 GW de capacidade instalada. Desse total, aproximadamente 2.377 MW manifestaram interesse na antecipação, cabendo ao ONS indicar o montante necessário para atendimento das necessidades do sistema. A seleção final contemplou os empreendimentos compatíveis com os requisitos operacionais identificados nos estudos de planejamento com menor impacto tarifário.

 Informações Técnicas:

Antecipação de Empreendimentos de Geração

Deliberações:

I – Recomendar a antecipação de início de suprimento dos Contratos de Reserva de Capacidade decorrentes dos Leilões de Reserva de Capacidade na forma de energia de 2022 – LRCE 2022 e na forma de potência de 2026 – LRCAP 2026, dos empreendimentos indicados a seguir, de modo que os contratos tenham vigência em 1º de setembro de 2026, totalizando 1.827,1 MW, com base nas avaliações do Plano de Operação Energética – PEN 2026/2030 e a manifestação de interesse dos respectivos agentes, de modo a contribuir para a segurança do atendimento eletroenergético em 2026:

Garantia Física LRCE 2022
Garantia Física LRCE 2022

 

II – Recomendar que todas as demais cláusulas dos contratos originais, inclusive as relativas às penalidades por atraso no início da operação comercial do empreendimento, passem a valer desde o início da data de antecipação.

Avaliação da Base de Dados dos Estudos Elétricos e Energéticos

Deliberação: Tendo em vista as discussões realizadas no âmbito técnico do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico –  CMSE relativas às Bases de Dados de Geração de Estudos Elétricos e Energéticos, e considerando a deliberação de 312ª Reunião do CMSE (Ordinária), realizada em 05 de novembro de 2025, o CMSE deliberou por aprovar a implementação, a partir do Programa Mensal de Operação Energética – PMO de janeiro de 2027, da representação da expansão da capacidade instalada de geração de energia elétrica de usinas do Ambiente de Contratação Livre – ACL no bloco de ofertas considerado no PMO, conforme a seguir:

Leia mais:  Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

(i) Considerar todas as usinas do ACL que estejam em obras, conforme critério já vigente;

(ii) Considerar, para as usinas do ACL que não estejam com obras iniciadas:

                        (a) aquelas que possuam contratos de compra e venda de energia de longo prazo – PPA, do inglês Power Purchase Agreement, e contrato de uso da rede (Sistema de Transmissão – CUST ou o Sistema de Distribuição – CUSD) válidos, conforme critério já vigente;

                        (b) aquelas que possuam Contrato de Uso do Sistema de Transmissão – CUST e Garantia Prévia para Celebração do CUST – GPC válidos;

(iii) Considerar os critérios definidos nos itens i e ii no PMO “Sombra” para o período de agosto a dezembro de 2026; e

(iv) recomendar que as instituições considerem em todos os processos o disposto no art 7º da Resolução CNPE nº 01/2024.

O CMSE, na sua competência legal, continuará monitorando, de forma permanente, as condições de abastecimento e o atendimento ao mercado de energia elétrica do País, adotando as medidas para a garantia do suprimento de energia elétrica. As definições finais sobre a reunião do CMSE desta quarta-feira (22/07) serão consolidadas em ata devidamente aprovada por todos os participantes e divulgada conforme o regimento.

*Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana