Educação

MEC visita obras do Campus Fortaleza – São Gerardo do IFCE

Publicado

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, visitou, nesta quinta-feira, 25 de junho, as obras do Campus Fortaleza – São Gerardo, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), na capital cearense. O empreendimento recebe investimento de R$ 26,9 milhões, sendo R$ 25 milhões provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Ao todo, o IFCE recebe R$ 234,2 milhões do Ministério da Educação (MEC), por meio do Novo PAC, para obras de expansão e consolidação da infraestrutura de unidades já existentes. 

A agenda também contou com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli; e do reitor do IFCE, José Wally Mendonça. 

“Neste século, passamos pela maior expansão da educação profissional e tecnológica já vista no Brasil, com 622 novas unidades neste período”, disse Barchini. “Nós seguiremos trabalhando para consolidar e expandir ainda mais a Rede Federal, com o objetivo de chegar a mil institutos até 2030, sempre com qualidade e efetividade. Para isso, faremos mais 200 novas escolas, contemplando todos os estados brasileiros”. 

Nós seguiremos trabalhando para consolidar e expandir ainda mais a Rede Federal, com o objetivo de chegar a mil institutos até 2030, sempre com qualidade e efetividade”. Leonardo Barchini, ministro da Educação

Segundo o reitor do IFCE, o Campus Fortaleza – São Gerardo é um espaço muito aguardado pela população da região. “É uma oportunidade muito grande para uma comunidade que anseia há anos por essa escola, com cursos de ensino médio e de educação superior. É uma população que enfrenta condições precárias e que terão acesso a uma educação de qualidade que muitas outras não tiveram”, completou Mendonça. 

Leia mais:  Delegações da Coalizão para a Alimentação Escolar visitam escolas

O campus está sendo reformado e ampliado, uma vez que funcionava no local a Secretaria de Segurança Pública do Ceará. A futura unidade, doada pelo governo do Estado ao IFCE, contará com blocos de sala de aula e administrativo, laboratórios, restaurante estudantil, dentre outras estruturas. A nova unidade terá uma área total construída de 5.736 metros quadrados, dividida em guarita e quatro blocos: 

  • Bloco A: terá área construída de 1.154,45 metros quadrados, distribuída em dois pavimentos, concebidos para abrigar o setor administrativo; 
  • Bloco B: também com dois pavimentos, o local possuirá área construída de 1.207,07 metros quadrados, destinados aos setores administrativos e de convivência; 
  • Bloco C: o espaço foi construído com dois pavimentos que ocupam 1.754,93 metros quadrados e será composto por laboratórios, auditório e biblioteca; 
  • Bloco D: destinado às salas de aula, a unidade conta com 1.595,55 metros quadrados de área construída e dois pavimentos. 

A nova unidade também ganhará um restaurante estudantil e um bloco de laboratórios, com um valor de R$ 4 milhões. A obra conta com um refeitório com área construída de 349,52 metros quadrados no pavimento térreo e laboratórios com o mesmo tamanho no segundo pavimento.  

25/06/2026 - Ministro visita Futuras Instalações do IFCE Campus Fortaleza São Geraldo. Fotos Luís FortesMEC

IFCE – O Instituto Federal do Ceará possui 34 unidades em funcionamento, sendo 33 campi e um polo de inovação. Cerca de 57 mil alunos estão matriculados nos 473 cursos oferecidos, incluindo qualificação profissional, e aproximadamente 23,8 mil vagas são disponibilizadas todos os anos para ingressar no instituto. 

Leia mais:  Enem 2026 amplia aplicação e terá provas em 1,9 mil municípios

Consolidação e Expansão – O Novo PAC também prevê recursos para a consolidação dos institutos federais, com investimento de R$ 1,6 bilhão. Essa ação tem como foco os campi que ainda não possuem infraestrutura completa. Durante a consolidação, as prioridades para investimento são a construção de restaurantes estudantis, bibliotecas, blocos de salas de aula e laboratórios, quadras poliesportivas e unidades em instalações definitivas. Para o IFCE, os investimentos na ação de consolidação somam R$ 67,1 milhões. No período de 2023 a maio de 2026, foram repassados R$ 52,7 milhões, com aditivos. Ainda estão previstos mais R$ 17 milhões.  

Já para a expansão dos institutos federais, o governo federal está implantando mais de 100 novas unidades em todo o país, também com recursos do Novo PAC, totalizando R$ 2,7 bilhões. A previsão é criar mais de 155 mil novas vagas de educação profissional e tecnológica, principalmente de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Cada campus recebe investimento médio de R$ 25 milhões e terá capacidade de atender, em média, 1.400 estudantes. No IFCE, estão sendo investidos R$ 167,1 milhões para a construção de seis novos campi: Fortaleza – São Gerardo; Fortaleza – Messejana; Cascavel; Mauriti; Campos Sales; e Mangabeira. 

Resumo | Mais educação para o Ceará 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
publicidade

Educação

PND: 236 municípios de São Paulo aderiram ao exame

Publicado

O estado de São Paulo registrou a adesão de 236 municípios à Prova Nacional Docente (PND) em 2026. O número representa 36,6% do total de cidades no estado (645). A adesão ao exame teve um crescimento de 6,7% em comparação à edição de 2025, quando 193 municípios paulistas participaram.

As inscrições deste ano estão abertas até 3 de julho, no Sistema PND. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará a prova no dia 20 de setembro. Confira a lista de municípios em que haverá aplicação do exame.

Em 2026, a adesão à PND passou a ter validade por tempo indeterminado. Isso significa que as redes que aderiram poderão utilizar os resultados da prova nos próximos anos sem a necessidade de nova adesão, bastando prever, expressamente, o uso dos resultados da PND em seus editais de seleção. 

Brasil – Em 2026, 2.031 entes federativos aderiram à Prova Nacional Docente (PND), esse número representa uma participação de 96% das capitais e 85% dos estados brasileiros. Em comparação com 2025, a adesão ao exame cresceu mais de 30%. Do total de entes que aderiram ao exame, 615 manifestaram interesse em utilizar os resultados da PND em seus processos seletivos deste ano.

Leia mais:  MEC Livros: quando o amor pela leitura encontra a acessibilidade

Confira a adesão à PND por unidade da Federação (UF):

UF

Adesão PND 2026

Nº municípios aderidos

AC

63,6%

14

AL

60,8%

62

AM

83,9%

52

AP

62,5%

10

BA

32,6%

136

CE

20,7%

38

DF

0,0%

0

ES

35,9%

28

GO

39,0%

96

MA

21,7%

47

MG

31,4%

268

MS

65,8%

52

MT

54,2%

77

PA

31,9%

46

PB

26,0%

58

PE

31,4%

58

PI

34,4%

77

PR

38,6%

154

RJ

65,2%

60

RN

33,5%

56

RO

94,2%

49

RR

40,0%

6

RS

28,0%

139

SC

50,5%

149

SE

25,3%

19

SP

36,6%

236

TO

14,4%

20

PND – A Prova Nacional Docente tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade dos processos seletivos de professores, a fim de incentivar não apenas a realização de concursos públicos mais frequentes, mas também a ampliação da presença de profissionais mais qualificados nas redes públicas de ensino.

O exame soma-se a outras iniciativas do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações integradas para promover a valorização e a qualificação do magistério da educação básica e o incentivo à docência no Brasil.

Leia mais:  MEC inicia certificação de gestores da Rede Federal

Diretrizes –Edital Inep nº 67/2026 dispõe sobre as regras e os procedimentos para a realização da PND. A prova terá a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, desde a sua edição de 2024, tem enfoque nos cursos de formação docente. Neste ano, será aplicada no dia 20 de setembro, e os anos subsequentes contarão também com a avaliação.

Mais Professores – Instituído pela Lei nº 15.344/2026 e pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi criado em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa busca fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo. Além disso, estima-se que o programa atenda 2,3 milhões de docentes em todo o país, com as seguintes iniciativas, além da PND: Bolsa Mais Professores, Pé-de-Meia Licenciaturas, Portal de Formação, bem como ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.   

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria-Executiva (SE)

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana