Nacional

Ministro Silvio Costa Filho anuncia recursos para construção de embarcações em Santa Catarina

Publicado

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anuncia, nesta quarta-feira (21), em Navegantes (SC), recursos no valor de R$ 1,98 bilhão para a construção de seis novas embarcações de apoio a operações offshore. A contratação de financiamento é pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM), por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Do valor total do financiamento, R$ 134 milhões já foram contratados. Os projetos contemplam a construção de seis embarcações do tipo PSV (Platform Supply Vessel), voltadas ao suprimento de plataformas de petróleo.

A iniciativa visa fortalecer a indústria naval brasileira e a frota de apoio offshore, com a previsão de gerar cerca de 1.200 empregos diretos durante a fase de construção, impulsionando a economia local e a cadeia produtiva do estado.

Credenciamento

Os interessados na cobertura do evento poderão solicitar a participação pelo e-mail [email protected], informando nome completo, CPF e veículo de imprensa. Não está prevista transmissão.

Serviço

O quê: Anúncio de financiamento para construção de embarcações de apoio marítimo
Quando: quarta-feira, 21 de janeiro
Horário: 11h
Onde: Estaleiro Navship – Rua Orlando Ferreira, 305 – Machados, Navegantes (SC)

Leia mais:  MME e EPE publicam planejamento para garantir segurança energética dos sistemas isolados

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Silveira recebe Dilma Rousseff para tratar de agenda de infraestrutura energética com o Banco do BRICS

Publicado

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, recebeu nesta terça-feira (27/4) a presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, para tratar de temas relacionados à ampliação de investimentos em infraestrutura energética e ao fortalecimento de parcerias estratégicas no âmbito do bloco. Ex-ministra de Minas e Energia, Dilma teve papel central na última grande reforma do setor elétrico brasileiro, reforçando o caráter institucional do diálogo com a atual gestão da pasta.

Durante o encontro, Silveira destacou o ambiente de segurança regulatória e previsibilidade que o Brasil vem consolidando no setor, com avanços importantes na realização de leilões estruturantes. Entre os principais marcos, o ministro ressaltou o Leilão de Reserva de Capacidade de 2026 (LRCAP), considerado o maior certame de geração da história do país, com contratação de 19 GW e economia estimada em bilhões de reais ao longo dos contratos, reforçando a confiabilidade do Sistema Interligado Nacional.

Para o ministro Alexandre Silveira, a agenda reforça a continuidade e a evolução institucional do setor elétrico brasileiro. “Receber a presidenta Dilma Rousseff, que já esteve à frente do MME e conduziu uma das mais importantes reformas do setor, é a reafirmação de que o Brasil sabe construir políticas de Estado. Hoje, damos sequência a esse processo, com uma nova agenda de modernização, segurança energética e atração de investimentos, em diálogo com parceiros estratégicos como o BRICS, para ampliar a nossa infraestrutura e fortalecer o papel do país na transição energética global”, disse.

Leia mais:  SAF: Petrobras realiza testes inéditos e MPor atua para acelerar transição energética na aviação

O ministro também mencionou que o setor elétrico brasileiro volta a passar por um novo ciclo de modernização sob sua gestão, com medidas voltadas à ampliação da competitividade, à atração de investimentos e à garantia de segurança energética, em linha com os desafios atuais da transição energética e da expansão da demanda.

O diálogo também abordou oportunidades de cooperação entre o Brasil e o BRICS em projetos voltados à expansão da infraestrutura energética, incluindo transmissão, integração de sistemas e soluções que ampliem a segurança energética com sustentabilidade. A reunião reforça o alinhamento entre o Ministério de Minas e Energia e o Banco do BRICS na promoção de projetos estruturantes, com potencial de gerar desenvolvimento econômico, atração de investimentos e ampliação da oferta de energia no Brasil e em países parceiros.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana