Ministério Público MT

Município cumpre recomendação do MP e instala 48 novas câmeras

Publicado

O município de Sapezal (a 500 km de Cuiabá) vai ampliar o sistema de videomonitoramento urbano com a instalação de 48 novas câmeras do programa Vigia Mais MT até o fim do mês de abril. A iniciativa atende a uma recomendação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio da Promotoria de Justiça de Sapezal, para que o município aderisse ao programa estadual.Os equipamentos serão distribuídos em 22 pontos estratégicos da área urbana e reforçam as ações de segurança pública na cidade. Com a nova etapa, o sistema passará a contar com 78 câmeras, somadas às 30 unidades já em funcionamento desde 2022. As câmeras serão instaladas em locais de grande circulação de pessoas e veículos, com o objetivo de ampliar o monitoramento e aumentar a segurança da população. O reforço tecnológico se soma a outros resultados entregues pelo Ministério Público à população em parceria com outras instituições, como aumento em 100% no efetivo da Guarda Municipal viabilizada mediante TAC, Grupo Reflexivo com a Polícia Civil, Patrulha Maria da Penha com a PM, blitz educativas, nova sede do Conselho Tutelar, dentre outras medidas.O sistema opera 24 horas por dia, com monitoramento realizado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Mato Grosso (Ciosp) e pela Polícia Militar. A tecnologia auxilia na prevenção e repressão à criminalidade, na localização de veículos furtados ou roubados, na identificação de suspeitos e foragidos da Justiça, além de contribuir com a segurança no trânsito.Entre os principais benefícios do Vigia Mais MT estão o monitoramento em tempo real, que permite respostas rápidas a ocorrências, o acompanhamento de pessoas em atitudes suspeitas, o apoio às investigações policiais e a gestão do tráfego urbano. A presença das câmeras também atua como fator de inibição de atividades criminosas e reforça a sensação de segurança para moradores e visitantes que circulam pelas vias públicas.

Leia mais:  Solenidade de posse da Procuradora de Justiça Fânia Amorim 

Foto: Reprodução | Prefeitura Municipal.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Ministério Público MT

MPMT prestigia capacitação promovida pelo TCE para conselheiros de saúde

Publicado

A subprocuradora-geral de Justiça Administrativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), Januária Dorilêo, participou, nesta terça-feira (23), da cerimônia de abertura da Capacitação para o Fortalecimento do Controle na Saúde: Governança e Monitoramento dos Planos. A iniciativa é promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), em Cuiabá.Realizado pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas) do TCE-MT, o evento reúne conselheiros municipais de saúde dos 142 municípios mato-grossenses com o objetivo de fortalecer o controle social, ampliar a qualificação dos participantes e contribuir para o acompanhamento mais efetivo das políticas públicas de saúde.Durante a abertura, Januária Dorilêo destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da participação social e para a melhoria das políticas públicas de saúde. Segundo ela, a trajetória dos conselhos municipais de saúde demonstra a importância desses colegiados para a construção e fiscalização das ações voltadas à população. A subprocuradora também ressaltou que a capacitação terá reflexos diretos nos municípios, fortalecendo a atuação dos conselheiros e aprimorando o controle social.“É uma honra estar aqui representando o Ministério Público nesse evento que consideramos de extrema importância. Sem sombra de dúvidas, essa capacitação irá refletir, brevemente, lá na ponta, trazendo resultados efetivos ao cidadão mato-grossense. Conselheiros treinados e capacitados certamente contribuirão para esse controle social, que é tão necessário para todos nós”, afirmou.A subprocuradora lembrou ainda que o Ministério Público está presente nas 79 comarcas do estado e atua como parceiro da população na defesa dos direitos coletivos. Ela destacou que o aperfeiçoamento dos conselheiros municipais contribuirá para fornecer subsídios que fortaleçam a efetividade das políticas públicas de saúde e ampliem a transparência na aplicação dos recursos públicos.Na abertura, o coordenador-geral do encontro, presidente da Copspas e corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, destacou a importância da participação dos conselheiros municipais de saúde nas etapas de planejamento, monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Saúde. Segundo ele, esses instrumentos devem refletir as necessidades locais e garantir maior transparência na aplicação dos recursos públicos.A capacitação integra as ações desenvolvidas pelo Tribunal de Contas para o aperfeiçoamento da governança pública e o fortalecimento dos mecanismos de fiscalização e controle social. Durante os três dias de programação, os participantes terão acesso a palestras e módulos temáticos voltados ao planejamento, acompanhamento e monitoramento das políticas de saúde.(Com informações do TCE-MT)Fotos: Alair Ribeiro|TCE-MT

Fonte: Ministério Público MT – MT

Leia mais:  Pai e filho vão a júri por feminicídio de adolescente

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana