Agro News

Novo modelo de crédito para o agronegócio ganha destaque e oferece condições facilitadas

Publicado

O crédito rural continua sendo um instrumento fundamental para o agronegócio brasileiro, utilizado em diversas fases da atividade, como aquisição de imóveis rurais, máquinas, equipamentos, expansão do negócio e custeio agrícola. Com a Selic atualmente em 14,75% ao ano, as taxas das linhas de investimento e custeio permanecem elevadas, gerando críticas de produtores e entidades de classe. Até o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, já destacou o impacto da taxa sobre o setor, afirmando que “a taxa Selic é desproporcional no Brasil”.

ConsulttAgro oferece alternativas fora do crédito governamental

Além do crédito rural tradicional, o produtor conta com opções do setor privado. A ConsulttAgro, liderada pelas consultoras financeiras Gabriela e Tainara, se especializa na captação de recursos para o agronegócio, oferecendo condições atrativas para aquisição de imóveis rurais, compra de maquinário e custeio, incluindo planos vinculados ao Plano Safra.

Com mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, a empresa já liberou mais de R$ 700 milhões em crédito para produtores rurais, trabalhando em parceria com mais de 20 instituições financeiras, administradoras de crédito privadas e fundos de investimento.

Leia mais:  Ibraoliva cobra reforço na fiscalização de azeites importados e adesão do Brasil ao COI para proteger produção nacional
Estratégia personalizada para cada produtor

Segundo Gabriela, o primeiro passo é entender o objetivo do produtor. “Identificamos a necessidade do cliente, garantias disponíveis, cadastro e faturamento. Nosso foco é buscar a melhor taxa, custo operacional e prazos adequados ao perfil do produtor”, explica.

Tainara reforça que garantias e prazos de pagamento são determinantes para conquistar condições vantajosas. “Algumas linhas utilizam o próprio imóvel como garantia, outras exigem garantias maiores, dependendo da operação. Por isso, informações claras e objetivas no primeiro contato são essenciais”, afirma a consultora.

Produtores destacam qualidade e suporte da ConsulttAgro

Produtores já relatam os benefícios do atendimento personalizado. Rogério Oliveira, do Grupo R.O, em Querência (MT), afirma:

“Precisava de uma consultoria de crédito diferenciada e encontrei a ConsulttAgro. A equipe é humana, acompanha todas as fases da contratação, orienta sobre o uso responsável do capital e apresenta soluções adequadas à minha realidade. É uma inovação no setor de crédito agrícola no Brasil.”

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

Em painel da FAO em Roma, é apresentado relatório que mostra crescimento mundial da Pesca e Aquicultura

Publicado

Ao participar nesta segunda-feira (08) da 37ª Sessão do Comitê de Pesca da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (COFI37), em Roma, o ministro da Pesca e Aquicultura, Edipo Araujo, destacou: “A participação no Comitê integra a estratégia do MPA de ampliar o diálogo internacional, promover o intercâmbio de experiências e fortalecer políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da pesca e da aquicultura”. A missão brasileira participou de um espaço dinâmico de debates rápidos e informais que funciona como uma plataforma paralela às sessões plenárias oficiais. O Ministério da Pesca e Aquicultura também formalizou dois Memorandos de Entendimento (MdE) para ampliar a cooperação em pesca e aquicultura: um entre o MPA e a FitI e outro entre Brasil e Itália.

Durante a programação, o ministro da Pesca e Aquicultura, Edipo Araujo, destacou a importância da presença brasileira no principal fórum internacional dedicado às políticas de pesca e aquicultura e da construção de parcerias com outros países e instituições. Foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo Brasil com reforço para a necessidade de aproximar produção, sustentabilidade, ciência e segurança alimentar. “O Brasil reafirma seu compromisso com a cooperação internacional”, afirmou o ministro.

Brasil e Itália ampliam parceria

Um dos principais momentos da agenda desta terça-feira foi a assinatura do Memorando de Entendimento entre Brasil e Itália na área de pesca e aquicultura. O acordo estabelece uma agenda de cooperação entre os dois países, com possibilidade de intercâmbio de conhecimentos, experiências e iniciativas relacionadas ao desenvolvimento sustentável das atividades pesqueiras e aquícolas.

Leia mais:  Ibraoliva cobra reforço na fiscalização de azeites importados e adesão do Brasil ao COI para proteger produção nacional

Para o MPA, a parceria representa uma oportunidade de fortalecer a troca de conhecimentos e aproximar instituições brasileiras e italianas em temas estratégicos para o setor. A cooperação internacional também contribui para ampliar a participação do Brasil nas discussões sobre sustentabilidade dos recursos pesqueiros, inovação, desenvolvimento da aquicultura e segurança alimentar.

MPA também assina MdE com a FitI

Outro acordo firmado durante a missão foi o Memorando de Entendimento entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e a Iniciativa de Transparência nas Pescas (Fisheries Transparency Initiative – FitI). A FitI é uma parceria global multissetorial que visa tornar a gestão da pesca marinha mais transparente, sustentável e responsável. Fundada em 2015, ela funciona por meio de um esforço conjunto entre governos, empresas pesqueiras e a sociedade civil, fornecendo um padrão único para a publicação de dados confiáveis sobre o setor pesqueiro.

A parceria amplia o diálogo institucional e abre espaço para ações conjuntas de interesse do setor, com foco no intercâmbio e na cooperação em pesca e aquicultura. A assinatura dos dois documentos reforça a atuação do MPA no cenário internacional e a busca por parcerias que possam contribuir para o desenvolvimento do setor no Brasil.

Pesca e aquicultura brasileiras no debate internacional

A participação brasileira no COFI37 ocorre em um momento de fortalecimento das políticas nacionais para a pesca e a aquicultura. Entre os temas defendidos pelo Brasil estão o desenvolvimento sustentável da produção, a valorização da pesca artesanal, o fortalecimento das comunidades pesqueiras, a ampliação da aquicultura e a construção de políticas públicas baseadas em ciência e dados.

Leia mais:  Renascer Biotecnologia projeta crescimento e mira superar vendas em leilões na ExpoBrangus 2026

Durante a missão em Roma, o ministro também destacou a importância de garantir que o debate internacional considere a realidade dos pescadores e produtores e contribua para transformar os compromissos assumidos em ações concretas.

“Precisamos fortalecer a cooperação e compartilhar experiências para que possamos avançar na construção de uma pesca e uma aquicultura cada vez mais sustentáveis”, afirmou Edipo.

A programação do MPA em Roma segue ao longo da semana, com participação nas discussões do COFI37 e em reuniões bilaterais voltadas ao fortalecimento da cooperação internacional e à promoção da pesca e da aquicultura brasileiras.  Também será discutido, ainda hoje, a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (INDNR). Nesse contexto, o Acordo sobre Medidas do Estado do Porto (PSMA) aparece como um dos principais instrumentos para combater a pesca INDNR, especialmente por meio do controle da entrada de embarcações e do compartilhamento de informações entre os países.

ASCOM
Ministério da Pesca e Aquicultura
[email protected]

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana