Policial

Polícia Civil prende faccionado que comandava tráfico de drogas em Campos de Júlio

Publicado

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20.3), a Operação Ignis, para combater a atuação de uma facção criminosa na cidade de Campos de Júlio. A ação resultou na prisão de uma liderança do grupo. Na operação, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao tráfico de drogas.

A operação integra as ações de planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para combate à atuação das facções criminosas, por meio da Operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.

As investigações, conduzidas pela Delegacia de Campos de Júlio, identificaram o papel central da liderança na estrutura da facção criminosa no município, atuando como um dos principais fornecedores do tráfico de drogas e responsável por atividades ilícitas como extorsão, tortura, incêndio criminoso e homicídios.

As investigações apontam que o faccionado iniciou sua trajetória criminosa como “aviãozinho”, entregando entorpecentes para a facção. Com o tempo, ele ascendeu na hierarquia e tornou-se responsável pela disciplina interna, aplicando punições violentas, os chamados salves, contra membros que descumpriam regras do grupo.

Leia mais:  Autor de violência doméstica foragido por roubo no Maranhão é preso em Lucas do Rio Verde

De acordo com as apurações, o suspeito liderava um esquema de extorsão, cobrando “taxas de proteção” de comerciantes locais, que eram ameaçados com represálias violentas, incluindo incêndios criminosos e depredação de estabelecimentos.

Além disso, ele é apontado como mandante de execuções. Um dos crimes mais graves atribuídos a ele é o incêndio criminoso que levou à morte de Rafael da Silva Ramos. Segundo a polícia, o faccionado ordenou que a vítima incendiasse um táxi como forma de intimidação, mas as chamas se alastraram, impedindo a fuga de Rafael, que morreu asfixiado e com queimaduras severas.

Durante as buscas, a equipe de policiais da Delegacia de Campos de Júlio encontrou grande quantidade de entorpecentes na residência do investigado, comprovando sua ligação com a facção.

O delegado responsável pelas investigações, Mateus Reiners, apontou que o objetivo da operação é desmantelar a atuação da facção criminosa na região. “A Polícia Civil vem trabalhando, por meio de investigações e operações, para restaurar a segurança pública e coibir práticas criminosas que geram sensação de insegurança entre os moradores”, disse o delegado.

Leia mais:  Associação criminosa envolvida em fraudes com cadastros de clientes é alvo de operação da Polícia Civil

Disque Extorsão

O Governo de Mato Grosso lançou o serviço “Disque Extorsão contra Facções Criminosas”, para denúncias pelo telefone 181 e virtual (clique aqui para acessar), por meio do programa Tolerância Zero. O novo canal é exclusivo para este tipo de serviço, permitindo denúncias anônimas, com sigilo garantido.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Policial

Polícia Civil prende irmãos por ameaças contra o próprio pai em Rondonópolis

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso realizou, na última sexta-feira (24.4), a prisão em flagrante de dois homens, ambos de 33 anos, investigados pelo crime de ameaça praticado contra o próprio pai, um idoso de 60 anos.

A vítima compareceu à Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Rondonópolis, na manhã da sexta-feira, e relatou um histórico prolongado de violência no ambiente familiar.

Segundo o depoimento, há aproximadamente 15 anos o idoso vem sendo submetido a ameaças de morte e agressões psicológicas por parte dos filhos, ambos usuários de substâncias entorpecentes, que residem em uma casa localizada no mesmo terreno.

Ainda conforme o registro, o idoso convive com a esposa, que também seria alvo de maus-tratos quando presente na residência. A vítima informou possuir problemas de saúde decorrentes de um acidente vascular cerebral, o que resultou em aposentadoria por invalidez, tornando-o ainda mais vulnerável à situação.

No dia dos fatos, por volta das 10 horas, o idoso relatou ter ouvido gritos e barulhos de objetos sendo destruídos no interior da residência. Ao verificar a situação, encontrou os filhos danificando o imóvel, sendo então expulso do local sob ameaça de morte caso retornasse.

Leia mais:  Jovem foragido da Justiça por tráfico de drogas é preso em Sinop

Após o ocorrido, buscou abrigo na casa de outro filho, que o orientou a procurar a delegacia. Consta ainda que um dos suspeitos teria encaminhado mensagem de áudio a um familiar reiterando as ameaças contra o pai.

Diante da gravidade dos fatos e das informações colhidas, a equipe policial, sob determinação da autoridade competente, iniciou diligências ininterruptas que culminaram na localização e prisão dos suspeitos no bairro Residencial Sítio Farias, em Rondonópolis.

Os detidos possuem antecedentes criminais, sendo que um deles faz uso de tornozeleira eletrônica e já foi preso anteriormente por crimes de roubo e tráfico de drogas. O outro já havia sido detido por episódios anteriores envolvendo o próprio pai, incluindo expulsão da vítima da residência e uso ilícito de entorpecentes.

Após a prisão, os suspeitos foram conduzidos à unidade policial, onde foram adotadas as providências legais cabíveis.

O delegado Vinícius Prezoto, titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Rondonópolis, reforçou a importância da denúncia dos crimes, especialmente aqueles praticados contra pessoas idosas.

Leia mais:  Polícia Civil prende mandante de vítima morta por dívida de entorpecentes com grupo criminoso

“A atuação rápida das forças de segurança é fundamental para a proteção das vítimas e a responsabilização dos autores. Denúncias podem ser realizadas de forma anônima, garantindo o sigilo das informações e contribuindo diretamente para a efetividade das investigações”, afirmou o delegado.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana