Um traficante, que atuava com o comércio de drogas em sua residência no bairro Campo Velho, em Cuiabá, foi preso em flagrante pela Polícia Civil de Mato Grosso, no final da tarde de terça-feira (9.12), em mais uma ação realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc).
O suspeito, de 35 anos, foi flagrado com diversas porções de entorpecentes, entre maconha e cocaína, além de apetrechos relacionados ao tráfico de drogas, dinheiro e munições. Ele foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de munições.
As investigações se iniciaram após os policiais da Denarc receberem denúncias de que o suspeito estava armazenando e comercializando drogas em sua casa. Com base nas informações, a equipe policial passou a monitorar o endereço, recebendo novas informações de que ele teria recebido grande quantidade de drogas.
Com base nas informações, foi realizada a abordagem do suspeito, sendo autorizada a entrada na residência, onde foram localizadas diversas porções de entorpecente por todo o imóvel.
No local, foram apreendidas porções grandes de maconha e cocaína e outras menores já embaladas para venda, balança de precisão, sacolas plásticas para embalo da droga, tesoura, dinheiro trocado, característico da atividade de tráfico, e munições calibre .32, calibre .380 e um cartucho calibre .36.
A residência fica localizada a 50 metros de uma escola municipal, fato que agrava a conduta, dada a proximidade da atividade criminosa de crianças e adolescentes.
Diante dos fatos, o traficante foi conduzido à Denarc, interrogado pelo delegado André Rigonato e autuado em flagrante. Foi representada a conversão da prisão em flagrante para preventiva. Posteriormente, o preso foi encaminhado para audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça.
A segurança nas eleições foi a temática principal de duas reuniões sequenciais nesta quinta-feira (16), visando aos preparativos da Justiça Eleitoral no Estado para o pleito de 4 de outubro. No primeiro encontro, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves, recebeu o superintendente Regional da Polícia Federal em Mato Grosso (PFMT), delegado Fabricio Fernando Diogo Braga; e, no segundo encontro, a recém-empossada titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), coronel PM Susane Tamanho.
Na reunião com representantes da Superintendência da PFMT, foram alinhadas tratativas para uma parceria que será formalizada e que prevê o apoio da corporação, enquanto órgão da União, em todos os aspectos que envolvem o trabalho do TRE-MT. A ação conjunta proposta tem o intuito de estabelecer uma rotina de atuação no enfrentamento à criminalidade e na apuração de denúncias de crimes eleitorais, fruto da cooperação entre as instituições, especialmente com o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Corte Eleitoral.
Dessa reunião participaram o juiz auxiliar da Presidência, Luís Aparecido Bortolussi Júnior, coordenador do GGI/TRE-MT, e o chefe de Inteligência Operacional da PFMT, Antônio Flávio Rocha Freire. A desembargadora enalteceu o trabalho da Polícia Federal no país e disse que a instituição sempre esteve presente na manutenção da democracia.
“A Polícia Federal é a maior do país e tem credibilidade. A Justiça Eleitoral está tranquila porque vai trabalhar com a melhor polícia do Brasil. Sempre acompanhei o trabalho da Polícia Federal nos últimos anos e na construção da democracia, especialmente nesses 40 anos de magistratura, quando atuei como juíza no interior de Mato Grosso”, afirmou a presidente do TRE-MT. “A eleição é nossa prioridade máxima; a gente vai envidar todos os esforços necessários pelo êxito do pleito de 2026. Deixamos a reunião satisfeitos em poder contribuir. Contem conosco”, disse o superintendente Regional da PFMT.
Uma das propostas feitas à Sesp tem relação com sistemas de segurança por videomonitoramento
Na segunda reunião, com a secretária da Sesp, também foram abordadas questões relativas à segurança pública, ocasião em que a presidente do TRE-MT expôs os desafios da Justiça Eleitoral e as pretensões das parcerias propostas ao Poder Executivo. A desembargadora Serly Marcondes Alves ainda parabenizou a secretária pelo comando da pasta e desejou sucesso diante do desafio. A coronel PM Susane Tamanho agradeceu a acolhida e afirmou que o Estado será parceiro do TRE-MT.
“A Secretaria de Segurança Pública está à disposição da Justiça Eleitoral e o que estiver ao nosso alcance será feito para que a eleição ocorra da melhor maneira possível para todos os cidadãos”, destacou a secretária da Sesp.
Também participaram das duas reuniões o diretor-geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo; os secretários Carlos Luanga Ribeiro Lima (Judiciário) e Leon Manoel Campos dos Santos Filho (Tecnologia da Informação); além dos assessores Sueli Sanae Shimada (da Presidência), Marlus Boletta Gomes de Oliveira (TJMT), Hernandésio de Lima (Jurídico) e Daniel Dino (Comunicação). Os encontros ocorreram no gabinete da Presidência do TRE-MT.
Jornalista Anderson Pinho
#PraTodosVerem – A primeira imagem mostra uma mesa de reunião em ambiente institucional. À esquerda, estão sentados representantes da Polícia Federal em Mato Grosso, vestindo trajes formais e fardamento administrativo, em diálogo com outros participantes. Sobre a mesa, veem-se livros de fotografia e documentos. Ao fundo, há um mapa regional na parede. No segundo registro, o grupo aparece em uma nova perspectiva na mesma sala. No centro da cabeceira, destaca-se a titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), que gesticula enquanto fala para os demais presentes. A composição mantém o tom profissional e colaborativo entre as instituições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.