Nacional

Prêmio “Antes que Aconteça”: inscrições abertas até 12 de abril

Publicado

Brasília, 31/3/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Acesso à Justiça (Saju), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), está com inscrições abertas, até 12 de abril, para o prêmio Antes que Aconteça, que valoriza iniciativas que ampliam o acesso das mulheres à Justiça em todo o Brasil.

O prêmio reconhece projetos que promovem a Justiça e geram impacto concreto na vida de mulheres em todo o Brasil, oferecendo visibilidade e apoio financeiro às iniciativas.

Ao todo, serão oito categorias temáticas:
• Independência que protege
• Ação em rede
• Justiça perto de quem precisa
• Justiça que acolhe mulheres
• Reparação para elas
• Inovação para proteger
• Crescer sem violência
• Organizações que constroem igualdade

A secretária da Saju, Sheila de Carvalho, destaca que “o acesso à Justiça para as mulheres não pode ser privilégio, mas sim garantia concreta, em cada território, para cada realidade. O Prêmio Antes que Aconteça nasce para reconhecer quem já está fazendo esse trabalho na ponta e para afirmar, com clareza, que prevenir a violência é uma responsabilidade coletiva e inadiável.”

Leia mais:  Empreendimentos solidários transformam resíduos em renda e preservação ambiental

As propostas vencedoras receberão prêmios de R$ 50 mil a R$ 200 mil, destinados a fortalecer e ampliar o impacto das ações. Podem participar empresas privadas, órgãos públicos, instituições do sistema de Justiça e organizações da sociedade civil, reforçando que o enfrentamento da violência é um compromisso coletivo.

As inscrições devem ser feitas pelo site oficial do prêmio.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

MME abre consulta pública sobre metas do RenovaBio para o período de 2027 a 2036

Publicado

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu, nesta terça-feira (15/9), a Consulta Pública nº 232/2026, para receber contribuições sobre as metas anuais de redução de emissões de gases de efeito estufa do RenovaBio para o período de 2027 a 2036. A consulta ficará aberta por 45 dias e integra o oitavo ciclo de definição das metas da Política Nacional de Biocombustíveis.

A proposta prevê uma trajetória de descarbonização do setor de combustíveis que poderá alcançar, em 2036, redução de 12,1% da intensidade de carbono na matriz de combustíveis brasileira em relação ao nível registrado em 2018. As metas orientam o mercado de Créditos de Descarbonização (CBIOs) e reforçam o papel dos biocombustíveis na transição para uma matriz energética de menor intensidade de carbono.

Para subsidiar as contribuições da sociedade, o MME disponibilizou o Relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR), as modelagens utilizadas para a construção das metas, planilhas e memórias de cálculo, a estimativa de emissão de CBIOs para 2027 e a proposta de metas para o decênio. A análise considera fatores como oferta de combustíveis, previsibilidade do mercado de CBIOs, equilíbrio do programa e proteção dos interesses do consumidor.
As contribuições podem ser enviadas até 29 de outubro pelo Portal de Consultas Públicas do MME.

Leia mais:  MTE atualiza NR 16 e fortalece proteção para trabalhadores que utilizam motocicletas

Entenda os ciclos do RenovaBio
As metas nacionais do RenovaBio são estabelecidas para períodos de dez anos e atualizadas em ciclos sucessivos, permitindo incorporar novas projeções sobre o mercado de combustíveis, a oferta de biocombustíveis e a evolução da intensidade de carbono na matriz energética do país.

A partir das metas nacionais, são definidas anualmente metas individuais para os distribuidores de combustíveis, considerando a participação de cada empresa no mercado de combustíveis fósseis. O cumprimento ocorre por meio da aquisição e aposentadoria de CBIOs, sendo que cada crédito corresponde a uma tonelada de dióxido de carbono equivalente evitada. 

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 / (61) 99129-3579 (fins de semana e feriados)
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana