Política MT

Programa Jovem Aprendiz completa 30 dias na ALMT e impacta vida de participantes

Publicado

Nesta segunda-feira (13), data em que se celebra o Dia do Jovem, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) reafirma seu compromisso com a formação das novas gerações por meio do Programa Jovem Aprendiz.

A iniciativa, que completa seus primeiros 30 dias de funcionamento, tem transformado a rotina do Legislativo e oferecido aos adolescentes a oportunidade do primeiro emprego com foco em cidadania e ética.

Para os participantes, o programa representa muito mais que um salário; é o início de uma trajetória de independência. Gustavo Nascimento, um dos jovens aprendizes da Casa, relata que o interesse pelo trabalho surgiu cedo.

“Desde que completei 14 anos, já queria buscar a minha independência financeira. Receber essa oportunidade aqui na AL tem sido muito bom. Tenho aprendido a me comunicar melhor, a ver como funciona o processo legislativo e a me interessar mais pela política”, afirmou.

O presidente da ALMT, deputado Max Russi (Pode) enfatiza que o convívio direto com o Parlamento prepara o jovem não apenas para o mercado, mas para a compreensão do seu papel como cidadão. “Estando aqui dentro, eles têm a oportunidade de trabalhar nas mais diversas áreas, ter convívio com os parlamentares e entender como funciona a nossa sociedade e os poderes que regem a cidadania”, destacou o presidente.

Leia mais:  Deputado Chico Guarnieri encaminha solicitações para a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar

A iniciativa é considerada um marco inédito pelo setor de Gestão de Pessoas da ALMT. Segundo a secretária Maythana Rodrigues, responsável pelo setor, o foco é o processo de ensino contínuo, onde cada jovem conta com a supervisão de servidores que atuam como mentores diretos.

“Estamos caminhando para um mês de programa e esse período tem nos trazido muitas reflexões. Os servidores responsáveis por cada jovem têm a cautela e o zelo de transmitir conhecimento de maneira ética e responsável, para que eles possam ter o maior proveito dessa oportunidade”, explicou a gestora.

Ela reforça ainda que, por ser uma instituição pública de alta relevância, a Assembleia Legislativa funciona como um estímulo para que o jovem inicie sua trajetória profissional com uma base sólida sobre a administração pública e o equilíbrio entre os poderes.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Processos sobre limites municipais iniciados na ALMT avançam para plebiscitos

Publicado

Dois processos de alteração de limites municipais conduzidos pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) avançaram nesta quinta-feira (13), com a aprovação, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), dos plebiscitos que ouvirão eleitores de Primavera do Leste, Poxoréu, Cotriguaçu e Colniza.

A consulta ocorrerá em 25 de outubro, juntamente com o segundo turno das Eleições Gerais de 2026. Poderão participar os eleitores regularmente inscritos nos quatro municípios e aptos a votar nas Eleições Gerais de 2026.

A decisão do TRE-MT dá continuidade aos trabalhos iniciados na ALMT pela Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades, que envolveram análise técnica, elaboração de Estudos de Viabilidade Municipal (EVM) e discussão das propostas. A convocação dos plebiscitos foi formalizada por meio de decretos legislativos publicados em 22 de julho.

Os resultados das consultas populares serão consolidados no âmbito da apuração das Eleições Gerais de 2026 e homologados pela Justiça Eleitoral. Caso as alterações territoriais sejam aprovadas, o processo retornará à Assembleia Legislativa, que deverá analisar projeto de lei para estabelecer os novos limites dos municípios envolvidos.

Leia mais:  Em Fórum, Wilson Santos defende a valorização de matérias-primas para consolidar a industrialização

Orientações – Em Primavera do Leste e Poxoréu, segundo o TRE-MT, a pergunta apresentada aos eleitores será: “Você é favorável ao desmembramento do Distrito de Nova Poxoréu do Município de Poxoréu e à sua incorporação ao Município de Primavera do Leste?”

Já em Cotriguaçu e Colniza, a pergunta será: “Você é favorável ao desmembramento das ‘Ilhas de Ocupação’ do Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu do Município de Colniza e à sua incorporação ao Município de Cotriguaçu?”.

Em ambos os casos, o eleitor poderá votar “sim” ou “não”, sendo os números 1 e 2 definidos por sorteio em sessão do Tribunal. Votos em branco e nulos não serão computados no resultado final.

Assim como nas eleições, a participação é obrigatória para eleitores maiores de 18 e menores de 70 anos e facultativa para analfabetos, pessoas com mais de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos.

Estudos de Viabilidade – Como parte do processo conduzido pela ALMT, foram elaborados os Estudos de Viabilidade Municipal referentes às duas propostas de alteração territorial. Os documentos analisam aspectos econômicos e fiscais, infraestrutura e prestação de serviços públicos, além de questões urbanísticas e sociais.

Leia mais:  Desembargador nega pedido para trancar ação que investiga procurador aposentado

Os estudos sobre o distrito de Nova Poxoréu e sobre as Ilhas de Ocupação do Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu estão disponíveis para consulta no site da ALMT.

A realização dos plebiscitos segue as regras previstas na Lei Complementar nº 230/2026 e em normas estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana