Várzea Grande

Saúde de Várzea Grande orienta população sobre nova variante da covid-19

Publicado

Principal medida de proteção continua sendo a imunização, disponível em todas as unidades básicas do Município

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande orienta a população sobre a circulação de uma nova variante da covid-19, identificada como XFG, em municípios do estado, incluindo Várzea Grande, Cuiabá, Primavera do Leste e Querência. A coleta de amostras ocorreu entre os dias 20 de agosto e 2 de setembro de 2025. Essa pesquisa foi feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT).

De acordo com notificações do sistema e-SUS e o Indica-SUS, houve aumento de casos suspeitos e notificados de covid-19 em 2025. O maior número foi registrado na 29ª Semana Epidemiológica, ou seja, de 13 a 19/07 desse ano, com 298 casos notificados. Já na 38ª Semana Epidemiológica, de 14 a 20/09, até o momento, foram notificados 116 casos.

Entre os mais recentes casos positivados de covid-19, as pessoas relatam ‘sintomas mais fortes’, como se estivessem pegando a doença pela primeira vez. Chamam à atenção sintomas como: tosse forte e persistente, comprometimento pulmonar trazendo falta de ar e fraqueza, febre e rouquidão por vários dias.

Leia mais:  Saúde de Várzea Grande avança na modernização do e-SUS com inteligência artificial e gestão em tempo real

SINTOMAS – De acordo com o monitoramento realizado, os principais sintomas identificados são:

• Tosse persistente e intensa

• Mal-estar generalizado no corpo

• Dores musculares

• Febre e cansaço

• Dificuldade para dormir

• Rouquidão

• Em alguns casos, comprometimento pulmonar e renal

RECOMENDAÇÕES DA VIGILÂNCIA – A gerente de Vigilância Epidemiologica de Várzea Grande, Alessandra Carreira, explica que não há motivos para pânico e reforça que a principal medida de proteção continua sendo a imunização. “Orientamos que a população mantenha o esquema vacinal atualizado. Os imunizantes contra a covid-19 estão disponíveis em todas as unidades de saúde do Município. Além disso, é fundamental manter os devidos cuidados de prevenção para evitar a propagação do vírus”, destacou.

Alessandra ressalta ainda que o Município dispõe de vacinas para adolescentes a partir de 12 anos e adultos, em todas as unidades de saúde e aqueles não tenham tomado nenhuma dose até agora, podem procurar uma unidade de saúde mais próxima.

ENTRE AS MEDIDAS RECOMENDADAS ESTÃO:

• Manter a vacinação em dia, incluindo as doses de reforço;

Leia mais:  Copa do Mundo 2026 inspira projeto pedagógico e integra aprendizado em escola de Várzea Grande

• Usar máscaras em ambientes fechados e locais com aglomeração;

• Higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel;

• Evitar contato com pessoas sintomáticas;

• Procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas persistentes, dificuldade para respirar ou piora do estado geral.

VACINAÇÃO INFANTIL

Crianças de 6 meses a menores de 12 anos têm acesso às doses nas unidade de saúde do Município. Confira os dias da semana e os locais:

• Segunda-feira: USF Nossa Senhora da Guia e USF 24 de Dezembro

• Terça-feira: USF Parque do Lago

• Quarta-feira: USF Marajoara

• Quinta-feira: USF Cristo Rei e USF São Mateus

• Sexta-feira: USF Jardim Glória

ATENÇÃO REDOBRADA – A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande garante que todas as unidades de saúde estão preparadas para atender a população, orientar sobre o isolamento e oferecer acompanhamento médico adequado.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

Várzea Grande amplia inclusão e anuncia novas medidas para crianças neurodivergentes e PCDs

Publicado

A noite desta segunda-feira (31) foi marcada por acolhimento, escuta e novas perspectivas para famílias de crianças neurodivergentes e pessoas com deficiência em Várzea Grande. Realizado no Complexo Esportivo Fiotão, o 1º Encontro Intersetorial com as Famílias Atípicas reuniu famílias, profissionais e representantes das áreas de Educação, Saúde e Assistência Social para apresentar avanços e novas ações voltadas à inclusão no município.

A prefeita Flávia Moretti destacou que a principal proposta da gestão é integrar as três áreas para garantir que as famílias tenham acesso aos serviços de forma mais simples e humanizada.

“Meu sonho é que as famílias atípicas tenham as três secretarias trabalhando juntas: Assistência Social, Saúde e Educação. É isso que estamos construindo. Cada passo que damos representa uma evolução e mostra que estamos avançando para garantir os direitos dessas crianças”, afirmou.

Entre as novidades está a prioridade de matrícula para crianças neurodivergentes e PCDs, que terão acesso ao processo de matrícula dez dias antes da abertura para os demais estudantes. A gestão também anunciou a criação de novas unidades para descentralizar o atendimento especializado e a implantação de salas de recursos multifuncionais nas escolas com maior número de estudantes desse público.

Outra mudança será a criação de um fluxo integrado de atendimento desde a matrícula. A proposta é reunir informações e relatórios da criança durante sua trajetória na rede municipal, garantindo que, ao seguir para a rede estadual, ela leve consigo o histórico necessário para dar continuidade ao atendimento.

“Vamos mudar desde o processo de matrícula. A criança vai ter seu histórico e todo o acompanhamento registrado. Isso é garantir o direito dela desde a entrada na escola”, explicou Flávia.

A proposta também prevê uma comunicação mais próxima entre Educação, Saúde e Assistência Social. Quando professores, coordenadores ou diretores identificarem que uma família precisa de apoio, a própria escola poderá acionar as secretarias responsáveis para encaminhar a demanda.

“Se a escola detectar que aquela família precisa de apoio da Saúde ou da Assistência Social, essas secretarias poderão ser acionadas. A escola será esse canal de comunicação para facilitar o acesso das famílias aos serviços”, destacou a prefeita.

Leia mais:  Equipes levam limpeza, manutenção e iluminação a diversos bairros de Várzea Grande

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, ressaltou que a construção das políticas públicas precisa partir da escuta das famílias.

“Quem conhece a dor da inclusão é a família que convive diariamente com essa criança. Eu não sou uma mãe atípica e, por mais que consiga dimensionar o tamanho do desafio, nunca vou sentir completamente o que vocês vivem. Por isso, preciso ouvir”, afirmou.

Maria Fernanda lembrou ainda que uma das primeiras ações da gestão foi buscar melhores condições para o atendimento especializado, com a transferência do João Ribeiro para uma sede própria.

Novidades na Saúde

Na área da Saúde, o secretário interino Michael Alves destacou a reestruturação do Centro Especializado em Reabilitação (CER), que passou a funcionar em um espaço com melhores condições de acessibilidade. O município também está construindo uma nova sede do serviço, com previsão de salas sensoriais, fisioterapia, ginásio e ambientes voltados ao desenvolvimento da autonomia.

Outra medida é a descentralização do atendimento, com a Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR) na região do São Mateus, aproximando os serviços das famílias que vivem nas regiões mais afastadas.

Famílias como parte da construção

O encontro também reforçou a importância da participação das famílias na construção das políticas públicas. Para Dina Toledo, presidente do Movimento das Famílias Atípicas de Várzea Grande, a presença dos responsáveis demonstra a importância do diálogo com a gestão.

“Entendemos que estamos sendo ouvidos, e a quantidade de famílias presentes aqui já demonstra a importância desse diálogo”, afirmou.

Atualmente, cerca de 2,3 mil crianças neurodivergentes e PCDs estão matriculadas na rede municipal, número que deve crescer nos próximos anos. Por isso, a prefeita reforçou que a informação precisa chegar a todas as famílias.

“A gente precisa chegar até essas famílias. Quando encontrarem outra família que não veio, levem a informação. Ela terá os mesmos direitos e as mesmas orientações”, pediu Flávia.

Leia mais:  Flávia Moretti regulamenta incentivos fiscais para transformar Várzea Grande em polo logístico internacional

Mais do que apresentar novos serviços, o encontro no Fiotão reforçou o compromisso de construir uma rede de atendimento integrada, em que a criança seja acolhida desde a matrícula e tenha seus direitos acompanhados pelas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social. O trabalho tem como ponto de partida a escuta das famílias e como objetivo garantir mais inclusão, cuidado e oportunidades.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana