Nacional

Semana do Trabalhador e da Trabalhadora oferece serviços gratuitos à população na Esplanada dos Ministérios

Publicado

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realiza, entre os dias 4 e 8 de maio, a “Semana do Trabalhador e da Trabalhadora”, iniciativa que integra as celebrações do Dia do Trabalhador e promove, ao longo da semana, uma série de atividades voltadas à promoção de direitos, saúde, qualificação profissional e ampliação do acesso a serviços públicos.

Na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no estacionamento do Bloco F, estarão concentradas as principais programações do evento, com oferta direta de serviços gratuitos à população.

O espaço contará com atendimentos para emissão da nova carteira de identidade, orientações sobre direitos trabalhistas e programas de diversos ministérios, atendimentos de saúde, perícias do INSS, oficinas, rodas de conversa e feiras, além de uma praça de alimentação com diversas opções gastronômicas e atrações musicais.

O evento reforça o compromisso do MTE com a valorização do trabalho digno, a geração de oportunidades e a ampliação do acesso às políticas públicas, aproximando a população dos serviços oferecidos pelo Governo do Brasil.

A iniciativa será realizada em articulação com uma ampla rede de parceiros institucionais, envolvendo órgãos do Governo do Brasil, entidades do Sistema S, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e representações do setor produtivo e de trabalhadores.

Leia mais:  Túnel Santos-Guarujá: o que vai mudar para quem vive nas duas cidades

Vacinação e doação de sangue

Durante a programação na Esplanada dos Ministérios, também haverá oferta de vacinação gratuita. Estarão disponíveis imunizantes contra febre amarela, tríplice viral, antitetânica, hepatite B e influenza, reforçando a importância da prevenção e do cuidado com a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.

A programação contará, ainda, com mobilização para doação de sangue, incentivando a participação da população em uma ação solidária que contribui diretamente para o fortalecimento da rede de saúde.

Feira de Economia Solidária

Um dos destaques da programação é a Feira de Economia Solidária, com exposição e comercialização de produtos de empreendimentos coletivos, cooperativas e trabalhadores que atuam com produção sustentável e colaborativa. A iniciativa incentiva a geração de renda, fortalece redes locais e valoriza práticas econômicas baseadas na cooperação, na autogestão e na inclusão social.

Programação em todo o Brasil

Além das atividades realizadas em Brasília, a Semana do Trabalhador e da Trabalhadora contará com ações em diversos estados, em parceria com governos locais, instituições de ensino e entidades do setor produtivo. A iniciativa amplia o alcance das políticas públicas e promove a integração entre diferentes regiões, levando serviços, qualificação e oportunidades de emprego à população em todo o país.

Leia mais:  Chapéu ou capacete? NR-31 exige análise técnica, não imposições no trabalho rural

Veja a programação completa da Semana do Trabalhador e da trabalhadora aqui.

Serviço

Semana do Trabalhador e da Trabalhadora
Data: 4 a 8 de maio
Local: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Ministério do Trabalho e Emprego – Brasília/DF

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

MJSP apoia operação contra grupo interestadual especializado em fraudes eletrônicas

Publicado

Manaus, 26/5/2026 – A Polícia Civil do Estado do Amazonas (PCAM) deflagrou a Operação Cripsis para desarticular associação criminosa especializada em fraudes eletrônicas interestaduais. A ofensiva contou com o suporte do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e com apoio operacional da Polícia Civil do Estado de Pernambuco (PCPE).

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária no Amazonas (AM). Em Pernambuco (PE), a operação resultou no cumprimento simultâneo de cinco mandados de busca em três municípios: Abreu e Lima, Caruaru e Paudalho, além de um mandado de prisão em Igarassu.

Durante as buscas, as equipes apreenderam computadores, aparelhos celulares utilizados nos golpes, cartões bancários e documentos que serão submetidos à perícia técnica para rastrear o fluxo financeiro e identificar novas vítimas.

Golpes com falsa identidade

As investigações foram iniciadas após denúncias de um profissional de notoriedade nacional na área de segurança digital. Os criminosos utilizavam fotografias e o nome empresarial da vítima para conferir credibilidade à fraude.

Leia mais:  Silvio Costa Filho reforça compromisso com descarbonização e transição energética na abertura do Espaço do Desenvolvimento, na COP30

O esquema funcionava de forma estruturada nas redes sociais e em aplicativos de mensagens.

* Serviço falso: passando-se pelo especialista, os golpistas ofereciam falsos serviços de recuperação de contas e perfis de redes sociais invadidos.
* Vantagem ilícita: as vítimas eram induzidas ao erro e realizavam pagamentos via Pix.
* Ocultação: para dificultar o rastreamento policial, a quadrilha utilizava e-mails temporários, linhas telefônicas registradas em diferentes estados e contas bancárias de “laranjas”.

O cruzamento de dados, com auxílio do Ciberlab, permitiu à equipe de investigação individualizar e localizar os suspeitos.

“A Operação Cripsis demonstra que o anonimato pretendido pelos criminosos na internet é uma ilusão. Ao tentarem se esconder atrás da reputação e do nome de um renomado especialista em segurança digital, os investigados acreditavam que conseguiriam blindar suas reais identidades de forma impune. Nosso foco agora é a análise do material apreendido, visando identificar o total de pessoas lesadas”, afirmou a delegada da Polícia Civil do Amazonas Débora Barreiros.

Crimes

Os investigados responderão pelos crimes de estelionato eletrônico (Art. 171, § 2º-A do Código Penal), falsa identidade (Art. 307 do Código Penal), invasão de dispositivo informático (Art. 154-A do Código Penal) e associação criminosa (Art. 288 do Código Penal). Somadas, as penas podem ultrapassar 13 anos de prisão, além de multa.

Leia mais:  AmpliAr vai modernizar aeroportos regionais e impulsionar o crescimento econômico em Pernambuco

Operação Cripsis

Na biologia, cripsis é a capacidade de um organismo evitar ser detectado por outros seres, por meio de mecanismos que vão além da camuflagem visual, incluindo recursos olfativos e auditivos. O nome da operação faz referência à atuação das polícias civis na desarticulação de um grupo criminoso que utilizava e-mails falsos, IPs mascarados e identidades clonadas para aplicar golpes.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana