A Secretaria de Estado de Saúde (SES) instituiu, nesta semana, a Sala de Situação em Saúde, uma estrutura destinada à coordenação de respostas rápidas às emergências climáticas e sanitárias em Mato Grosso.
A medida foi publicada em portaria no Diário Oficial e tem o objetivo de reforçar a gestão de saúde diante de desastres naturais, como incêndios florestais, estiagem, seca, chuvas intensas e enchentes.
A Sala de Situação terá como funções principais o monitoramento da saúde da população, a identificação de riscos e a organização de resposta rápida do sistema de saúde, incluindo a vigilância epidemiológica e o atendimento às vítimas. A estrutura também visa aumentar a capacidade de atuação das equipes de saúde em situações de crise.
A ação será coordenada pela Unidade de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde com a participação de diversas áreas da SES. Entre as atribuições da Sala de Situação estão:
– Elaboração de planos de contingência para situações de desastres naturais; – Capacitação das equipes de saúde para responder a emergências; – Monitoramento de doenças associadas à água e alimentação; – Integração das ações de saúde, garantindo atendimento de urgência e hospitalar adequado.
A secretária adjunta de Atenção e Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, ressaltou que a criação da Sala de Situação é uma medida estratégica para fortalecer o sistema de saúde, especialmente nas regiões mais vulneráveis do Estado, e garantir uma resposta mais eficaz aos desafios das mudanças climáticas.
“Com a criação da Sala de Situação, agora contamos com uma estrutura mais rápida e eficiente para enfrentar as emergências climáticas que têm impactado a nossa população. A articulação entre as diferentes áreas da saúde e a capacitação das equipes são fundamentais para minimizar os danos à saúde pública e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas”, afirmou Alessandra.
A medida, que já entrou em vigor, terá vigência de seis meses e pode ser prorrogada por mais seis meses. Caso as situações emergenciais sejam resolvidas ou mitigadas, o encerramento da Sala de Situação também poderá ocorrer a qualquer momento.
Com o objetivo de fortalecer o turismo mato-grossense, ampliar o acesso ao crédito e impulsionar o desenvolvimento econômico do setor, a Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso participa da Feira Internacional do Turismo (FIT Pantanal), que segue até este domingo (7.6), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, com entrada gratuita.
Durante o evento, a instituição mantém um estande de negócios para atender empresários e empreendedores interessados em investir no crescimento de seus empreendimentos por meio de linhas de crédito.
O destaque é o Novo Fungetur, linha do Governo Federal voltada ao fortalecimento e à modernização do setor turístico, operacionalizada em Mato Grosso pela Desenvolve MT.
Com financiamentos de até R$ 5 milhões, e taxa de juros de 5% ao ano + INPC, a linha atende empreendimentos que integram a cadeia produtiva do turismo, como hotéis, pousadas, restaurantes, bares, casas de eventos, agências de viagens, guias de turismo, empresas de pesca esportiva, atividades náuticas e demais prestadores de serviços turísticos.
Ao longo da programação da feira, a equipe da Desenvolve MT apresenta as oportunidades de financiamento voltadas à modernização da infraestrutura turística, ampliação dos negócios e fortalecimento das atividades que movimentam o setor em Mato Grosso. Os recursos podem ser utilizados tanto para capital de giro quanto para investimentos estruturais e aquisição de equipamentos.
A empresária Isabella Cavassani, proprietária da agência Raízes Viagens e Turismo, em Cuiabá, visitou o estande da instituição para conhecer melhor as opções de crédito disponíveis.
“Eu já conhecia a Desenvolve MT, mas nunca tinha tido a oportunidade de conversar pessoalmente e entender melhor as linhas de crédito. Aproveitei a feira para buscar informações e me planejar, porque é uma oportunidade importante para quem está começando”, afirmou.
O secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Vilhena (RO), Dirceu Hoffmann, também esteve no estande para conhecer o modelo de atuação da agência de fomento e as soluções voltadas ao turismo.
“Não temos uma agência estadual de fomento em Rondônia. Viemos à FIT Pantanal para conhecer essas iniciativas e levar informações que possam contribuir para o desenvolvimento do turismo em nossa cidade”, destacou.
Para o presidente da Desenvolve MT, Helio Tito Simões de Arruda, o turismo desempenha um papel estratégico no desenvolvimento econômico de Mato Grosso, contribuindo diretamente para a geração de emprego, renda e oportunidades em diversas regiões do estado.
“Por meio do Novo Fungetur, a Desenvolve MT amplia o acesso ao crédito com condições diferenciadas, permitindo que empreendedores invistam com mais segurança, modernizem seus empreendimentos e elevem a qualidade dos serviços oferecidos. A FIT Pantanal é uma oportunidade importante para aproximarmos essas soluções do setor, impulsionando negócios e fortalecendo toda a cadeia produtiva do turismo em Mato Grosso”, ressaltou.
FIT Pantanal 2026
Considerada uma das principais vitrines do turismo regional, a FIT Pantanal segue até domingo com atividades que promovem os destinos mato-grossenses, fomentam negócios e proporcionam experiências culturais e gastronômicas aos visitantes.
A FIT Pantanal 2026 é uma realização do Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Fecomércio-MT, e Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT). Tem parceria da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT), da Empaer-MT, do Invest MT e do Sebrae. E, ainda, apoio das entidades: Sindieventos-MT, SHRBS-MT, Singtur-MT, Sesata-MT, Abrasel-MT, ABIH-MT, ABLA-MT, ABAV-MT, ABBTUR, ASTUR e da Azul Linhas Aéreas.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.