Nacional

Silveira defende interiorização de datacenters e diz que Brasil reúne condições ideais para liderar infraestrutura digital sustentável

Publicado

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu nesta sexta-feira (31/10), no seminário “Estratégias para o Setor de Energia no Brasil: regulação, resiliência e datacenters”, promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o fortalecimento da infraestrutura digital sustentável no país. Ele afirmou que o Brasil reúne energia limpa, segurança jurídica e estabilidade regulatória, e pode se consolidar como referência global em datacenters movidos por fontes renováveis.

Silveira ressaltou que o MME atua para atrair projetos de alta intensidade tecnológica, como os datacenters, para áreas próximas aos polos de geração renovável, especialmente no Nordeste, o que contribui para reduzir custos de transmissão e aumentar a eficiência do sistema elétrico.

“Nós vamos levar os datacenters para o Nordeste brasileiro, diminuindo a necessidade de transmissão. Essa é uma das formas mais inteligentes de baratear custos e dar sustentabilidade ao setor elétrico”, afirmou o ministro.

Ele destacou ainda que o planejamento energético deve nortear a expansão da infraestrutura digital, assegurando previsibilidade aos investidores e estímulo à modernização do sistema elétrico nacional. Segundo o ministro, o país oferece um ambiente de negócios sólido e competitivo, que combina matriz predominantemente renovável, marcos regulatórios consistentes e estabilidade geopolítica, atributos que colocam o Brasil no centro das atenções globais.

Leia mais:  Tráfego no viaduto de acesso a São Lourenço do Sul, na BR-116/RS, é liberado

Silveira também lembrou que o setor de energia é estratégico para atrair capital estrangeiro, e que as agências reguladoras têm papel fundamental para garantir segurança aos investidores e confiança ao mercado.

“O Brasil tem tudo. Energia limpa, estabilidade, segurança regulatória e geopolítica. Se nós não atrapalharmos, o país será líder mundial em infraestrutura digital e energética”, afirmou.

O ministro de Minas e Energia concluiu, ainda, destacando que a expansão dos datacenters representa uma oportunidade econômica e tecnológica para o país, com reflexos diretos na geração de empregos, na industrialização verde e na consolidação do Brasil como potência na transição energética global.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 Email: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Ministro Luiz Marinho cumpre agenda em Campo Grande (MS)

Publicado

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, se reúne, no dia 8 de setembro (terça-feira), às 10h15, com servidores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Mato Grosso do Sul (SRTE/MS), em Campo Grande. 

Às 11h30, participa da instalação da Mesa do Pacto pelo Trabalho Decente do Meio Rural, na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

Serviço

Agenda em Campo Grande (MS) 

Data: 8 de setembro (terça-feira)

10h15 – Encontro com os servidores da SRTE/MS 

Local: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Mato Grosso do Sul 

Endereço: Rua 13 de Maio, 3214

11h30 – Instalação da Mesa do Pacto pelo Trabalho Decente do Meio Rural de Mato Grosso do Sul 

Local: Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul 

Endereço: Rua Marcino dos Santos, 401 – Bairro Cachoeira II

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
Leia mais:  MME publica Guia do Investidor 2026 para fortalecer atração de investimentos estrangeiros em minerais críticos
Continue lendo

Mais Lidas da Semana