Nacional

Sul: recorde de leilões e foco na mobilidade urbana marcaram o papel do Ministério dos transportes na região em 2025

Publicado

Com uma economia sustentada pela agroindústria, pela indústria da transformação e pelas exportações, o Sul do Brasil é responsável por parte expressiva da produção que chega aos mercados nacional e internacional. E em 2025 o Ministério dos Transportes conduziu um planejamento que impulsionou ainda mais a logística e a economia do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O foco esteve na modernização das rodovias e na retomada do modal ferroviário, essenciais para o escoamento da produção, para a competitividade regional e para a integração com o Mercosul.

Paraná: 2025 marca o papel transformador do Ministério dos Transportes para a infraestrutura rodoviária do estado. Em menos de três anos, foram leiloados 6 trechos de estradas paranaenses, com um investimento total de R$96,2 bilhões por parte da iniciativa privada, elevando o pacote paranaense ao maior da América Latina.

Somente em outubro de 2025 foram realizados dois leilões de rodovias paranaenses: o do Lote 5, com investimento de R$ 11,8 bilhões, e o do Lote 4, que receberá R$ 18,17 bilhões em melhorias nos próximos 30 anos.   

Outra grande conquista foi a inauguração, em dezembro, do novo corredor logístico entre Brasil e Paraguai, a Ponte da Integração, segunda ligação rodoviária sobre o Rio Paraná, em Foz do Iguaçu (PR).

Leia mais:  Ministro Wellington Lima acompanha resultados operacionais da PRF e implantação de câmeras corporais

A ponte Ayrton Senna também passou por uma revitalização, trazendo maior segurança à população. A estrutura e seus acessos integram o traçado planejado do Corredor Bioceânico.

Rio Grande do Sul: Ligação estratégica entre Brasil e Argentina, unindo a cidade gaúcha de São Borja de um lado e Santo Tomé, na Argentina, do outro a Ponte Internacional São Borja – Santo Tomé, foi a leilão em 2025. A travessia possui 15,62 quilômetros e responde por 23% do comércio entre Brasil e Argentina, além de quase 40% das transações com o Chile.

Também no ano passado, foram aplicados mais de R$ 3 bilhões — seis vezes o volume de 2022 — em obras emergenciais, restauração de trechos críticos e construção de estruturas permanentes, um ano após as chuvas que afetaram 478 municípios e isolaram milhares de pessoas.

Entre as principais entregas está o Complexo Viário de Esteio, na BR-116/RS, que ampliou a fluidez na Região Metropolitana de Porto Alegre com três viadutos, duplicação da ponte sobre o Arroio Sapucaia, terceiras faixas, marginais e 13 novos acessos.

Já em Pantano Grande (RS), o Ministério dos Transportes entregou uma nova passarela para reforçar a segurança dos pedestres, localizada no km 216 da BR-290.

Leia mais:  Com apoio da CGU, Senatran monitora implementação do programa CNH do Brasil nos Detrans

Santa Catarina: o principal eixo logístico catarinense, a BR-470, avançou significativamente em 2025. A duplicação da rodovia ultrapassou 80% de execução, com 62 quilômetros já entregues, totalizando R$ 1,58 bilhão em investimentos pelo Novo PAC.

Confira abaixo algumas das entregas que transformaram a mobilidade de Santa Catarina:

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Fonte: Ministério dos Transportes

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

MJSP investe mais de R$ 6,4 milhões no fortalecimento da Cavalaria da Polícia Militar do Rio Grande do Norte

Publicado

Macaíba, 26/6/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) destinou mais de R$ 6,4 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para a construção do novo Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, em Macaíba (RN). A estrutura foi inaugurada nesta sexta-feira (26), com a participação do secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas.

Além da construção do regimento, o Governo Federal investiu cerca de R$ 1 milhão na aquisição de um caminhão de transporte animal de última geração. O veículo tem capacidade para transportar simultaneamente até dez animais e dez operadores, ampliando a capacidade logística da unidade e garantindo maior eficiência no emprego da tropa montada em operações de segurança pública.

Durante a cerimônia, Chico Lucas disse que o Rio Grande do Norte tem se sobressaído pela boa gestão dos recursos federais destinados à segurança pública.

“O estado é um dos destaques na atuação com o uso dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. A inauguração da Cavalaria é uma demonstração de como o trabalho em parceria da União pode ser muito efetivo no fortalecimento das forças de segurança pública”, afirmou.

Leia mais:  Governo apresenta avanços no combate à manipulação de resultados esportivos

Os investimentos integram a política do Ministério da Justiça e Segurança Pública de fortalecimento das instituições de segurança por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública, que financia ações de modernização da infraestrutura, aquisição de equipamentos, valorização dos profissionais e ampliação da capacidade operacional das forças policiais em todo o País.

Com a entrega da nova estrutura e do veículo especializado, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte passa a contar com melhores condições para empregar a Cavalaria em ações de policiamento ostensivo, controle de distúrbios civis, grandes eventos, patrulhamento em áreas urbanas e rurais e operações de apoio às demais unidades da corporação.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo Federal com a cooperação entre União e estados para ampliar a capacidade de resposta das forças de segurança e promover mais proteção à população.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana