Educação

Últimos dias para preencher o Retrato da Educação Infantil

Publicado

Faltam poucos dias para o encerramento da coleta de dados da terceira edição do Levantamento Nacional – Retrato da Educação Infantil no Brasil 2026. Os municípios brasileiros e o Distrito Federal têm até o próximo domingo, 19 de julho, para responder ao questionário e contribuir para a atualização do diagnóstico nacional sobre a gestão da demanda por vagas na educação infantil. A iniciativa é realizada com apoio do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe-Brasil) e colaboração técnica do Instituto Articule.  

Acesso ao questionário – O acesso ao questionário on-line pode ser realizado de duas formas: pelo link encaminhado ao endereço eletrônico do(a) secretário(a) municipal de Educação, cadastrado no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) ou diretamente pelo Simec, clicando no banner do Retrato da Educação Infantil, disponível na opção “Questionários”, no menu superior da tela.  

Para apoiar o preenchimento, o MEC disponibiliza os seguintes materiais:  

Além disso, a pasta disponibiliza um canal exclusivo para esclarecimento de dúvidas e suporte técnico. Basta enviar um e-mail para [email protected]

Leia mais:  MEC promove Festival Nacional de Sinalizartes

O preenchimento leva, em média, 30 minutos, podendo ser interrompido e retomado posteriormente, sem perda das informações já registradas. 

Participação de todos os municípios – A participação é destinada a todos os municípios brasileiros e ao Distrito Federal, independentemente do porte da rede, da existência de lista de espera ou mesmo da oferta de educação infantil. Embora a participação seja voluntária, a adesão dos municípios é essencial para produzir um diagnóstico nacional sobre a gestão da demanda por vagas na educação infantil de todo o país. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
publicidade

Educação

PND: pagamento da taxa de inscrição é até esta terça (14)

Publicado

Os professores inscritos na Prova Nacional Docente (PND) 2026 que não tiveram direito à isenção da taxa de inscrição têm até esta terça-feira, 14 de julho, para efetuar o pagamento no valor de R$ 85. O estudante habilitado e inscrito, pelo coordenador do curso, como concluinte de cursos de licenciatura no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2026, está automaticamente inscrito na PND 2026 e é isento da taxa de inscrição. 

Atendimento – O resultado das solicitações de atendimento especializado no ato da inscrição também será divulgado nesta terça-feira (14), com período para interposição de recursos entre os dias 14 e 16 de julho. O resultado final dos recursos será divulgado em 20 de julho.  

A aplicação da prova ocorrerá no dia 20 de setembro. 

Confira o cronograma atualizado da PND: 

  • Pagamento da taxa de inscrição: até 14 de julho; 
  • Aplicação da prova: 20 de setembro; 
  • Divulgação do resultado final: 15 de dezembro. 
Leia mais:  MEC promove encontro formativo sobe o Toda Matemática

PND – A avaliação é composta por duas partes. A parte de Formação Geral Docente conta com 30 questões objetivas e uma questão discursiva, que visa analisar aspectos como clareza, coerência, coesão, argumentação e domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Já a parte de Componente Específico tem 50 questões de múltipla escolha voltadas para situações-problema e estudos de caso da área de formação do participante. Serão avaliadas 21 áreas de licenciatura. 

Por meio da prova teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade das Licenciaturas), a PND tem como objetivo avaliar a formação dos concluintes das licenciaturas. A avaliação também subsidia parte dos processos seletivos e concursos públicos realizados nas esferas federal, estadual e municipal para ingresso na carreira docente da educação básica pública. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana