Agro News

Umidade e calor impulsionam lavouras de melancia no Rio Grande do Sul

Publicado

Clima favorece o desenvolvimento das lavouras

A combinação entre umidade adequada do solo e o aumento das temperaturas tem favorecido o cultivo de melancia no Rio Grande do Sul, conforme o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar.

O relatório indica que o clima úmido e mais quente tem proporcionado boas condições para o desenvolvimento das lavouras, principalmente nas áreas onde o plantio foi iniciado nas últimas semanas.

Avanço do plantio na região de Bagé

Na região administrativa de Bagé, o município de Quaraí já plantou 35 dos 55 hectares previstos para esta safra. Segundo a Emater, o frio registrado no início da primavera havia reduzido o ritmo de crescimento das plantas, mas o aumento das temperaturas recentes melhorou o aspecto das lavouras.

Os produtores têm reforçado o uso de fertilizantes foliares e fungicidas preventivos, com o objetivo de garantir a sanidade das plantas e o bom desenvolvimento da cultura.

Em São Gabriel, a estimativa é de 75 hectares cultivados, dos quais 41 já estão estabelecidos. A semeadura deve seguir até dezembro, utilizando variedades de ciclo curto e plantio escalonado, estratégia que permite garantir oferta contínua de frutos e aproveitar melhores preços no fim do verão.

Leia mais:  Panetone brasileiro conquista o mundo e movimenta R$ 1,2 bilhão no mercado interno
Preparo do solo e plantio antecipado no sul do estado

Na região de Pelotas, o foco dos produtores tem sido o preparo do solo. Em municípios como Arroio Grande e Rio Grande, alguns agricultores já iniciaram o encanteiramento e o plantio das primeiras áreas, buscando antecipar a colheita.

De acordo com a Emater, essa tática visa assegurar a entrada antecipada no mercado, antes do pico da safra, quando os preços tendem a ser mais elevados — um diferencial importante para quem busca maior rentabilidade.

Altas temperaturas impulsionam o cultivo em Soledade

Na região de Soledade, as temperaturas mais elevadas têm favorecido o avanço do ciclo da melancia. As lavouras precoces já se encontram em fase reprodutiva, enquanto os plantios realizados em setembro estão em fase vegetativa, ambos apresentando bom desenvolvimento.

A Emater destaca que os tratos culturais e fitossanitários estão sendo realizados conforme as recomendações técnicas para cada fase, garantindo o equilíbrio do cultivo e a manutenção da qualidade das plantas.

Perspectivas positivas para a safra 2025

Com o avanço gradual do plantio e a manutenção das condições climáticas favoráveis, as perspectivas para a safra de melancia no Rio Grande do Sul seguem otimistas.

Leia mais:  Chove muito no Sul, mas chuvas seguem irregulares no restante do Brasil

A expectativa é que o estado mantenha bons níveis de produtividade, especialmente se o regime de chuvas e as temperaturas continuarem equilibrados nas próximas semanas.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

Exportações de café do Brasil devem bater recorde em 2026/27, projeta Eisa

Publicado

As exportações brasileiras de café devem atingir um novo recorde na safra 2026/27 (julho a junho), impulsionadas pela expectativa de uma colheita considerada a maior da história do país. A projeção é do diretor comercial da exportadora Eisa, uma das maiores do setor global.

O cenário positivo é sustentado pelo avanço da colheita atual e pela perspectiva de forte disponibilidade de grãos nos próximos meses, o que deve ampliar os embarques e reforçar a posição do Brasil como líder mundial na produção e exportação de café.

Safra recorde deve impulsionar volume exportado

Segundo o diretor comercial da Eisa, Carlos Santana, o país vive um momento de forte otimismo no setor.

“Estamos bastante otimistas. Muito provavelmente o Brasil vai ter a maior safra da história. E isso rapidamente a gente vai começar a ver nos embarques, talvez em julho ou agosto”, afirmou durante o Seminário Internacional do Café, em Santos.

A avaliação é de que o aumento da oferta deve se refletir de forma mais intensa ao longo da safra 2026/27, com potencial de recorde nas exportações brasileiras.

Leia mais:  ICAP de agosto mostra margens robustas no confinamento mesmo com custos acima de 2024
Colheita avança e já sinaliza safra robusta

O Brasil, maior produtor e exportador global de café, já iniciou a colheita da safra 2026/27, com cerca de 5% da produção colhida até o momento.

O destaque inicial fica para o café canéfora (robusta e conilon), com avanço dos trabalhos principalmente em Rondônia e no Espírito Santo, regiões que tradicionalmente antecipam a colheita em relação ao café arábica.

Estoques globais baixos podem ampliar demanda por café brasileiro

De acordo com o setor exportador, a entrada da nova safra brasileira deve contribuir para a recomposição dos estoques globais, que atualmente se encontram em níveis reduzidos.

Esse movimento tende a favorecer a demanda pelo café brasileiro nos próximos meses, com expectativa de embarques mais fortes especialmente no segundo semestre de 2026.

A combinação entre alta produção, recomposição de estoques e demanda internacional aquecida deve sustentar um cenário positivo para as exportações, com possibilidade de “surpresas positivas” no desempenho do país no mercado global.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Leia mais:  Chove muito no Sul, mas chuvas seguem irregulares no restante do Brasil

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana