Sorriso

Vigilância Sanitária apresenta balanço do primeiro semestre com quase 2 mil ações realizadas

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Relatório Semestral, detalhando as ações de vigilância sanitária realizadas no primeiro semestre do ano. Os dados revelam um volume significativo de atividades, totalizando 1.988 procedimentos, que abrangem desde o recebimento de denúncias até a fiscalização de estabelecimentos e a análise de projetos arquitetônicos.

Entre os destaques está a coleta de 571 amostras de água. Esse acompanhamento é essencial para garantir que a população consumisse água de qualidade, livre de contaminações que possam causar doenças, uma vez que a água é a fonte de infecção para grande parte da população de uma cidade. Também foram realizadas 555 inspeções em estabelecimentos sujeitos à vigilância sanitária, como mercados, restaurantes, hospitais e clínicas, para verificar se há violação das normas de higiene e segurança que estão sendo cumpridas.

Outro dado importante a ser destacado é referente ao licenciamento de 344 estabelecimentos, etapa fundamental para regular o funcionamento de locais com potencial risco à saúde, como indústrias de alimentos, supermercados, unidades hospitalares e tantos outros, o que os legitimam perante a comunidade.

Leia mais:  Exposição Persona, Máscaras na Pele" convida público a refletir sobre identidade e papéis sociais

A educação em saúde também esteve presente como ferramenta multiplicadora. Ao todo, foram realizadas 105 ações de educação com a população em geral e outras 146 relacionadas ao setor regulado, como prestadores de serviço e profissionais de saúde, fator que impacta diretamente nas boas práticas de higiene, manipulação de alimentos e cuidados sanitários.

No mesmo período, a Vigilância analisou 120 projetos arquitetônicos, garantindo que novas construções e reformas estejam dentro das exigências sanitárias, principalmente em ambientes como escolas, hospitais e unidades de saúde.

A comunidade também participou ativamente: foram registradas 49 denúncias e reclamações e realizados 45 atendimentos, demonstrando a confiança nos canais de comunicação do setor e a resposta ágil da equipe diante das demandas. Além disso, 53 novos estabelecimentos foram cadastrados, ampliando o alcance da fiscalização.

A fiscalização dos produtos e da prestação de serviços, a prevenção de doenças e a educação sanitária, entre outros, “é um trabalho insubstituível para garantir um ambiente são e seguro para todos. O relatório mostra o esforço de nossas equipes de continuar promovendo uma segurança sanitária digna, um trabalho que ajuda direta e indiretamente a saúde do Município”, resumiu o secretário municipal de saúde, Vanio Jordani.

Leia mais:  Sine de Sorriso promove Dia D para inclusão de PCDs no mercado de trabalho

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

Prefeitura dá início à terceira rodada da coleta de resíduos sólidos

Publicado

Parceria da população é fundamental para manter a limpeza urbana

Jogar lixo em locais públicos é crime ambiental com base na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), especificamente o Art. 54, que prevê reclusão de um a quatro anos e multa para quem causar poluição que possa causar danos à saúde humana.

Isso mesmo: colocar resíduos (seja lixo, folhas ou recicláveis) em locais inadequados pode doer no bolso. Pois é, o chamado “descarte irregular de resíduos” pode render, no mínimo uma multa de 30 VRFs (Valor de Referência Fiscal), o que corresponde a R$ 3.721,50.

Na semana passada, mais um exemplo de irresponsabilidade no descarte de resíduos foi flagrado no Bairro Serra Dourada. Uma equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) compareceu ao local para identificar e responsabilizar os responsáveis – ou melhor, irresponsáveis – pelo ato.

Para além desta ação, equipes da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), também terão de interromper a rotina de trabalho para fazer a coleta e a destinação correta de resíduos. “Nós temos um calendário de coleta de resíduos sólidos que está acessível a toda a população e deve ser cumprido, dado que não é somente uma questão de limpeza urbana, mas igualmente de saúde pública”, afirma o titular da pasta, Milton Geller.

Inclusive, a partir da próxima semana (22 de junho), tem início a terceira rodada da coleta de resíduos sólidos. “Nossas equipes já passaram por duas vezes em todos os oito setores em que a cidade está organizada e agora, seguimos contando com o apoio da comunidade para colocar os resíduos para coleta no período correto, uma semana antes de as equipes passarem para o recolhimento”, completa o secretário.

Leia mais:  Sorrisense é campeã mato-grossense de skate e disputa Brasileiro Sub-16 neste fim de semana

Arquivo digital

Ah, mas toda vez que você precisar conferir o dia da coleta vai ser necessário acessar o site da Prefeitura? Não. Você pode baixar o arquivo e deixar no seu celular, pode imprimir e afixar na geladeira ou colocar naquela gaveta onde “quase sempre” você acha de “quase tudo”.

Para contribuir neste movimento “menos papel, menos consumo, resíduos descartados no lugar certo e muita reciclagem”, vale também ajudar a propagar essa ideia, avisar a vizinhança no grupão do zap, dar um apoio para quem não tem tanta intimidade com a tecnologia e reforçar que, para garantir um mundo habitável para as gerações futuras, todo mundo precisa contribuir… e, nesta situação, você é todo mundo sim.

Para não haver dúvida sobre o que pode e o que não pode ser destinado na coleta de resíduos volumosos, preste atenção:

O que é recolhido?

Com a coleta de resíduos volumosos, a Prefeitura recolhe móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).

O que não é coletado?

Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos (DME). Restos de construção civil também não são coletados em casa e devem ser recolhidos por empresas especializadas nesta coleta. Se for pouco volume, o próprio morador pode levar os resíduos de construção ao DME, que funciona todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana), das 6h às 18h.

Leia mais:  Prefeito busca ampliar sinal de telefonia rural e garante apoio para evento em Sorriso

Resíduos industriais não são recolhidos de forma alguma e devem ter uma destinação específica.

Confira aqui como funciona cada coleta:

Tá confundindo as coletas? Estas informações aqui podem te ajudar:

Coleta de Resíduos Volumosos: É esta do calendário. Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.

Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.

Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo em si, que leva para o aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.

Dúvidas

Tem dúvidas sobre as coletas? Acione o Eco Sorriso pelo 66 99603-7730. Outra opção é falar com a Sintra pelo 66 99690-1823.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana