Agro News

Chatbot Davi da Agrodefesa recebe nova função para notificações de pragas, doenças e irregularidades pelo WhatsApp

Publicado

O Davi, assistente virtual da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), comemora um ano de operação com novas funções que permitem notificações de pragas, doenças e irregularidades diretamente pelo WhatsApp.

A ferramenta está acessível pelo número (62) 98164-1188 e reforça o vínculo entre defesa agropecuária, produtores rurais e sociedade, ampliando a agilidade e efetividade das ações da agência.

Serviços oferecidos pelo chatbot

Além das notificações, o Davi auxilia em diversos serviços relacionados ao Sistema de Defesa Agropecuária do Estado de Goiás (Sidago), incluindo:

  • Orientações para obter senha de acesso ao Sidago;
  • Emissão de documentos como GTA, DARE, Nota Fiscal e outros;
  • Informações sobre vacinação, exames, inspeções e educação sanitária;
  • Registro de denúncias relacionadas à defesa agropecuária.

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, destaca:

“Ao permitir a notificação de pragas e doenças, o Davi contribui diretamente para a agilidade das ações de defesa agropecuária, modernizando nossos serviços e aproximando a Agência do produtor.”

Ampliação do alcance e participação do produtor

Segundo Carlos Howes, gerente de Tecnologia da Agrodefesa, a atualização transforma o Davi em uma ferramenta de vigilância ativa, permitindo que os produtores participem diretamente da rede de monitoramento.

Leia mais:  Preços do etanol caem mais de 7% em São Paulo e refletem pressão de oferta e demanda retraída

A inclusão dessa funcionalidade foi motivada por demandas da Gerência de Educação Sanitária, que buscava canais mais ágeis e acessíveis para que produtores notifiquem casos suspeitos de pragas e doenças, protegendo rebanhos, lavouras, pomares e a saúde pública.

“Usar o celular como canal de comunicação facilita o contato, centraliza funcionalidades em um só lugar e reforça o caráter educativo do órgão”, afirma a gerente de Educação Sanitária, Telma Gonzaga.

Como utilizar as novas funcionalidades do Davi

Para acessar os serviços do chatbot:

  • Adicione o número do Davi: (62) 98164-1188

Na lista de serviços:

  • Opção 2 – Notificação de Pragas/Doenças
    • Notificação de Pragas: encaminhada à Gerência de Sanidade Vegetal
    • Notificação de Doenças: encaminhada à Gerência de Sanidade Animal
  • Opção 3 – Denúncia: registra irregularidades como abates clandestinos, indústrias irregulares, sementes piratas e alimentos sem selo de inspeção, direcionadas à Ouvidoria.
  • Observações:
    • As notificações são consideradas urgência, sendo atendidas imediatamente por um servidor humano.
    • O Davi está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, pelo WhatsApp.
Leia mais:  Crescimento do agronegócio impulsiona expansão de franquias no interior do Brasil

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

Alta de insumos, frete e diesel com guerra aperta margem e preocupa safra 2026/27

Publicado

Isan Rezende

“O produtor rural brasileiro define agora, entre maio e agosto, o custo da safra 2026/27 — cujo plantio começa a partir de setembro no Centro-Oeste — com uma conta mais pesada e fora do seu controle. A ureia subiu mais de US$ 50 por tonelada, o diesel segue pressionado e o frete internacional acumula altas de até 20%. Isso aumenta o custo por hectare e exige mais dinheiro para plantar”. A avaliação é de Isan Rezende, presidente do Instituto do Agronegócio (IA), ao analisar os efeitos da escalada do conflito entre Estados Unidos e Irã sobre o agronegócio brasileiro.

Segundo ele, o encarecimento não começou agora, mas se intensificou nas últimas semanas e pesa diretamente nas decisões do produtor. Em lavouras de soja e milho, o aumento dos insumos pode elevar o custo total entre 8% e 15%, dependendo do nível de investimento. “O produtor já vinha apertado. Agora, o custo sobe de novo e o preço de venda continua incerto”, afirma.

O avanço dos custos está ligado à tensão no Oriente Médio. O fechamento do Estreito de Ormuz levou o petróleo a superar US$ 111 o barril, mantendo o diesel em alta. Ao mesmo tempo, fertilizantes nitrogenados, que o Brasil importa em grande volume, ficaram mais caros e instáveis.

Leia mais:  Coletânea inédita analisa economia e trabalho no Brasil Rural

Além do custo, há risco de perda de mercado. “O Irã comprou cerca de 9 milhões de toneladas de milho brasileiro em 2025. Se esse volume diminui, sobra produto aqui dentro e o preço cai”, diz Rezende.

Na logística, o impacto já aparece nos números. O frete marítimo para a Ásia subiu entre 10% e 20%, com aumento do seguro e cobrança de prêmio de risco. Na prática, isso reduz o valor pago ao produtor. “Quando o custo de levar o produto sobe, alguém paga essa conta — e parte dela volta para quem está produzindo”, afirma.

O efeito mais forte deve aparecer nos próximos meses, quando o produtor for comprar fertilizantes e fechar custos da nova safra. Se os preços continuarem elevados, será necessário mais capital para plantar a mesma área.

Para Rezende, há medidas que podem reduzir esse impacto. “O governo pode ampliar o crédito rural com juros menores, reforçar o seguro rural e alongar dívidas em regiões mais pressionadas. Um aumento de alguns bilhões na equalização de juros já ajudaria a reduzir o custo financeiro da safra”, afirma.

Leia mais:  Açúcar Mantém Estabilidade Global Apesar de Oscilações na Produção; Brasil e Índia Ganham Destaque

Ele também aponta que o Brasil começa a dar passos para diminuir a dependência externa de insumos, mas ainda de forma insuficiente. “A retomada da produção de nitrogenados com a reativação da unidade de Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Araucária, no Paraná, ajuda, mas ainda não resolve o problema. O país continua dependente do mercado internacional, especialmente do Oriente Médio. Sem ampliar essa capacidade e melhorar a logística, o produtor segue exposto a choques externos”, conclui.

Fonte: Pensar Agro

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana