Política Nacional

Davi destaca lançamento da ferramenta Zap Delas

Publicado

Na abertura da ordem do dia desta quarta-feira (22), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, destacou a sessão especial ocorrida mais cedo para celebrar o lançamento do Zap Delas.

Segundo Davi, trata-se de um passo concreto no enfrentamento à violência política de gênero. Ele cumprimentou a procuradora especial da Mulher no Senado, senadora Augusta Brito (PT-CE), a quem definiu como “uma incansável defensora das mulheres na política”.

— O Zap Delas é um canal para acolher as denúncias, oferecer orientação jurídica e fazer os encaminhamentos por equipe especializada. É simples, humanizado e acessível — declarou o presidente.

Davi pediu que todos salvem e divulguem o número do Zap Delas: 61 98309-0025. Ele ainda afirmou que o Senado estará sempre ao lado das mulheres.

A senadora Augusta Brito, idealizadora da iniciativa, agradeceu a confiança dos colegas senadores e o apoio dos servidores do Senado. Em referência a Davi, ela disse que é importante ter um presidente do Senado sensível às demandas das femininas.

Leia mais:  Senado aprova Cristiane Collet Battiston para diretoria da ANA

— Hoje é um dia feliz, sabendo que vamos fazer a diferença na vida de muitas mulheres. A ferramenta foi lançada hoje de manhã e já estamos fazendo atendimento — registrou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Comentários Facebook
publicidade

Política Nacional

Comissão aprova programa de qualificação em turismo para mães

Publicado

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou proposta que institui o Programa Nacional de Qualificação Feminina para o Turismo e Eventos (PNQFTE). O programa busca a capacitação gratuita de mulheres para atuarem nos setores de turismo, recepção de eventos e hospitalidade.

O programa tem como público as mães solo e as mães de pessoas com deficiência. Para participar, a mulher deve estar desempregada ou em situação de subemprego e ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (atuais R$ 2.431,50).

Ofertas
As participantes terão acesso a cursos presenciais e a distância nas áreas de turismo, hotelaria, recepção de eventos, atendimento ao cliente e idiomas. O programa também prevê:

  • Auxílio financeiro para transporte e alimentação durante a capacitação;
  • Acesso a creches e serviços de apoio para cuidado dos filhos;
  • Encaminhamento ao mercado de trabalho por meio de parcerias com empresas do setor;
  • Certificação reconhecida pelo Ministério do Turismo e pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

A implementação ficará a cargo da União, em cooperação com estados e municípios, além de parcerias com instituições do Sistema S (conjunto de nove instituições privadas de interesse público focadas em formação profissional, assistência social, cultura, lazer e consultoria), universidades e empresas do setor de turismo e eventos.

Leia mais:  Articulação entre agências e órgãos de defesa do meio ambiente vai a Plenário

O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Trabalho ao Projeto de Lei 763/25, da deputada Roberta Roma (PL-BA).

A relatora na Comissão dos Direitos da Mulher, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), fez uma alteração no texto para ficar claro que o programa é destinado para mães solo ou àquelas com filhos com deficiência. Não precisando ter as duas condições ao mesmo tempo.

Demanda crescente
Laura Carneiro destacou que o setor de turismo e eventos “apresenta demanda crescente por mão de obra qualificada, sendo uma oportunidade de inserção laboral para mulheres que enfrentam dificuldades de acesso ao mercado de trabalho”.

Para a relatora, um dos méritos da proposta foi focar a sua atuação em um grupo de mulheres bem específico. “Trata-se de um excelente programa, desenhado e voltado para beneficiar aquelas mulheres que enfrentam grandes dificuldades de inserção no mercado de trabalho assalariado”, disse Carneiro.

Próximos passos
A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Leia mais:  Marcio Bittar questiona reportagens sobre obras na Amazônia

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Roberto Seabra

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana